Os 10 piores sofrimentos de Paulo que mostram que ser cristão não é brincadeira

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Presbítero, tem como fazer para mim um resumo de todos os sofrimentos que o apóstolo Paulo passou? Jesus disse que ele sofreria muito pelo nome Dele, mas gostaria de saber onde estão registrados todos esses sofrimentos do apóstolo Paulo, que sei, foram muitos!

Jesus Cristo por diversas vezes alertou a Seus discípulos que o caminho de Deus era um caminho estreito (Mateus 7:13-14). Também alertou que o discípulo deveria levar a sua cruz e negar a si mesmo (Mateus 16:24), o que mostrava que seria uma caminhada complexa.

Também disse que o mundo maligno se enfureceria contra os verdadeiros discípulos de Cristo e eles seriam perseguidos ferozmente (Marcos 13:9).

Tudo isso que Jesus disse não era uma forma de desanimar os Seus discípulos, mas mostrar-lhes que eles não são deste mundo, mas que estariam neste mundo para iluminá-lo e isso incomodaria o mundo caído. O mundo, porém, deseja a escuridão, e luta para apagar qualquer luz que brilhe.

Nesse sentido, o personagem que talvez mais nos lembre da realidade de sermos cristãos em um mundo maligno é o apóstolo Paulo. A vida de Paulo nos ensina que ser cristão não é brincadeira.

Mas nos ensina também a olhar além das dores, das perseguições, das tribulações. Ensina a dependermos do Deus que nos conduz, do Deus que tem uma herança para Seus servos fieis.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Os 10 maiores sofrimentos do apóstolo Paulo

1) Teve de descer em um cesto para fugir de uma prisão arbitrária

Em 2 Coríntios 11:32-33 vemos que Paulo teve de sofrer a humilhação de ser içado por uma janela de uma muralha como se fosse um criminoso fugitivo, a fim de escapar do apetite voraz de governantes injustos que queriam a sua cabeça.

2) Foi expulso de Antioquia pelos poderosos da cidade

Em Atos 13:50-51 vemos uma conspiração entre os judeus, mulheres e homens de alta posição da cidade para expulsar Paulo da cidade pelo simples fato dele estar expondo o evangelho naquele lugar e estar havendo conversões.

3) Foi apedrejado quase até a morte em Listra

Em Atos 14:19 vemos que Paulo foi arrastado por uma multidão para fora da cidade e foi apedrejado por essa multidão e, provavelmente, tenha desmaiado, fato este que fez a multidão achar que ele estava morto.

4) Na Macedônia foi açoitado, preso e amarrado com os pés em um tronco

Em Atos 16:23-24 vemos que Paulo foi preso porque expulsou um demônio de uma jovem adivinhadora que dava muito lucro aos que a exploravam. Por isso, foi açoitado, lançado na cadeia e teve seus pés amarrados em um tronco.

5) Foi perseguido pelos judeus de Tessalônica porque pregou em Bereia

Em Atos 17:13-14 vemos que Paulo sofre perseguição dos próprios judeus apenas pelo fato de pregar em uma sinagoga em Bereia. Por causa disso, mais uma vez, teve de fugir desses judeus que queriam a sua morte.

6) Por pregar contra outros deuses em Éfeso, ficou em meio a uma grande confusão na cidade

Em Atos 19:23-26 alguns ourives, temendo ficar sem seu lucro por produzirem imagens de deuses para adoração, incitaram grande tumulto contra Paulo e outros discípulos, o que fez a estadia de Paulo nessa cidade ainda mais perigosa.

7) Em Jerusalém é acusado injustamente de ter levado um grego ao templo e, por isso, é perseguido e quase é morto

Em Atos 21:27-31 mais uma vez os judeus fazem uma grande confusão por deduzirem que Paulo teria profanado o templo levando um grego (Trófimo) até lá. Eles incitam as pessoas e Paulo é arrastado para fora do templo, espancado e quase é morto pela multidão.

8) Preso e enviado a Roma, sofre um naufrágio em Mileto

Em Atos 27:13-20 Paulo, injustamente preso, é levado de navio até Roma, onde teria uma audiência sobre sua prisão injusta. No caminho, o navio deles sofre um grave naufrágio devido a uma tempestade.

9) Na ilha de Malta é picado por uma cobra venenosa

Em Atos 28:3 vemos que, após se recuperar do grave naufrágio, Paulo é picado por uma cobra venenosa que estava escondida entre os gravetos que ele pegava para fazer uma fogueira. Felizmente não morreu.

10) Foi decapitado por Nero em Roma

Apesar da Bíblia não narrar esse fato, a tradição sobre a morte de Paulo diz que ele foi decapitado por Nero, por volta do ano 67 ou 68 d.C., o que é bem provável, já que o imperador Nero foi um dos mais cruéis governantes de todos os tempos.

Evidentemente, os sofrimentos que Paulo passou foram ainda maiores do que estes 10 listados. Ele teve de suportar um espinho na carne (2 Coríntios 12:7). Teve que se separar de amigos queridos por causa do ministério (Atos 20:22-23). Etc.

A vida cristã não é brincadeira, mas também é o melhor caminho a ser trilhado. É o caminho de Deus, ainda que o mundo se levante contra esse caminho e desencoraje todos nós a segui-lo. Que possamos nos espelhar em Paulo, um grande homem de Deus que não se abateu pelos sofrimentos do caminho!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp