O que era a festa dos pães asmos mencionada na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Estou estudando um pouco a respeito da páscoa na Bíblia e me deparei com a menção dessa festa ordenada por Deus, que era a festa dos pães asmos. Poderia nos explicar com mais detalhes a respeito dessa festa? Como ela era feita e o significado dela para os judeus?

Caro leitor, podemos observar na Bíblia que Deus era muito “festeiro”. Temos na lei de Deus diversas festas obrigatórias que Deus estabeleceu para o Seu povo, que deveriam ser feitas em suas datas específicas de acordo com as orientações de Dele. Uma delas era a festa dos pães asmos, que iremos aprender com detalhes agora.

O que era a festa dos pães asmos mencionada na Bíblia?

O que era a festa dos pães asmos?

(1) A festa dos pães asmos está totalmente ligada a festa da páscoa. Segundo nos narra Êxodo 12:18, a partir do final da tarde do dia catorze do mês de Nisã ou Abibe do calendário judaico, eles deveriam comemorar a páscoa e, seguido a isso, a festa dos pães asmos: “Desde o dia catorze do primeiro mês, à tarde, comereis pães asmos até à tarde do dia vinte e um do mesmo mês”. Ou seja, a páscoa era comemorada a partir do dia catorze, seguida de sete dias da festa dos pães asmos, que ia até o dia vinte e um desse mesmo mês. Assim, a páscoa era comemorada em uma noite e depois seguia-se sete dias dessa festa dos pães asmos.

Leia também: O que significa páscoa na Bíblia? Onde ela se originou?

(2) Pão asmo é um pão sem fermento. Deus estabeleceu que na páscoa e na festa dos pães asmos, nenhum fermento deveria ser encontrado junto aos israelitas: “Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel” (Êxodo 12:15).

Festa dos pães asmos – Simbolismos

(3) O principal simbolismo do fermento nessa festa é que na libertação que Deus promoveu ao Seu povo, quando matou todos os primogênitos do Egito, eles deveriam sair apressados do Egito: “Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR” (Êxodo 12:11). Sendo assim, não haveria tempo de aguardar uma massa de pão descansar para as leveduras (ou fermento) fazerem o trabalho de crescimento da massa. Dessa forma, a retirada do fermento significa uma lembrança para todas as gerações posteriores da libertação grandiosa que Deus fez na vida de Seu povo.

(4) Na festa dos pães asmos, no primeiro e no sétimo dia, era realizada uma assembleia de adoração ao Senhor. Durante essa assembleia não era permitido qualquer trabalho, apenas o trabalho da preparação do alimento: “Ao primeiro dia, haverá para vós outros santa assembleia; também, ao sétimo dia, tereis santa assembleia; nenhuma obra se fará nele, exceto o que diz respeito ao comer; somente isso podereis fazer” (Êxodo 12:16).

(5) A festa dos pães asmos tinha como objetivo principal ser um memorial (uma lembrança) para todas as gerações futuras, de que o povo havia sido escravo, e a respeito da grandeza do poder de Deus e do amor Dele pelo Seu povo, libertando-o com grande poder: “Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque, nesse mesmo dia, tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo” (Êxodo 12:17).

(6) Além de todos esses significados e simbolismos, a festa dos pães asmos era uma grande festividade da nação israelita, pois iniciava o período de colheita nos campos desse povo – Portanto, um período de celebrar a bênção do Senhor nas colheitas – que duravam sete semanas e depois culminava em uma outra festa, a festa das semanas (da qual falaremos em outra oportunidade): “Sete semanas contarás; quando a foice começar na seara, entrarás a contar as sete semanas. E celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado” (Deuteronômio 16:9-10).

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão