Por que Deus disse “fazei prova de mim” em Malaquias 3:10?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Tenho um amigo que é dessas igrejas que prega muito sobre prosperidade! Ele me disse que o pastor ensinou que temos que provar Deus, que Deus nos permite exigir Dele o que é nosso através da oração e através do dízimo. Segundo ele, quando damos o dízimo, Deus colocou na sua lei que Ele (Deus) se torna obrigado a nos atender! Confesso que fiquei confuso com esses conceitos, porém, o texto sobre provar Deus existe em Malaquias. Como entendê-lo?

Caro leitor, de início já posso lhe dizer que no texto de Malaquias 3:10 em nenhum momento ensina que temos em nossas mãos o poder de determinar algo a Deus ou até de exigir uma coisa que queremos Dele. O que precisamos entender é o que Deus quis comunicar ali com relação a atitude daquele povo diante Dele. Vamos fazer isso?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Deus disse “fazei prova de mim”?

(1) Todo o livro de Malaquias tem como pano de fundo a infidelidade do povo de Israel a Deus. Todo o livro de Malaquias tem como pano de fundo a infidelidade do povo de Israel a Deus. Entre as lideranças religiosas e entre o povo comum havia uma infidelidade à aliança feita com Deus!

Em Malaquias 3:6-12 temos uma reprovação de Deus quando a infidelidade do povo nos dízimos e nas ofertas. Isso mostrava um povo egoísta e que não estava observando com retidão as leis de Deus. Deus usa ali palavras duras, chamando o povo de ladrões (Malaquias 3:8).

Deus também deixa claro que essa atitude deles trazia sobre eles as maldições descritas na aliança (Malaquias 3:9). Essa é a parte da repreensão que chamamos de “negativa”.

(2) Na parte “positiva” da repreensão, Deus diz o seguinte: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança” (Malaquias 3:10).

Logo de início a ordem “trazei todos os dízimos” relembra o povo de sua obrigação dentro da aliança feita com Deus. Essa obrigação de obedecer não era uma obrigação unilateral, ou seja, onde as pessoas tinham que obedecer e não recebiam nada em troca. Antes, existia também um compromisso do próprio Deus em abençoar o povo se eles fossem obedientes.

Fazei prova de mim é um incentivo a obediência

(3) Deus continua e manda o povo: “fazei prova de mim”. Muitos entendem de forma errada esse trecho. Deus não está aqui dando poder ao homem de aplicar provações ao próprio Deus.

O que Deus está fazendo aqui é chamando o Seu povo a desafiar, a testar a Sua fidelidade. Em outras palavras, Deus está dizendo algo como “experimentem ser obedientes e verão como derramo grandiosas bênçãos sobre suas vidas”.

Deus não precisa provar a Sua fidelidade, pois Nele habita toda a justiça, mas aqui Ele dá essa abertura para que as pessoas, cegadas pela desobediência, viessem a obedecer e verificassem a grandeza das bênção do Pai sendo derramadas na vida delas.

(4) Geralmente a palavra provação é usada na Bíblia relacionada a Deus aplicando testes na vida das pessoas com objetivos de abençoá-las.

Mas aqui em Malaquias Deus diz “fazei prova de mim”, ou seja, Ele inverte o que estamos acostumados e nos dá a abertura de nós fazermos um “teste” com Ele, ou seja, o teste de sermos obedientes e verificarmos as bênçãos sem medida que serão derramadas.

A expressão usada é “abrir as janelas dos céus e derramar bênçãos sem medida”. Se o povo fosse obediente seria impactado com bênçãos inimagináveis vindas diretamente das mãos do próprio Deus! Como é bom e positivo sermos obedientes ao Senhor! É isso que ele queria que o povo percebesse!

Esse princípio de um Deus abençoador não é exclusivo do tempo da Lei. No tempo da graça, o autor de Hebreus nos lembra a grandeza da extensão da bênção de Deus, que é justo e olha com olhar abençoador para Seus servos:

“Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos” (Hebreus 6:10).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp