É possível alguém morrer antes do tempo determinado por Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estava debatendo com alguns irmãos a respeito de Deus ter um dia determinado para cada pessoa morrer. Um irmão levantou a questão de que uma pessoa pode morrer antes do tempo, dependendo da forma como ela agir. Mas, se ela morre antes do tempo, como fica a questão de Deus ter determinado o dia da morte de cada pessoa?

Caro leitor, quando falamos da soberania de Deus, da onisciência Dele sobre todas as coisas, nem sempre é fácil entendermos esses atributos de Deus sob a ótica humana, sob o pensamento lógico, analítico que nós humanos usamos tanto.

Por isso, em muitos momentos, duas verdades que não parecem lógicas humanamente falando, acabam sendo afirmadas pela Bíblia sem qualquer preocupação, pois são realidades que Deus domina em Todo Seu poder e grandeza… 

Mas, calma, eu vou dar exemplos a respeito disso para ficar mais claro.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Podemos morrer antes do dia determinado por Deus?

A Bíblia afirma algo que está em total harmonia com a soberania, onisciência e onipotência de Deus sobre a vida de cada pessoa que já nasceu e que vai nascer nesse mundo:

“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmos 139:16).

Alguns vão entender esse Salmo como ensinando que Deus tem determinados todos os nossos dias, de forma que, antes mesmo de nascermos, Ele já designou o dia da nossa morte. Ou seja, se está determinado, então não tem como morrer antes do tempo, certo?

Existem casos em que isso acontece mesmo! Por exemplo, o bebê que nasceu de Bate-Seba e Davi (do adultério dele), que morreu pouco tempo depois de nascer, o que ele (o bebê) fez (ou não fez) para aumentar ou diminuir seu tempo de vida? Nada!

Então, esse é um tipo de caso em que uma pessoa morre de acordo com o determinado por Deus, sem poder fazer qualquer coisa para alongar ou diminuir sua vida!

Mas as coisas não são assim em todos os casos! Se Deus já designou a nossa morte, a data certinha dela, então, como explicar, por exemplo, Deus dizendo ao rei Ezequias que ele iria morrer, o rei orando a Deus sobre isso e Deus dando mais tempo de vida a ele?

“Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos” (Isaías 38:5).

Se Ezequias NÃO ORASSE, Deus iria cumprir Sua palavra e ele iria morrer em pouco tempo, certo?

Mas a complexidade ainda vai além disso! Em um dos dez mandamentos, Deus dá um mandamento e uma promessa de alongamento da vida:

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12).

Observe que esse mandamento está atrelado a uma promessa de alongamento da vida na terra, caso a pessoa seja obediente à ordem de Deus. Isso nos leva a pensar que nossa vida pode ser aumentada ou diminuída, dependendo da nossa própria atitude!

Como isso pode se harmonizar com o entendimento de que Deus já escreveu todos os nossos dias e os determinou? Se ele já escreveu e eu obedecer a Ele, então, eu desescrevo o que Ele escreveu e isso gera mais dias de vida para mim?

Alguns vão dizer que Deus quando Deus determina as coisas, ele já determina todas essas nuances, todas essas respostas de obediência ou desobediência que possamos ter no caminho da nossa vida. Por isso, Ele não é surpreendido pelas nossas decisões positivas ou negativas!

Mas não podemos negar que não é fácil entender como Deus faria isso! Ou seja, determinar algo e, ao mesmo tempo, conseguir que nossas decisões (positivas ou negativas) estejam totalmente dentro do que Ele determina!

Alguns vão dizer que não, que o que Deus faz é usar sua onisciência. Ou seja, Ele olha lá no futuro, vê tudo que vou fazer e, então, baseado no que viu, Ele determina os meus dias. Explicando melhor a questão, ficaria assim:

Quando Deus me criou, olhou lá no futuro, viu que eu iria crer Nele, que iria ser obediente aos meus pais, então, escreveu sobre minha vida mais alongada pela minha obediência! 

Será que isso faz algum sentido? Difícil determinar exatamente!

Mas a certeza que temos é que, biblicamente, duas verdades andam em paralelo: A primeira é que Deus é soberano e onisciente, então Ele sabe perfeitamente o dia de nossa morte, não pode ser surpreendido!

A segunda verdade é que Ele deu, dentro da Sua soberania, espaço para oramos, para interagirmos, para obedecermos e até para desobedecermos. E vários de nossos atos podem alongar ou diminuir o tempo de nossa vida aqui na terra!

Como Deus harmoniza essas duas verdades que parecem meio ilógicas? Não sabemos! Mas não podemos ficar surpresos diante de um Deus que criou todas as coisas do nada, que tem capacidades que vão além do que podemos compreender, pois são ilimitadas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp