Por que Isaías 45:7 diz que Deus é o criador do mal? Deus é o criador do pecado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: confesso que fiquei meio chocada com o versículo que li hoje. Estava folheando Isaías e me deparei com a afirmação clara do próprio Deus de que Ele é criador do mal. Gostaria de entender isso, pois fiquei sem entender como Deus, que é amor, pode ter criado o mal?

Cara leitora, o grande erro da sua conclusão é o erro de muitos leitores de hoje em dia que leem a Bíblia apenas por fragmentos e versos isolados, sem observar o contexto do texto.

Isso faz surgir interpretações equivocadas e muitas vezes absurdas. Por isso, vou te ajudar a compreender hoje como analisamos o contexto e extraímos o real significado desse texto e entendermos o que significa esse texto que diz que Deus cria o mal.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Isaías 45:7 diz que Deus é o criador do mal?

(1) De fato, o texto de Isaías, se considerado de forma isolada, causa certa confusão, veja: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7).

Para a compreensão desse texto, primeiro falemos um pouco do contexto: Deus está trazendo uma profecia sobre um homem que Ele mesmo levantaria no futuro, que iria se chamar Ciro (Isaías 45:1).

Esse homem não seria alguém que conheceria a Deus, seria um pagão (Isaías 45:4), mas Deus iria usá-lo para trazer juízo a muitas nações (Isaías 45:2). Ciro seria também usado para abençoar a Israel (Isaías 45:4).

De fato, Ciro teve importante papel na volta de Israel do exílio babilônico muito tempo depois dessa profecia de Isaías, conforme nos mostra o texto bíblico (Esdras 1:1).

(2) Porém, no texto Deus deixa claro que Ele, o Senhor, é quem está na direção de todo esse poder que Ciro teria. Deus diz frases interessantes que mostram isso, como:

“Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro” (Isaías 45:2).

Observe a ênfase no próprio Deus agindo por meio de Ciro. Deus queria deixar isso muito claro. Deus também fala de Sua grandeza, soberania e autoridade para fazer essa profecia se realizar:

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces” (Isaías 45:5).

Dentro desse contexto temos a frase objetivo de nossa análise, onde Deus diz que “cria as trevas” e “cria o mal”. Vamos compreender melhor agora cada uma dessas expressões dentro desse contexto:

(3) Deus faz dois contrastes que precisam ficar claros:

(i) formo a luz e crio as trevas

Observe que no primeiro contraste temos a menção de luz e trevas que, nesse contexto, apontam para a bênção de Deus a Israel (luz) e o terrível juízo que Deus traria a muitos povos (trevas).

No contexto, Deus traria através de Ciro bênçãos ao povo de Israel (luz) e juízo para os povos conquistados por Ciro (trevas).

Não temos no primeiro contraste nenhuma intenção de apontar Deus como criador do pecado, do que é maligno, do mal moral, mas sim de Deus no controle da bênção derramada e também do juízo que traria muitas dores a muitos.

(ii) faço a paz e crio o mal

Esse contraste fica ainda mais claro. Observe que paz não é o contrário de mal, mas de guerra, de calamidade, de desordem.

E é exatamente esse o foco aqui. Deus mostra que tem o poder em Suas mãos tanto de fazer as condições para a paz (no caso, aqui, da paz sobre Israel que seria conduzida futuramente de volta do cativeiro) como para criar as condições para a calamidade, para o juízo sobre pessoas e povos.

E ele fará isso, pois tem o poder em Suas mãos. Trará novamente seu povo de Israel para o caminho da paz e sobre muitas nações malignas trará calamidades, destruição, trará esse “mal” a elas.

(4) Portanto, fica claro aqui que o profeta Isaías de forma alguma está ensinando que Deus é o criador do pecado, do mal moral, antes, a Bíblia afirma que Deus é amor (1 João 4:8).

Mas também afirma que Deus é justo juiz (Salmos 7:11) e é exatamente no papel de juiz que Ele é mencionado em diversos textos aplicando Sua justiça sobre nações conforme Seu julgamento preciso e conforme Sua soberania plena sobre tudo e todos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp