Significado do lenço dobrado no túmulo de Jesus Cristo após a ressurreição

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu sou professor de escola bíblica dominical e um de meus alunos me fez uma pergunta que não soube responder: ele me perguntou porque João achou o lenço que estava na cabeça de Jesus dobrado no túmulo. Li e reli o texto, mas ali não explica nada. Pode me ajudar a entender o significado disso?

Caro leitor, de fato, algumas descrições da Bíblia apenas descrevem fatos, ambientes e situações, porém, não trazem informações mais explicativas sobre elas.

Às vezes isso acontece porque não era para sabermos mais sobre o tema, mas às vezes as descrições feitas nos ajudam a entender nas “entrelinhas” o que o autor está querendo comunicar.

Esse é o caso da narrativa que somente João cita do lenço dobrado no túmulo de Jesus. O motivo da descrição precisa de João é fascinante!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa o lenço dobrado no túmulo de Jesus?

(1) Vamos começar lembrando de um outro personagem que morreu e foi todo envolto em tecidos, como era de costume na cultura judaica:

“Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir” (João 11:44).

Esse lenço colocado no rosto do morto tinha um objetivo. Ele possivelmente era usado envolto na cabeça e no queixo, com o objetivo de manter a boca do defunto fechada, na melhor postura possível como de alguém que parece dormir.

Observe que quando Jesus ressuscita Lázaro, antes morto, mas agora vivo, sai andando enrolado em todas as ataduras que estavam em seu corpo e com o lenço no rosto, necessitando de que alguém o ajudasse a se livrar daquilo.

(2) Quando Jesus morreu, da mesma forma, ele teve seu corpo arrumado para o sepultamento. O corpo de Cristo foi pedido a Pilatos por José de Arimateia (João 19:38). Nicodemus também levou alguns perfumes para o embalsamamento.

O texto continua, mostrando que Jesus foi envolvido (assim como Lázaro) em vários tecidos:

“Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro” (João 19:40).

E, claro, o tecido que envolvia a cabeça, chamado de lenço no texto (do grego “soudarion”), que envolvia cabeça e queixo para segurar tudo no lugar na melhor posição possível, também estava ali.

(3) Quando Jesus ressuscita dos mortos, temos a surpresa de Maria Madalena com tudo que ocorreu, o que faz com que Pedro e João corram para ir ver o que ocorreu ali no sepulcro com a pedra removida. João narra assim:

“Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou” (João 20:4-5).

A primeira e importante constatação é que os lençóis de linho estavam ali! Isso é citado de maneira proposital. Se o corpo de Jesus tivesse sido roubado, que ladrão teria o tempo e a ideia de despir o corpo e deixar os tecidos (que também tinham algum valor para alguém que roubava)?

João está mostrando aqui que Jesus atravessou os tecidos! Se não fosse assim, Ele teria a mesma dificuldade de Lázaro de se livrar dos tecidos que apertavam firmemente o corpo!

E Ele os deixa ali propositalmente para que ficasse evidente que o corpo não havia sido roubado! Mas e o lenço? João narra assim:

“Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte” (João 20:6-7).

(4) O lenço dobrado é uma mensagem de Jesus deixada a todos que estiveram ali e que ouviriam essa história depois! Nenhum ladrão que pudesse roubar o corpo se daria ao trabalho de despir todo o corpo e ainda tirar o lenço da cabeça e dobrá-lo precisamente, deixando-o ao lado!

Sendo assim, esse relato fortalece a ideia de que Jesus queria que seus discípulos não tivessem dúvidas de que Ele ressuscitou, como ele havia dito! E isso desde o começo, em toda a cena!

Mateus explica que os guardas foram subornados pelos principais sacerdotes para espalhar a versão mentirosa de que o corpo havia sido roubado:

“recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos” (Mateus 28:13).

Mas não somente as aparições de Jesus mais tarde, como também o relato de João sobre o pano de linho e o lenço que envolvia o rosto de Jesus, foram essenciais para que a versão verdadeira da história fosse acreditada até os dias de hoje! Esse é o motivo principal do lenço dobrado!

Outros detalhes sobre o lenço e os lençóis, como a discussão sobre se eles estavam com a forma do corpo de Jesus, ou se estavam como se tivessem sido retirados e jogados de lado, são de menor importância!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp