Qual foi o pecado de Ananias e Safira? Foi ofertar pouco a Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Lendo lá em Atos 5 a história de Ananias e Safira fiquei um pouco confusa a respeito da severidade do castigo que Deus deu a eles. Eles morreram por que não deram todo o valor da venda da sua propriedade aos apóstolos? A oferta deles teria sido pouca e desagradado a Deus? Qual foi o pecado de Ananias e Safira que deixou Deus tão irado?

Cara leitora, esse realmente é um caso bastante emblemático ilustrado pelas Escrituras Sagradas. Mas analisando o texto e os contextos conseguimos compreender melhor porque da severidade de Deus na vida de Ananias e Safira. Vamos compreender isso juntos analisando a Bíblia:

Qual foi o pecado de Ananias e Safira?

Qual foi o pecado de Ananias e Safira?

(1) Um pouco antes da narrativa do acontecimento na vida desse casal, observamos que existe a narrativa de como a igreja daquela época vivia: “Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 4:34-35). Essa narrativa demonstra que essa igreja tinha uma grande liberalidade em suas contribuições, onde cada pessoa tinha a liberdade de usar seus bens para abençoar outros e faziam isso com muita tranquilidade para o bem da comunidade mais pobre e necessitada.

(2) Esse comportamento dessa igreja era aprovado por Deus. Inclusive é relatado o caso de Barnabé, um levita que vendeu um campo e trouxe aos apóstolos a fim de colaborar na obra realizada naquele lugar: “como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (Atos 4:37). Barnabé é elogiado por ser tão comprometido com o reino do Senhor.

(3) Essa atitude de muitos servos de Deus provavelmente foi um incentivo na decisão de Ananias e Safira de também participarem vendendo uma de suas propriedades. No entanto, o que observamos é que eles queriam ter a “fama” de quem ajudava, mas não com a retidão de coração e humildade que Deus exige. Os dois, em comum acordo, vendem a sua propriedade, mas mentem sobre a sua oferta, fingem uma situação mentirosa diante dos apóstolos: “mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos” (Atos 5:2).

(4) O pecado de Ananias e Safira não está na oferta que deram. A Bíblia nos revela que o pecado deles foi o fato de mentir ao Espírito Santo: “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (Atos 5:3). Isso nos mostra que Deus não está interessando no tamanho da oferta, mas em nossa fidelidade enquanto crentes. O foco aqui foi claramente a intenção deles de fazer a obra de Deus fundamentados na mentira e no fingimento, coisas que não agradam a Deus.

Ananias e Safira tinham o direito pleno de ficar com todos os valores da venda de sua propriedade. Era deles! No entanto, a partir do momento em que decidem fazer algo para Deus com ela, o que Deus requer era um coração reto. Para Deus os fins não justificam os meios, ou seja, a oferta em si não é nada se não vier acompanhada de um testemunho verdadeiro e de fé do ofertante. Para Deus, o coração vale mais do que os valores. Tanto é verdade, que podemos nos lembrar do elogio de Jesus a uma viúva pobre que ofertou apenas duas moedas (um valor irrisório), porém, com uma intenção e fé que alegrou o coração de Deus: “Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento” (Lucas 21:4)

Mas Deus não foi muito severo com Ananias e Safira?

(5) Uma análise superficial pode nos levar a achar que o pecado deles foi algo sem maior gravidade. Porém, a Bíblia nos mostra claramente que o diabo é o pai da mentira (João 8:44), logo, esse casal estava servindo ao diabo, pois fingiram e mentiram que estavam servindo a Deus retamente. Esse tipo de atitude é como um câncer dentro de uma igreja. Deus, em Sua soberania, escolheu fazer desse casal um exemplo marcante do tipo de atitude que Ele não aceita de forma alguma. Tanto é verdade, que a notícia trouxe muito temor a todos que ouviram aquilo que Deus fez com Ananias e Safira: “E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos” (Atos 5:11). O pecado de Ananias e Safira é um exemplo de que não podemos mentir a Deus, um exemplo aponta que Deus não suporta a hipocrisia e o fingimento.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão