O que significa Deus ser o “Pai das luzes” em Tiago 1:17?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Estudando a carta de Tiago, logo no capítulo 1, temos uma expressão que achei interessante e gostaria de entendê-la melhor, que é “Pai das luzes”. Entendo que Tiago está usado a expressão para falar de Deus Pai, porém, o que ele está querendo transmitir ali chamando Deus dessa forma? Existe mais de uma luz? Deus não é a única fonte de luz?

Caro leitor, os escritores bíblicos usaram uma gama enorme de formas para falar sobre Deus, sobre Sua grandeza e características que Ele quis nos comunicar.

Essas formas de falar sobre o Senhor nos ajudam muito a conhecer e a nos relacionarmos melhor com Ele. Vejamos o que significa Pai das luzes nesse texto:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa “Pai das luzes” na Bíblia?

(1) No presente contexto Tiago está ensinando que Deus não tenta ninguém (Tiago 1:13). Ele demonstra claramente que a tentação que seus leitores enfrentavam vinha do exercício da cobiça interna, de sua própria carnalidade que era alimentada e de onde nascia o pecado.

Se Deus a ninguém tenta, então, o que Deus faz? Como Ele age para com as pessoas? Tiago responde essa questão nos versos seguintes.

(2) Tiago explica que Deus não é a fonte da tentação, mas sim a fonte de todo bem, por isso, associá-lo à tentação era algo errado:

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17).

Nesse verso observamos como Tiago situa Deus como a fonte de onde brota todo tipo de bênção e coisas boas, e coloca aqui a expressão que é objetivo de nossa análise (Pai das luzes). Iremos agora analisá-la.

(3) Nesse texto a palavra Pai é “pater” no grego. Aqui tem a ideia de alguém que gerou, criou algo. Luzes é “phos”, que significa luz no grego.

O significado mais provável é que Tiago está querendo mostrar a atividade de Deus como o criador dos corpos celestes (Sol, lua, estrelas, etc), daí termos um plural no texto (Luzes).

Mas qual seria a mensagem que Tiago está querendo transmitir com essa expressão aplicada a Deus?

(4) A ideia central do texto possivelmente seja de que assim como os luminares, criados por Deus, funcionam com perfeição, realizando todo o propósito destinado por Deus a eles, da mesma forma, o fato de Deus ser imutável é também uma verdade inquestionável.

Não existem oscilações em Deus. Os luminares criados pelo Senhor estão sujeitos a oscilações dentro do propósito para o qual foram criados. Por exemplo, existem fases da lua, eclipses, luz e sombra.

No entanto, quando falamos de Deus não existem tais oscilações. Deus é todo bem e bênção em todos os seus propósitos.

(5) Isso tudo dentro desse contexto é uma analogia usada por Tiago para tranquilizar seus leitores de que Deus não iria mudar e trazer tentações sobre suas vidas para fazer com que eles pecassem para assim castigá-los.

Deus não age assim. Deus não irá mudar os bons propósitos que têm para a vida de Seus servos. Ele cumprirá plenamente todas as Suas promessas até o fim.

Essa é a certeza que o Pai das luzes, o criador de todas as coisas, dá aos Seus servos de forma plena! Ao contrário disso, Deus traz de si toda boa dádiva e todo tipo de dom para abençoar Seus servos.

Os leitores originais de Tiago tinham que ter isso em mente. Quando olhassem para o céu e vissem os luminares, entenderiam que o Pai das Luzes, criador de toda aquela imensidão e grandeza, estava ao lado deles e não contra eles para tenta-los. O tentador era o inimigo, o diabo, e não Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp