Qual a diferença entre lamentação, murmuração e oração?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso?, Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você já observou que a Bíblia cita vários de seus personagens em diversos momentos ou lamentando, ou murmurando, ou orando e clamando? Será que todas essas ações agradam a Deus? Qual a diferença entre elas? Quais delas devemos cultivar em nossas vidas e quais rejeitar? Para respondermos a essas questões iremos aprender o que cada um significa e como Deus vê cada uma.Qual a diferença entre murmuração, lamentação e oração

Qual a diferença entre murmuração, lamentação e oração?

MURMURAÇÃO

É uma espécie de reclamação maldosa, de censura a algo ou a alguém. Um resmungo, um falar pelas costas. Veja esse exemplo:

“E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” (Ex 15. 24)

LAMENTAÇÃO

É uma manifestação dolorida por causa de um sofrimento. Pode ser por meio de palavras, por gritos e até pelo choro. Veja esse exemplo:

“Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza.” (Et 4. 3).

Na Bíblia temos também canções que são chamadas de lamentações e que foram feitas após a morte de alguém muito querido ou importante:

“Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras, nas suas lamentações, se têm referido a Josias, até ao dia de hoje; porque as deram por prática em Israel, e estão escritas no Livro de Lamentações.” (2Cr 35. 25)

ORAÇÃO

É falar com Deus. Pode ser em pensamento, em palavras, em público ou em particular. Veja esse exemplo:

“Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.” (At 9. 40)

QUAL A DIFERENÇA?

Sabendo o que cada uma significa, podemos ver claramente nas escrituras que a principal diferença é que Deus não vê as três manifestações da mesma forma. Observe que Deus ouviu o CLAMOR do povo que era escravo no Egito, mas rejeitou quanto esse mesmo povo murmurou.

Clamor ou oração do povo:

“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.” (Ex 2. 23)

Murmuração do povo:

“Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! (…) Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Nm 14. 2, 21-23).

Assim, concluo que Deus sabe lidar com nossos momentos de lamentações, momentos como o de Jó, quando se viu debaixo de uma enxurrada de dores. Momentos como o do profeta Jeremias que lamentou profundamente em ver a cidade santa, Jerusalém, toda queimada e destruída. Deus também ouve e se agrada da oração e do clamor de seu povo. Porém, Deus se mostra na Bíblia totalmente contrário a atitude de murmuração.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão