É possível ter certeza da minha salvação e de que viverei no céu com o Senhor?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Aceitei Jesus em minha vida há mais ou menos 1 ano, mas não consigo ter a certeza de que sou salva, de que viverei no céu com Deus. Eu sempre me pego com muitas dúvidas sobre isso, se realmente Deus me escolheu. É possível termos essa certeza de acordo com a Bíblia?

Cara leitora, muitas pessoas questionam se é possível a alguém ter a certeza de sua salvação. Muitas delas, infelizmente, vivem um grande estresse e ansiedade por causa disso, pois vivem em meio a incertezas e não em fé.

Para o bem desses corações aflitos, a resposta é que a Bíblia trata amplamente sobre esse assunto e que podemos sim, nesta vida, viver com essa certeza dentro do peito e descansar quanto ao nosso futuro.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

É possível ter certeza da minha salvação?

(1) É possível ter certeza da salvação porque o Espírito Santo dá essa certeza. Um dos textos mais fortes a respeito da obra que Deus faz em nosso coração e da clareza com que essa obra está presente em nossa vida é Romanos 8:16: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Isso significa que o Espírito Santo pode dar a certeza – testificar – que realmente somos filhos de Deus, salvos.

Porém, nesse texto, essa certeza é conferida em nosso espírito. Ou seja, precisamos buscá-la no nível espiritual de nossa vida.

Se essa certeza ainda não existe talvez seja porque falta buscá-la verdadeiramente. Ou mesmo, ainda estamos muito na “carnalidade”, precisando aumentar nossa busca espiritual!

(2) É possível ter certeza da salvação porque a salvação é promessa de Deus. No ponto acima vimos como o Espírito Santo age em nosso espírito nos trazendo certezas. Isso não significa que o exercício de nossa fé esteja descartado.

Podemos ter certeza da salvação usando nossa fé, interpretando e crendo nas promessas que Deus nos fez em Sua palavra.

Uma delas diz que “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10:13). Isso implica em que a pessoa que invoca verdadeiramente o Senhor, que está em sua presença, é um salvo. Por isso, pode confiar que somos salvos, pois é promessa de Deus.

(3) É possível ter certeza da salvação porque fomos selados por Deus. Efésios 1:13 diz: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”.

Pensemos juntos: Se alguém creu em Jesus verdadeiramente, é agora Seu discípulo, e está “selado” pelo Espírito.

Isso significa que essa pessoa está agora marcada como sendo propriedade de Deus. Isso significa que os que foram selados podem ter a certeza de que são de Deus e de que ninguém os poderá tirar das mãos do Pai, assim como Jesus disse: “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” (João 10:29).

(4) É possível ter certeza da salvação porque o Espírito Santo é a garantia dela. Interessante notar que Deus deixou registrado em Sua palavra que existe uma garantia a respeito da obra de salvação que Ele realizou em nós.

Observe: “fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14).

Deus se coloca como a garantia da nossa salvação porque se dependesse única e exclusivamente de nós nunca seríamos salvos!

E se Deus é a garantia, não há porque não ter certeza de que receberemos a nossa herança! Esse mesmo ensino é encontrado em 2 Coríntios 1:22-23.

(5) É possível ter certeza da salvação por meio da nossa razão. O apóstolo João deixou claro que podemos usar a razão para sabermos que somos salvos, bastando saber – e crer – no que diz a Palavra do Soberano Deus:

Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” (1 João 5:13). Deus nos deu a conhecer Sua obra salvadora e podemos crer nela.

(6) É possível ter certeza da salvação porque outros servos de Deus demonstraram essa certeza. O apóstolo Paulo demonstrou em suas cartas que tinha plena convicção de que era salvo e de que, assim que morresse, receberia sua herança na presença de Deus.

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4:7-8).

Paulo tinha certeza da salvação e nos chama a também ter essa certeza.

(7) É possível ter certeza da salvação porque essa certeza é a vontade de Deus para nossa vida. A Bíblia afirma que ter essa certeza é necessário para nossa vida, que devemos procurá-la com zelo e dedicação:

Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pedro 1:10).

A certeza da salvação nos traz paz e é uma bênção de Deus para nossa vida!

(8) É possível ter certeza da salvação através da fé dada a nós por Deus. A fé nos capacita a enxergar e tomar posse da convicção de que a obra realizada por Deus em nossa vida é séria, que somos salvos e gozamos já nessa vida dessa certeza, conforme nos ensina a Palavra:

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5:1-2).

CONCLUSÃO

É importante ressaltar que muitos crentes têm a certeza da sua salvação abalada, não porque não haja possibilidade de se sustentar essa certeza na vida, mas porque estão em uma vida que desagrada a Deus, uma vida de pecado. Esses podem ter suas convicções abaladas pela desobediência a Deus.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp