O que são a peste perniciosa e o laço do passarinheiro descritos no Salmos 91?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: eu sei que muitos textos bíblicos apresentam mensagens figuradas como uma forma de transmitir ensinos, mas não consegui entender bem os ensinos do Salmos 91 com as expressões “laço do passarinheiro” e “peste perniciosa”. Gostaria de pedir um estudo com esse tema para ajudar em meus estudos.

Caro leitor, é verdade, a Bíblia é muito rica de figuras de linguagem que trazem aos textos um aspecto bastante rico na mensagem que deseja transmitir, porém, que exige do estudante um pouco mais de trabalho de pesquisa e reflexão para compreender a profundidade das aplicações. Faremos isso agora para te ajudar a entender.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que são a peste perniciosa e o laço do passarinheiro descritos no Salmos 91?

(1) O Salmos 91 talvez seja um dos mais lidos e amados. Ele trata da proteção de Deus aos Seus servos.

Começa no verso 1 e 2 falando de alguém que “habita no esconderijo do altíssimo”, ou seja, qualifica essa pessoa como próxima de Deus, está falando ali de um servo de Deus em plena comunhão com Ele.

Esse servo reconhece a grandeza de seu Deus e diz a Ele que é “Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”. Baluarte traz a ideia de “apoio, de firmeza, de proteção”.

Um Deus que o servo sentia que o protegia, pois estava junto dele! Dentro desse contexto chegamos agora à frase de nossa análise:

(2) O salmista tira uma conclusão dessa proximidade do servo com esse Deus protetor: “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” (Salmos 91:3).

A primeira e clara conclusão é sobre o livramento que esse Deus protetor dará. Ele “livrará”. A ideia é de perigos futuros.

Ou seja, o servo tem sua esperança depositada em Deus, em Sua proteção diante de tudo que possa sofrer no decorrer de sua vida, do passar dos dias. A seguir temos a citação de dois perigos:

a) Livrará do laço do passarinheiro:

Laço aqui é armadilha. Passarinheiro é um caçador. De forma poética o salmista compara o servo de Deus a uma presa fácil caçada por um caçador (um passarinho).

No entanto, esse passarinho, que é uma presa fácil, tem o Deus todo poderoso que o livra desses perigos!

Temos aqui uma lição do cuidado de Deus que é destinado ao “servo frágil” que passa pelos perigos desse mundo!

O caçador (inimigo) não consegue o resultado que esperava, pois o servo de Deus está guardado e firmado com Deus!

b) Livrará da peste perniciosa:

Aqui a palavra peste vem do hebraico “deber”, significa “praga; peste dos animais, doença do gado, praga do gado”. O salmista continua a comparar o servo confiante em Deus com animais expostos a perigos.

Essa doença é chamada de perniciosa, que vem do hebraico “havvah”, que significa aqui “ruína abarcadora, destruição, calamidade”. Temos a ideia de uma doença destrutiva, uma “doença mortal”.

Doenças graves eram uma forma triste de animais morrerem, definharem. O salmista traz à mente dos leitores originais do Salmo algo que eles conheciam muito bem, a triste figura do gado doente no campo.

Compara o servo a esse gado que poderia ser ferido e traz a ideia do livramento de Deus mesmo nas mais difíceis provas!

(3) Finalizamos nossa análise trazendo ao leitor essa grande e profunda lição dada de forma poética nesse Salmos 91:3:

Não importa se o perigo é grande, não importa se o servo de Deus é frágil, quando o Servo está refugiado no Deus todo Poderoso, escondido Nele, guardado por Ele, todos os perigos serão superados! A vitória final pertence aos Servos de Deus!

E tudo isso porque Deus é nosso refúgio e baluarte e estamos habitando nesse esconderijo protegido do altíssimo! Glória a Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp