O que significa a fala de Jesus de que “as próprias pedras clamarão”?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Jesus disse certa vez que as pedras clamarão. Eu gostaria de entender melhor o significado disso, se é literal ou simbólico. O que ele está querendo dizer com isso? O que as pedras iriam clamar? Seria possível uma pedra falar caso os servos de Deus não falem?

Caro leitor, para uma compreensão exata do que Jesus disse, precisamos avaliar não somente a expressão “pedras clamarão”, mas um pouco do contexto.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

O que significa as pedras clamarão?

(1) Nesse contexto, Jesus estava entrando em Jerusalém montado em um jumentinho (Lucas 19:35). A multidão de discípulos que acompanhava essa entrada triunfal de Jesus começa, então, a cantar o Salmos 118, de forma jubilosa:

“dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!” (Lucas 19:38).

Evidentemente que os fariseus não gostaram nada disso, pois Jesus estava sendo considerado pela multidão como o bendito rei que vem em nome do Senhor. Onde isso daria?

Certamente os fariseus temeram essa popularidade de Jesus e problemas com Roma. Mas o que fazer diante disso sem causar maiores problemas?

(2) Os fariseus tiveram alguma certeza de que se pedissem a Jesus Ele calaria a multidão, por isso, se direcionam a Ele: “Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos!” (Lucas 19:39).

Por que os fariseus queriam que Jesus repreendesse os discípulos? Evidentemente viam como heresia esse louvor citado diante de Jesus. No entanto, a resposta de Jesus os surpreende de forma muito forte:

“Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19:40).

(3) O pano de fundo dessa frase de Jesus é que a Sua soberania, o fato Dele ser o Rei dos Salmos 118 deveria ser reconhecido!

Claro que Ele não era o rei político que muitos queriam, e nem iria implementar um reinado que tiraria Roma do poder político, como alguns esperavam, antes, o reino de Deus estava em foco, o plano de Deus de trazer a salvação, de primeiro moer o Messias numa cruz e depois exaltá-Lo sobre todo nome!

Ele, de fato, é o Rei dos reis! Em outras palavras, os discípulos estavam certos, não cometeram qualquer pecado em reconhecê-Lo assim. E naquele momento Jesus julgou correto receber tais louvores e isso não seria freado por Ele!

(4) As próprias pedras clamarão parece ser um ditado popular usado por Jesus, algum provérbio conhecido da época para expressar uma realidade de forma clara e direta. V

eja um uso semelhante em Habacuque 2:11. As próprias pedras clamarão aponta que o reconhecimento a quem Jesus era viria de qualquer forma, não poderia ser contido.

A voz de Deus seria ouvida, ainda que tentassem abafá-la! Deus mostraria Sua glória e Seu poder de qualquer jeito e seria reconhecido por isso! Isso porque toda glória pertence ao Senhor!

Essa também parece ser uma crítica aos fariseus! Eles eram mais frios espiritualmente do que pedras jogadas pelo caminho! Elas poderiam reconhecer a grandeza do Messias, mas eles o rejeitaram, o que mostra o tamanho do desvio deles, da dureza de seus corações!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp