O que é o Armagedom citado na Bíblia? Haverá uma batalha final na terra?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em meus estudos de Apocalipse me deparei com Apocalipse 16:16, que fala a respeito de uma batalha em um lugar chamado de Armagedom. Gostaria de saber com mais detalhes sobre esse lugar e como será essa batalha final aqui na terra, se é uma batalha realmente real ou é algo figurado nesse texto.

Caro leitor, Apocalipse é um dos livros mais difíceis da Bíblia. Nele temos como maior dificuldade interpretar os eventos que são literais e os que são figurados.

Como interpretamos esses elementos acaba por influenciar a compreensão do texto. No entanto, é possível que tenhamos conhecimento de ideias centrais que Deus quis comunicar mesmo com essas dificuldades.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa Armagedom?

(1) Apocalipse 16:16 nos diz: “Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom”. Essa palavra hebraica Armagedom, significa “a colina ou cidade de Megido”.

É derivada da palavra hebraica “har” (montanha) e da palavra grega para Megido (Magedôn). Megido é uma cidade muito conhecida na Bíblia, especialmente no Velho Testamento.

Localizada ao norte da Palestina, essa cidade foi palco de dois momentos positivos e dois momentos negativos na história de Israel.

Dos momentos positivos, temos a derrota de Sísera, quando Débora e Baraque lideravam o povo de Israel (Juízes 4-5). Ali também Gideão derrotou amalequitas e midianitas (Juízes 6-7).

Dos momentos negativos, temos ali como sendo o local onde Saul foi derrotado pelos filisteus (1 Samuel 31) e onde o rei Josias foi morto em batalha pelos egípcios liderados pelo faraó Neco (2 Reis 23:29).

(2) Toda essa história ligada a esse lugar, a essa colina de Megido (Armagedom), levou este lugar a ser considerado como um símbolo de batalhas importantes, de um campo de batalha.

Em Apocalipse 15 e 16 temos exatamente sendo desenhada uma grande batalha nesse lugar (também chamada de a mãe de todas as guerras), que culmina na vitória de Jesus Cristo descrita em Apocalipse 17:14:

“Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele”.

Essa batalha de Armagedom já tem descrito um vencedor certo, Jesus Cristo.

O Armagedom é literal ou figurado?

(3) A maior discussão entre os estudiosos é se essa batalha no Armagedom descrita em Apocalipse 16:16 é uma batalha literal, ou seja, que realmente haverá ali uma batalha visível contra as forças do mal ali reunidas fisicamente nesse local geográfico, ou se temos aqui mais uma vez a linguagem figurada empregada, significando aqui a descrição simbólica do conflito mundial do maligno contra Cristo e Seus servos, algo que já vem acontecendo, mas que terá um final.

A resposta a essa pergunta não é precisa. Encontramos entre os estudiosos da Bíblia tanto os que defendem que tudo isso será literal, quanto os que pensam que pela grandeza dessa batalha, não poderia ser comportada em um local geográfico, por isso, seria figurada.

(4) Por isso, a batalha do Armagedom, quer você pense que seja literal ou figurada, deve levar todos os cristãos a ter em mente que existem forças malignas atuantes no mundo, porém, essas forças irão ser derrotadas de forma plena por Cristo, tanto física como espiritualmente, já que não existem forças malignas equivalentes ao poder de Deus, por isso, a profecia é clara em indicar de forma clara que são vãs as tentativas do maligno de se levantar contra Deus, que é o Todo-Poderoso, a qual ninguém pode resistir e vencer.

Esse é o ensino central da descrição dessa batalha no Armagedom. Eu pessoalmente creio em algo figurado, já que quando Cristo volta não volta para guerrear, mas volta como vencedor:

“então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda” (2Tessalonicenses 2:8).

O que significa o Armagedom para muitos hoje?

(5) Por fim, a palavra Armagedom, em um sentido mais moderno, ganhou também a ideia de juízo final. Talvez justamente pela influência de filmes e outras obras que exploraram muito essa batalha final do bem contra o mal (infelizmente de formas um pouco distorcidas).

As pessoas que não conhecem bem a Bíblia, o mundo em geral, quando ouvem sobre o Armagedom logo associam ao final do mundo. Esse é o sentido mais moderno da palavra hoje entre o mundo secular.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp