Você conhece os 5 significados de Manassés na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Estou um pouco confusa em meus estudos. Tem algumas vezes que a Bíblia fala da tribo de Manassés e em outros momentos cita Manassés como sendo uma pessoa. Gostaria de saber mais detalhes sobre esse personagem. Quantos Manassés temos na Bíblia e quem foram eles?

Cara leitora, assim como em nossa cultura, na cultura dos tempos bíblicos também era comum que alguns nomes fossem dados a pessoas diferentes.

Nomes que as pessoas gostavam. E isso deve nos trazer mais atenção nas nossas leituras bíblicas. Assim como temos no texto bíblico várias “Maria”, vários “João”, vários “Jacó”, temos também pelo menos cinco diferentes usos do nome Manassés.

Vamos aprender cada um deles para você nunca mais se confundir:

Aprenda os 5 significados de Manassés na Bíblia

(1) Primeiro vamos aprender o significado do nome em si. Manassés vem do hebraico “M ̂enashsheh”, que significa “levando a esquecer”.

E é exatamente esse significado interessante que acompanha o primeiro uso de Manassés na Bíblia. Foi o nome do primeiro filho de José do Egito e Asenate: “José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai” (Gênesis 41:51).

Foi exatamente um nome escolhido para demonstrar toda a dor que José passou, mas queria que ficasse para trás.

(2) Isso nos leva ao segundo uso de Manassés na Bíblia, que é o nome dado a uma das 12 tribos de Israel. A história do povo de Israel conta que o povo era composto por 12 tribos (que tinham território) mais a tribo dos levitas (que habitava entre as outras tribos).

Uma dessas tribos levava exatamente o nome desse filho de José do Egito: “Deu Moisés aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Seom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã: a terra com as cidades e seus distritos, as cidades em toda a extensão do país” (Números 32:33).

Dessa forma, você verá muitas vezes o nome Manassés se referindo a essa tribo de Israel, por isso, sempre tenha atenção ao contexto para verificar se está falando da tribo ou das pessoas que tinha essa nome.

(3) O terceiro significado confunde algumas pessoas. A história vai passando e observamos que o nome Manassés aparece novamente na Bíblia relacionado a uma pessoa, mas agora temos um dos reis do reino do sul (Judá).

Esse Manassés foi um dos reis de Judá, citado do livro dos Reis. Seu pai era o famoso rei Ezequias. Manassés foi um rei que inicialmente deu muito apoio à idolatria (2 Reis 21:2), mas que se arrependeu de seus erros (2 Crônicas 33:12-16).

Vejamos uma citação sobre ele: “Descansou Ezequias com seus pais; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar” (2 Reis 20:21).

(4) Por fim, temos ainda duas outras citações do nome Manassés, que aparecem rapidamente na história bíblica, sendo: um descendente de Paate-Moabe, na época de Esdras: “Dos filhos de Paate-Moabe: Adna, Quelal, Benaia, Maaséias, Matanias, Bezalel, Binui e Manassés” (Esdras 10:30).

E outro, também da época de Esdras, filho de Hassum: “Dos filhos de Hasum: Matenai, Matatá, Zabade, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei” (Esdras 10:33).

Curiosamente esses dois personagens casaram com mulheres estrangeiras na época de Esdras (o que não era aceitável) e prometeram se divorciar delas por orientação de Esdras:

“Com um aperto de mão, prometeram despedir suas mulheres e, por serem culpados, ofereceram um carneiro do rebanho pela sua culpa” (Esdras 10:19).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp