O que era a festa dos pães asmos mencionada na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Estou estudando um pouco a respeito da páscoa na Bíblia e me deparei com a menção dessa festa ordenada por Deus, que era a festa dos pães asmos. Poderia nos explicar com mais detalhes a respeito dessa festa? Como ela era feita e o significado dela para os judeus?

Caro leitor, podemos observar na Bíblia que Deus era muito “festeiro”. Temos na lei de Deus diversas festas obrigatórias que Deus estabeleceu para o Seu povo, que deveriam ser feitas em suas datas específicas de acordo com as orientações de Dele. Uma delas era a festa dos pães asmos, que iremos aprender com detalhes agora.

O que era a festa dos pães asmos?

(1) A festa dos pães asmos está totalmente ligada a festa da páscoa. Segundo nos narra Êxodo 12:18, a partir do final da tarde do dia catorze do mês de Nisã ou Abibe do calendário judaico, eles deveriam comemorar a páscoa e, seguido a isso, a festa dos pães asmos:

“Desde o dia catorze do primeiro mês, à tarde, comereis pães asmos até à tarde do dia vinte e um do mesmo mês”.

Ou seja, a páscoa era comemorada a partir do dia catorze, seguida de sete dias da festa dos pães asmos, que ia até o dia vinte e um desse mesmo mês. Assim, a páscoa era comemorada em uma noite e depois seguia-se sete dias dessa festa dos pães asmos.

Leia também: O que significa páscoa na Bíblia? Onde ela se originou?

(2) Pão asmo é um pão sem fermento. Deus estabeleceu que na páscoa e na festa dos pães asmos, nenhum fermento deveria ser encontrado junto aos israelitas:

“Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel” (Êxodo 12:15).

Festa dos pães asmos – Simbolismos

(3) O principal simbolismo do fermento nessa festa é que na libertação que Deus promoveu ao Seu povo, quando matou todos os primogênitos do Egito, eles deveriam sair apressados do Egito:

“Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR” (Êxodo 12:11).

Sendo assim, não haveria tempo de aguardar uma massa de pão descansar para as leveduras (ou fermento) fazerem o trabalho de crescimento da massa.

Dessa forma, a retirada do fermento significa uma lembrança para todas as gerações posteriores da libertação grandiosa que Deus fez na vida de Seu povo.

(4) Na festa dos pães asmos, no primeiro e no sétimo dia, era realizada uma assembleia de adoração ao Senhor. Durante essa assembleia não era permitido qualquer trabalho, apenas o trabalho da preparação do alimento:

“Ao primeiro dia, haverá para vós outros santa assembleia; também, ao sétimo dia, tereis santa assembleia; nenhuma obra se fará nele, exceto o que diz respeito ao comer; somente isso podereis fazer” (Êxodo 12:16).

(5) A festa dos pães asmos tinha como objetivo principal ser um memorial (uma lembrança) para todas as gerações futuras, de que o povo havia sido escravo, e a respeito da grandeza do poder de Deus e do amor Dele pelo Seu povo, libertando-o com grande poder:

“Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque, nesse mesmo dia, tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo” (Êxodo 12:17).

(6) Além de todos esses significados e simbolismos, a festa dos pães asmos era uma grande festividade da nação israelita, pois iniciava o período de colheita nos campos desse povo.

Portanto, um período de celebrar a bênção do Senhor nas colheitas, que duravam sete semanas e depois culminava em uma outra festa, a festa das semanas (da qual falaremos em outra oportunidade):

“Sete semanas contarás; quando a foice começar na seara, entrarás a contar as sete semanas. E celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado” (Deuteronômio 16:9-10).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp