O que é a unção que despedaça o jugo em Isaías 10:27?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Alguma vez você já cumpriu a promessa de ler a Bíblia de Capa a Capa entendendo tudo que lia nela? Você tem vontade de ter esse entendimento completo da Bíblia? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Uma das passagens que acho mais lindas na Bíblia é a que fala da unção que despedaça o jugo em Isaías 10:27. Por isso, gostaria muito de entender com mais profundidade o que Deus está falando ali ao povo através do profeta Isaías. Que unção é essa e que jugo é esse que seria despedaçado?

Caro leitor, é importante observar que para compreender o que é a unção que despedaça o jugo, precisamos antes entender o contexto em que esse versículo foi escrito. Vejamos:

O que é a unção que despedaça o jugo em Isaías 10:27?

Contexto da unção que despedaça o jugo

(1) Nesse contexto, Deus começa a falar a respeito da Assíria, um povo levantado por Ele mesmo para trazer juízo ao próprio povo de Israel, por terem se afastado do Senhor: “Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor” (Isaías 10:5). No entanto, Deus também traria juízo sobre a Assíria, pois era um povo maldoso, maligno e altivo: “Por isso, acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então, castigará a arrogância do coração do rei da Assíria e a desmedida altivez dos seus olhos” (Isaías 10:12). A destruição da Assíria seria um sinal ao povo de Deus de que Deus também cumpriria as promessas de restaurar Israel. E, de fato, algum tempo depois dessa profecia, a Assíria foi derrotada até que ficou totalmente debaixo das garras de outra grandiosa nação, a Babilônia.

(2) Na sequência, Deus passa a falar da promessa futura para Israel: “Acontecerá, naquele dia, que os restantes de Israel e os da casa de Jacó que se tiverem salvado nunca mais se estribarão naquele que os feriu, mas, com efeito, se estribarão no SENHOR, o Santo de Israel” (Isaías 10:20). Em um futuro próximo (naquele dia) haveria um momento em que Israel se voltaria ao Senhor e se apoiaria nele e não mais em alianças políticas como havia feito, se afastando do Senhor e se entregando a ídolos. Deus haveria de destruir os inimigos de Seu povo.

Entendendo o que é a unção que despedaça o jugo

(3) Temos, então, o texto objeto de nossa análise: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Isaías 10:27 – Revista e Corrigida). Primeiro precisamos compreender as expressões usadas aqui:

a) Jugo: era uma peça que unia bois para que andassem na mesma passada. Era colocado no pescoço e permitia que o “dominador” controlasse plenamente os animais. Aqui Deus usa uma linguagem conhecida para mostrar ao povo que eles estariam com o jugo e cargas no pescoço por um tempo, ou seja, seriam dominados por outra nação. É a representação do juízo que receberiam de Deus, quando Deus usasse a Assíria contra Israel.

b) Unção: A palavra hebraica é “shemen”, que significa “gordura, óleo”. Aqui é usada de forma simbólica. É traduzida como “unção” na tradução de Almeida Revista e Corrigida, pois, em Isaías, parece indicar que a vitória de Israel (jugo será despedaçado) aconteceria devido a ação de Deus, a força do Senhor, a unção vinda do Todo Poderoso em favor de Seu povo. Outras traduções traduzem como “gordura”, indicando que o significado do texto indicaria que Deus faria Seu povo forte novamente para resistir e vencer os inimigos. Daí a ideia de gordura, de estarem gordos, fortes, fortalecidos pelo Senhor. Ambos os significados demonstram a ação de Deus em favor de Seu povo.

(4) Dessa forma, a unção que despedaça o jugo, que destrói os pesos malignos que existem em nossas vidas só pode vir do Senhor. Não temos forças em nós mesmos para realizar tamanha obra contra os inimigos. Deus fez isso em Israel, o livrou diversas e diversas vezes e despedaçou plenamente o jugo quando trouxe Jesus Cristo, que foi o grandioso ungido do Senhor que destruiu totalmente o jugo do pecado, que estava sobre nós. Hoje temos liberdade e salvação através dessa grande obra do Messias!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão