Assistir futebol, torcer para times, ir a estádios, é considerado pecado na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu e meus amigos fizemos uma excursão para assistir a um jogo do Corinthians. Para minha surpresa, o nosso pastor nos chamou e nos repreendeu, dizendo que torcer para times é pecado de idolatria e que não agrada a Deus perdermos tempo indo a um estádio idolatrar time. Ficamos envergonhados com isso! Ele está certo no que disse?

Caro leitor, quase tudo em nossa vida, mesmo as coisas lícitas, podem ser contaminadas pelo pecado e se transformar em coisas que desagradam a Deus!

No entanto, se lidarmos com as coisas lícitas do jeito correto, elas não são um pecado e não vão nos atrapalhar em nada! Mas aí fica a questão: 

Como saber se torcer para um time de futebol é algo lícito ou se é pecado, se não temos isso descrito de forma objetiva dentro da Bíblia?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quando torcer para times se torna pecado?

(1) A Bíblia não tem nenhuma diretriz específica proibindo que tenhamos contato com práticas esportivas e nem têm proibições de sermos torcedores de times esportivos.

Aliás, o apóstolo Paulo usava muitas vezes figuras em seus ensinos, que tinham como base jogos esportivos. Em uma delas, ele disse:

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (1 Coríntios 9:24).

A julgar pelo conhecimento que Paulo tinha sobre algumas práticas esportivas, não é difícil concluir que ele já tinha presenciado ou se interessado por jogos esportivos.

Ele, inclusive, sabia um pouco sobre a rotina de preparação regrada e disciplinada dos atletas que participavam dessas competições:

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (1 Coríntios 9:24).

No final de sua vida, ele ainda usou o exemplo da prática esportiva da luta, que ocorria muito nos jogos olímpicos de seu tempo: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé (2 Timóteo 4:7).

Seria o apóstolo Paulo um tipo de torcedor e entusiasta dos jogos de sua época? 

(2) Isso me leva a pensar que existe um limite saudável em que o esporte pode fazer parte de nossa vida. Seja de forma direta, quando o praticamos como lazer ou para cuidar da saúde, ou torcendo para um time ou pessoa em competições.

Mas como tudo na nossa vida foi contaminado pelo pecado, não podemos negar que existe também algumas linhas que, se ultrapassadas, podem fazer do esporte um pecado em nossa vida. Mas qual ou quais linhas seriam essas? Vejamos algumas reflexões sobre isso:

(3) Quando torcer para times, quando participar de algum esporte se torna uma prioridade que toma o lugar de outras prioridades que deveriam estar mais no topo de nossa atenção, isso se torna um erro.

Por exemplo, se meu amor pelo time é exercido de tal forma que minha família fica abaixo do time, ou seja, eu cuido mais em dar atenção ao meu time que minha esposa, ou filhos, isso se torna um erro!

Não é difícil encontrar homens que negligenciam seu lar para estar presentes toda semana em diversos encontros esportivos, para jogar ou para torcer para o time que mais gostam!

Se tenho mais tempo para meu time, para meu esporte, do que para dedicar a Deus, para as práticas espirituais, isso também mostra uma troca de prioridades que não é saudável!

O homem de Deus sábio precisa encontrar o equilíbrio em tudo que faz, inclusive se gosta de torcer para times e ir a estádios. O amor por Deus deve sempre ser maior, senão algo está errado!

Muitas vezes, no calor da paixão pelo esporte, ele acaba caindo em um tipo de idolatria sem perceber! E isso irá lhe causará mal!

Ou ainda, se existe algum tipo de idolatria feita a times ou jogadores, a alguma personalidade, isso também não agrada a Deus!

Nem sempre a pessoa percebe que está idolatrando essas coisas. Mas isso é fácil de analisar. Se algo ou alguém é considerado “sagrado” em sua vida, tem tomado toda prioridade em sua vida, até acima de Deus, então, está idolatrando aquilo!

Ainda posso citar que se torcer para times te leva a ser violento, ofensivo ao próximo, se isso facilita que você se entregue a bebedices, palavrões e coisas do tipo, ou seja, se a forma como você lida com o esporte te leva a ferir princípios importantes de conduta que a Palavra de Deus ensina, talvez seja melhor repensar a forma como lida com o esporte!

(4) Torcer para times pode se tornar pecado quando é algo que desequilibra nossa vida de tal forma que inverte prioridades, nos faz se entregar a obras da carne e nos transforma em idólatras, ou seja, colocamos nosso time ou jogadores que amamos, acima de Deus!

Mas torcer de maneira equilibrada, fazer uma viagem programada para ver um jogo, isso, por si só, não tem pecado algum. Pode ser feito com sabedoria e não prejudicará em nada a vida do cristão verdadeiro!

Como tudo em nossa vida, o cristão deve ter sabedoria para exercer desejos e gostos pessoais de forma que Deus seja glorificado!

Para fazer isso, muitas vezes terá que dizer não a algumas coisas, equilibrar prioridades e colocar cada coisa em seu devido lugar!

Fazendo isso poderá sim, sem problemas, ter seu time de coração, acompanhar as partidas na tevê ou no estádio, sempre com decência e mostrando que é um servo de Deus fazendo as coisas com retidão!

Mas se perceber que sua paixão está te levando a ferir princípios importantes da Palavra, então, melhor deixar essa paixão até que aprenda a lidar com ela de forma reta e saudável!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp