O que significa ser selado com o Espírito Santo em Efésios 1:13?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: No texto de Efésios 1:13 é citado que somos selados com o Espírito Santo da promessa. Gostaria de entender melhor o significado desse selo,  que ele representa na vida daqueles que creem no Senhor. Esse selo seria o batismo com o Espírito Santo que muita gente diz?

Caro leitor, o texto de Efésios 1:13 é um dos mais lindos textos do apóstolo Paulo, pois nos mostra um detalhe muito grandioso da obra do Espírito Santo em nossas vidas, trazendo certezas absolutas do cuidado de Deus para com Seus servos. Vamos, então, aprender o significado desse selo do Espírito Santo agora:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

 

O que significa ser selado com o Espírito Santo?

(1) No texto de Efésios 1:13 está escrito o seguinte: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1:13).

Paulo traz aqui um resumo da conversão de uma pessoa. Nesse caso “vós” aponta para os gentios, que também foram inclusos na promessa de Deus.

Assim ele explica como a pessoa convertida passa a ser totalmente do Senhor. Iremos entender cada detalhe do texto e, por fim, compreender o significado do trecho “selados com o Santo Espírito”.

(2) Observamos que a citação de Paulo começa com a proclamação do evangelho. Deus levantou servos para proclamar a boa notícia da salvação, para levar a boa nova aos perdidos.

Por isso, ele diz “depois que ouvistes a palavra da verdade…”.

Essa palavra da verdade, para que não ficasse qualquer dúvida para os leitores, para que não fosse confundida com qualquer pensamento filosófico ou outro pensamento que qualquer homem pudesse levantar, foi claramente esclarecida por Paulo, quando também diz “o evangelho da vossa salvação”.

Essa é a forma que Deus escolheu para alcançar os perdidos, a proclamação do evangelho! Pregadores enviados por Deus proclamam a mensagem, ela é lançada aos corações como sementes frutíferas!

(3) Na sequência existe uma resposta a essa proclamação dessa verdade, Paulo diz que “tendo nele também crido”, ou seja, a fé salvadora é despertada aqui, a pessoa que recebeu a santa semente do evangelho creu nele, compreendeu a sua mensagem, sua profundidade!

Toda a boa notícia que compõe o evangelho é recebida nesse coração, existe arrependimento, mudanças, transformação de vida. Tudo isso parte do “crer” no “evangelho da vossa salvação”! Aqui cabe uma pergunta: o que acontece agora com esse novo crente?

(4) O apóstolo Paulo explica agora algo muito forte: “fostes selados com o Santo Espírito da promessa”. Aqui temos uma profunda simbologia. Um selo era usado na antiguidade com pelo menos dois propósitos:

(i) Dar segurança a algum documento. O governante tinha um anel com um selo exclusivo que, quando presente em algum documento, indicava que era verdadeiro, seguro.

(ii) Dar clareza sobre a posse de algo. Algo que tinha a inscrição de um selo era de posse daquele que tinha o selo. Ou seja, um rei, por exemplo, tinha seu “selo”, seu sinal sobre aquilo que era seu, dando clareza da possessão e deixando claro perante todos a quem pertencia.

(5) Nesse sentido, a Bíblia afirma que a conversão é um ato do Espírito Santo que é finalizado com o próprio Espírito Santo sendo um selo colocado sobre a vida do crente! Sim, o Espírito Santo representa a segurança de que aquele que creu foi regenerado, pois o próprio Espírito Santo habita nele.

Esse crente selado é posse do Senhor agora! É um salvo! É Dele! É um servo remido, resgatado, portanto, é habitação do Senhor agora! O Espírito Santo é “da promessa”, pois foi prometido por Cristo:

“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26).

Na sequência, em Efésios 1:14, Paulo ainda explica que o Espírito Santo é o “penhor da nossa herança”, ou seja, uma garantia (penhor) da nossa salvação, da vida eterna que recebemos, da obra de Deus realizada em nossas vidas!

Esse selo é indestrutível, pois o próprio Cristo, ao falar de Suas ovelhas, afirma: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (João 10:28-29).

(6) O ensino do apóstolo mostra que essa ação do Espírito é total, plena e não necessita de complementos. Assim, não existe obra mal feita, mal acabada, obra feita por Deus pela metade, necessitando de um “batismo” para que seja completada!

Quando o Espírito nos sela, é uma obra completa e que nos capacita a viver a cada dia uma vida mais santa na presença de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp