Isaías 26:20-21 é uma profecia sobre a quarentena do Coronavírus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Vi um texto em Isaías 26:20 que fala sobre entrar no quarto e fechar a porta por causa da ira do Senhor. Vi algumas pessoas usando esse texto para falar que é uma profecia do que está acontecendo com a quarentena do coronavírus, onde as pessoas estão tendo que ficar dentro de suas casas. O que você diz sobre isso?

Caro leitor, a regra mais importante de interpretação de um texto é analisar o contexto dele para verificar sobre o que o autor está se referindo.

Por isso, o uso de textos pinçados ou isolados acaba por levar as pessoas a terem interpretações que não estão alinhadas ao que o autor originalmente quis demonstrar com o escrito.

Um bom exemplo desse erro de interpretação é o uso que alguns estão fazendo do texto de Isaías para essa quarentena. Vejamos isso na prática.

Isaías 26:20 é uma profecia sobre a quarentena do Coronavírus?

(1) Podemos observar que no começo das citações de Isaías 26, no verso 1, vemos o seguinte trecho: Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte; Deus lhe põe a salvação por muros e baluartes” (Isaías 26:1).

O texto vai seguindo com falas de confiança e de esperança na ação do Senhor em favor de Seu povo. Até que chegamos aos versos dessa análise:

“Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Pois eis que o SENHOR sai do seu lugar, para castigar a iniquidade dos moradores da terra; a terra descobrirá o sangue que embebeu e já não encobrirá aqueles que foram mortos” (Isaías 26:20-21).

A primeira pergunta sobre esse texto é: qual é esse “dia” que é mencionado no verso 1? Seria uma referência aos dias que estamos vivendo essa pandemia do coronavírus?

(2) Esse “dia” descrito em Isaías 26:1 não é o tempo em que estamos passando por quarentenas por causa do coronavírus.

Considerando as outras menções sobre esse dia, por exemplo, em Isaías 25:9 e Isaías 21:1, temos claramente que esse dia se trata do Dia do Juízo de Deus.

Aquele dia em que a Bíblia mostra que Deus fará Sua justiça de forma plena e completa, onde Deus destruirá de forma completa toda a obra maligna (Ver Isaías 27:1) e dará plena vitória ao Seu povo. Além disso, temos no próprio texto de Isaías 26:20-21 elementos que mostram que ele não se encaixa de forma alguma no tempo atual de quarentena que vivemos. Observe:

(3) Somente o povo de Deus é chamado a “entrar nos quartos e fechar as portas”

“Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti…” (Isaías 26:20). Conforme é bastante claro, as quarentenas impostas em diversos lugares é para todos os tipos de pessoas e não apenas para quem é do povo de Deus.

No texto de Isaías 26 quem é chamado a entrar nos quartos é o povo de Deus, já que quem será impactado de forma direta pelo juízo do Senhor serão os ímpios.

(4) A linguagem de Isaías é figurada

Quando Deus manda que o povo “entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti” Não está literalmente dizendo que todos deveriam fugir e se esconder dentro de quartos!

O verso não é literal, mas apresenta simbolismo apontando que o povo do Senhor deveria se refugiar no Senhor, ser obediente à Sua palavra, ter esperança Nele.

A ira do Senhor, no Seu julgamento, é para os ímpios e não para Seu próprio povo, pois o povo de Deus será cuidado pelo próprio Senhor.

Chama muita a atenção a similaridade com o livramento de Israel no Egito, quando eles deveriam ficar dentro de suas casas para que ficassem livres da morte dos primogênitos, porém, o que temos nessa aplicação é uma figura de proteção de Deus. A obediência a Deus protegerá da ira do Senhor!

(5) A quarentena não será o fim do mundo (ainda)

Observe que em Isaías a ira do Senhor derramada “naquele dia” iria passar e, então, o povo do Senhor, escondido Nele, cuidado, guardado por Ele, viveria toda a bênção preparada a Eles.

O coronavírus será o final do mundo? Ainda não! Temos elementos Bíblicos que demonstram que ainda faltam coisas preditas na palavra para que Ele venha, de fato, para o Dia do juízo final. Apenas para citar um exemplo claro, veja que Paulo explica que antes do fim deverá ser revelado o homem da iniquidade, coisa que ainda não ocorreu:

“Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá (A segunda vinda) sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3 – acréscimo entre parênteses meu). 

(6) Todos os elementos acima demonstram de forma clara que Isaías não profetizou especificamente sobre as quarentenas do coronavírus.

Mas cabe ressaltar que a profecia de Isaías sobre o Dia do Juízo de Deus irá ocorrer, portanto, como ele nos ensina, é hora de se refugiar no Senhor, é hora de obediência, é hora de se entregar aos caminhos de Deus. Quem saberá em que momento exato esse dia chegará sobre todos nós?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp