Como Deus descansou no sétimo dia se a Bíblia diz que Ele não se cansa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Tem um texto em Isaías que diz que Deus não se fatiga, que Deus não se cansa. Mas quando lemos a descrição da criação, a Bíblia afirma que Deus descansou no sétimo dia. Fico confuso com isso, Deus se cansa ou não se cansa? Como entender essa aparente contradição na Bíblia?

Caro leitor, quando lemos a Bíblia é sempre importante observamos o significado das palavras dentro de seus contextos para que não tiremos conclusões equivocadas, conclusões que o texto não está ensinando.

Vejamos a solução dessa dúvida sobre o descanso de Deus no sétimo dia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

 

Como Deus descansou no sétimo dia se a Bíblia diz que Ele não se cansa?

(1) O verso citado na Bíblia sobre Deus não se cansar está em Isaías 40:28, e diz: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento”.

Isaías está mostrando a natureza de Deus. Sendo Ele O todo poderoso, não devem aqueles que creem Nele achar que algo possa ser difícil demais para Ele, que algo possa cansá-lo, que algo possa estar além do Seu grandioso poder.

Esse, de fato, é um ensino Bíblico sobre a natureza de nosso Deus, um Deus que não está preso em nossas limitações humanas (como o cansaço, por exemplo).

Temos aqui, então, um contraste entre o homem limitado e o Deus Todo Poderoso ilimitado!

(2) Mas temos registrado na Bíblia também o texto que relata a criação, e diz: “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito” (Gênesis 2:2).

A palavra “descansou” vem do hebraico “shabath”, significa “parar, desistir, descansar”. A ideia que temos aqui com o uso dessa palavra é que o trabalho está completo, que Deus parou a obra de criação, pois estava finalizada.

O foco é a descontinuidade da obra de criação, pois estava plenamente realizada. Portanto, não temos aqui um indicativo de que Deus descansou porque se cansou.

(3) A sequência do texto nos mostra claramente essa realidade: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gênesis 2:3).

Observe o foco na finalização de toda a obra realizada pelo Criador. A obra foi acabada, Deus parou de criar nesse dia, tudo estava pleno e completo. Esse é o foco. Mas aqui cabe uma pergunta:

Por que essa ocasião foi usada para que os israelitas descansassem dos cansaços da vida no sétimo dia, para que tivessem um dia em sete onde parassem suas atividades relacionadas ao trabalho?

(4) Além de Deus finalizar Sua obra e deixar esse dia “a mais” como um tipo de dia extra onde Ele nada criou, temos aqui um aspecto pedagógico de Deus, ou seja, Deus ensina já no começo da criação, partindo Dele mesmo como um exemplo, que o homem precisa de períodos de trabalho, mas também de um período onde possa cessar o trabalho (parar, descansar).

O homem precisa do dia de descanso! Faz parte do propósito de Deus, é importante para a saúde, para a fé, para o psicológico.

A profundidade do ensino do Senhor é muito grande! Ele faz um dia em nosso benefício, mesmo sem ter, Nele mesmo, qualquer necessidade de um descanso! Ou seja, ele pensou em nós!

(5) Dessa forma, temos claramente que não existe contradição na Bíblia. Deus, de fato, é todo poderoso, não se cansa, não dorme, não tem qualquer ponto fraco.

Mas, pedagogicamente, ensinou em Gênesis que existe um momento em que se deve parar, cessar o trabalho com o objetivo de focar no descanso.

Deus não ficou cansado, mas Ele mostrou ao homem que o homem ficaria cansado e precisaria desse “dia extra” criado e organizado na natureza para que o homem fosse abençoado! Como Deus ama Sua criação! Louvado seja Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp