O que significa dar é melhor do que receber?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Lendo o livro de Atos achei muito interessante uma citação do apóstolo Paulo sobre uma fala de Jesus de que dar é melhor do que receber. Mas geralmente, de forma prática, receber parece ser algo que as pessoas gostam muito mais. Quem não gosta de receber presentes, por exemplo? Gostaria de entender melhor o que Jesus quis dizer nessa frase.

Caro leitor, as palavras de Jesus sempre trazem uma profundidade a ser estudada. Essa não é diferente. Iremos aprender no estudo de hoje, a fundo, qual o propósito dessa citação de Paulo e o que realmente significa dar é melhor do que receber.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa dar é melhor do que receber?

(1) Essa palavra está dentro das palavras de despedida do apóstolo Paulo, que estava se despedindo dos presbíteros (anciãos/líderes) de Éfeso (Atos 20:17-22).

Paulo cita a eles seus planos de evangelismo e que não mais iria vê-los (Atos 20:22-25). Nesse contexto, Paulo cita que trabalhou entre eles com honestidade, com as forças das suas mãos:

“De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo” (Atos 20:33-34).

Ou seja, Paulo fazia os trabalhos de seu ministério e também trabalhava em trabalhos paralelos para conseguir seu sustento e ainda ajudar o próximo.

(2) Aqui Paulo mostra a eles um padrão de comportamento que deseja que eles seguissem, ou seja, que servissem a Deus e trabalhassem com afinco para que tivessem seu sustento, mas não somente isso, mas que também fossem generosos em socorrer as pessoas necessitadas:

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20:35).

Agora conseguiremos entender melhor a expressão “dar é melhor que receber”, vejamos:

(3) Dar é melhor que receber porque quem dá algo só poder dar porque está suprido, porque tem, porque já foi abençoado com algo. Vou usar agora uma comparação exagerada para ajudar na compreensão:

O que é melhor, ser um mendigo ou alguém que tem um trabalho e seus ganhos e pode ajudar o próximo? Certamente ninguém deseja ser um mendigo, pois isso deixaria a pessoa numa posição de ter apenas que receber (e ninguém deseja estar nessa posição dessa forma).

Observe como nesse caso fica claro que dar é melhor que receber! O foco de Paulo é que as pessoas entendam que se elas têm algo material isso as torna abençoadas e capazes de abençoar aqueles que não têm. Isso deve trazer uma grande alegria!

(4) É por isso que dar é melhor que receber. Você fica mais que feliz (bem-aventurado) em refletir que tem as condições dadas por Deus que te fazem ter em quantidade suficiente para você e ainda para repartir (nem que seja pouco) com aqueles que necessitam.

Paulo exemplificou isso na prática ali na igreja de Éfeso, da qual está se despedindo. Aqueles líderes viram na prática o exemplo de Paulo, que era um trabalhador dedicado e que repartia das suas conquistas na ajuda ao próximo e desejava que eles replicassem isso em suas vidas e na comunidade.

Paulo cria e sentia na prática que realmente dar é melhor que receber.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp