Levanta uma lamentação: os significados de Lamentação na Bíblia

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de saber os significados de lamentação na Bíblia. Tem o livro do profeta Jeremias que se chama lamentações, mas me parece que a palavra lamentação nem sempre significa uma reclamação de algo. Pode fazer um estudo completo sobre essa palavra?

Caro leitor, você tem razão, a palavra lamentação não tem um único significado dentro da Bíblia. Temos pelo menos 2 significados importantes que você precisa saber para entender bem esses textos que falam sobre isso.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Os significados de lamentação na Bíblia

Quero começar falando do livro de Lamentações de Jeremias. O primeiro significado de lamentação está muito ligado ao conteúdo deste livro.

Em Lamentações de Jeremias o profeta fala da sua tristeza pela destruição de Jerusalém e sobre o povo que passou por esse grave juízo de Deus, sendo levados cativos por Nabucodonosor.

Em meio a essa grande tristeza o profeta reconhece os erros do povo e pede a Deus misericórdia e restauração, baseado na bondade que Deus já expressou na história!

O primeiro significado de lamentação é, então, uma manifestação de sofrimento através de palavras, ou até mesmo por meio de atitudes como o choro, ou um grito de tristeza. 

Observe como as palavras do profeta são doídas, cheias de emoção, cheias de sentimento e de dor. Essa é a típica lamentação que encontramos em muitos textos da Bíblia:

“Todo o seu povo anda gemendo e à procura de pão; deram eles as suas coisas mais estimadas a troco de mantimento para restaurar as forças; vê, SENHOR, e contempla, pois me tornei desprezível” (Lamentações 1:11).

Nesse tipo de lamentação é muito comum termos queixas a Deus, misturadas com oração, clamor, súplica para que o Senhor mude situações difíceis.

O segundo significado de lamentação está ligado à morte de alguém. Era muito comum dentro da cultura judaica (e outras culturas antigas), serem feitas poesias, músicas, quando havia a morte de pessoas.

Por exemplo, quando o rei Josias, que era um importante rei que reformou muitos aspectos do culto em Judá, morreu, o próprio profeta Jeremias compôs uma lamentação sobre isso:

“Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras, nas suas lamentações, se têm referido a Josias, até ao dia de hoje; porque as deram por prática em Israel, e estão escritas no Livro de Lamentações” (2 Crônicas 35:25).

Nesse sentido, esse tipo de lamentação é uma canção com aspectos de tristeza, mas também de alegria pela vida da pessoa que ele foi. Seria como um tipo de homenagem.

Deus mandou também o profeta Ezequiel escrever uma lamentação (uma canção pela morte) a respeito do orgulhoso rei de Tiro, que elevou seu coração e que seria derrubado pelo juízo do Senhor.

Nesse caso, porém, o rei ainda estava vivo, mas receberia o juízo de Deus, por isso, a morte dele é dada como certa! A lamentação mostra a ação de Deus sobre a vida de alguém que não andava corretamente:

“Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura” (Ezequiel 28:12).

Na sequência da lamentação, temos a descrição do pecado e do juízo que esse rei viveria e que morreria em meio a esse juízo do Senhor:

“Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam” (Ezequiel 28:18).

Essas são as duas formas de lamentação mais comuns na Bíblia, mas, claro, estudando o conteúdo delas você encontrará muitas nuances interessantes de como elas eram escritas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp