Quem é a luz do mundo: Jesus ou os discípulos de Jesus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Jesus disse no evangelho de João “eu sou a luz do mundo” e também disse aos seus discípulos: “vós sois a luz do mundo” no evangelho de Mateus. Eu gostaria de saber se os dois são a luz do mundo? É possível que exista duas luzes no mundo, no caso Jesus e os discípulos? Ou só Jesus é a luz? Pode me ajudar a entender melhor isso?

Caro leitor, de fato você está certo quanto as suas menções, pois a Bíblia realmente cita que Jesus é a luz do mundo e que os servos de Jesus são a luz do mundo também.

Vamos entender, porém, cada uma dessas menções dentro de seus contextos e quais são seus significados.

Jesus ou os discípulos são a luz do mundo?

(1) Em João 8:12 Jesus diz: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.

Não há qualquer dúvida quanto ao fato de Jesus declarar que Ele é a luz que veio terminar com as trevas (escuridão) desse mundo.

Em outro ponto, porém, o próprio Jesus diz aos Seus discípulos, no sermão da montanha: Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:14).

Aqui chegamos aos nossos questionamentos: qual dos dois é a luz já que os dois são citados como sendo a luz? Pode existir mais de uma luz do mundo? Vejamos.

(2) Se analisarmos Jesus podemos observar que Ele produz luz própria. Ele é a luz, pois Dele vem toda a luz. Ele é autossuficiente. Brilha por ser quem é, por ser o Deus todo poderoso. E nós?

Nós não temos luz em nós mesmos. A Bíblia afirma que antes de sermos atingidos pela luz do mundo (Jesus) estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1).

Ou seja, estávamos totalmente na escuridão. Sendo assim, a luz que agora possuímos sendo discípulos de Cristo vem não de nós, mas de outra fonte! Qual é essa fonte? Jesus Cristo. Ele é a fonte de luz que nos faz também brilhar!

(3) Uma comparação interessante que nos ajuda a entender esse fato se encontra em nosso sistema solar. Sabemos que o Sol tem sua luz própria. É ele quem fornece toda a luz e calor que precisamos.

Já a Lua não tem luz em si mesma, mas a luz do sol, refletida nela, faz com que ela fique iluminada e reflita essa luminosidade, a qual vemos aqui da terra. Da mesma forma funciona na descrição bíblica. Vejamos:

(4) Malaquias 4:2 nos fala da chegada do “sol da justiça”, que sabemos, é Jesus Cristo: “Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria” (Malaquias 4:2).

Jesus Cristo é o sol da justiça que nasceu e ilumina cada um de Seus servos, trazendo a eles uma incrível e poderosa luz. Por isso, não há outra coisa a fazermos a não ser brilhar, refletir a luz de Cristo através da nossa vida.

Essa não é uma luz nossa, mas está em nós e deve ser mostrada ao mundo, assim como a Lua que mostra lindamente a luz do Sol refletida nela!

(5) Dessa forma, nossa conclusão é que existe apenas uma luz do mundo e ela é Jesus Cristo.

Mas nós, discípulos do Mestre, somos iluminados com essa luz Dele de tal maneira que ela reflete através das nossas vidas, fazendo com que sejamos condutores dessa luz onde estivermos.

Daí sermos também chamados de “luz do mundo”. Conduzimos essa luz que recebemos Dele para que outros a vejam e também a recebam em suas vidas cheias de escuridão.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp