É pecado mudar de igreja ou visitar outras igrejas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você pergunta: Eu sou crente há mais ou menos uns três anos. De uns tempos para cá a minha igreja tem pregado algumas doutrinas que não acho que são bíblicas. Já conversei com meu pastor sobre isso, mas ele não dá ouvidos. Devido a isso tenho ido na semana visitar outras igrejas. No meu coração o meu desejo é mudar para uma igreja que pregue corretamente a Bíblia. Mas esse fato gerou muitas críticas de irmãos da minha igreja. Eles dizem que é pecado mudar de igreja e que visitar outras igrejas é uma atitude de quem está desviado. O que pode me dizer sobre isso? É pecado mudar de igreja e visitar outras igrejas? O que a Bíblia diz?

Caro leitor, essa é uma questão que causa dúvidas em muitos irmãos. Não temos na Bíblia mandamentos ou ordens precisas a respeito dessa questão de mudança de igreja, até porque essa divisão por denominações que temos hoje é algo que não existia quando a igreja de Cristo iniciou. Dessa forma, gostaria de apresentar alguns pontos de reflexão sobre o tema para que você possa tomar a melhor decisão.

É pecado mudar de igreja ou visitar outras igrejas?

É pecado mudar de igreja e visitar outras denominações diferentes da minha?

(1) A primeira coisa que é importante pensarmos é o porquê. Por que você deseja sair de sua igreja e ir para outra? Existem motivos que são banais. Por exemplo, já conheci pessoas que saíram de suas igrejas porque não tinha ar-condicionado. Então, ficavam vagando de igreja em igreja até achar uma que tinha um ar-condicionado que as agradava. Esses são motivos carnais que, em minha opinião, não devem ser motivos que nos façam abandonar a igreja local em que congregamos.

Leia também: 5 coisas que não devemos procurar em uma igreja

(2) Mas, evidentemente, existem motivos que são fortes: por exemplo, no seu caso, você disse na pergunta que sua igreja tem pregado coisas que não são bíblicas. Se isso foi realmente analisado com muito critério, é um motivo forte para uma mudança de igreja. Ficar numa igreja que não prega a verdadeira palavra de Deus será algo complexo, poderá gerar conflitos desnecessários. Só aconselho ficar caso Deus te dê uma direção forte de permanecer para que você seja um agente de Deus para a transformação da postura dos líderes da igreja. Caso contrário é melhor sair e evitar ficar ouvindo heresias e passando por um desgaste desnecessário.

(3) É importante fazer uma observação aqui: a igreja de Cristo não se resume a paredes ou ao ministério “a” ou “b”. É verdade que a Bíblia nos manda congregar (Hebreus 10:25). Mas isso não significa que pastores ou líderes possam te impedir ou dizer que é pecado mudar de igreja. Na realidade, se você é um crente alcançado por Cristo, você já faz parte da igreja invisível Dele. Já a igreja visível, você pode estar em qualquer uma delas (as que pregam a verdade, é claro). Certamente Deus vai te direcionar para o lugar onde Ele deseja que você o sirva. E havendo motivos corretos, Deus pode sim te levar para outras igrejas sem que haja qualquer pecado nisso.

(4) Mas uma coisa que acho importante orientar é que, se for sair da sua igreja, que busque sair em paz. Eu sei que nem sempre isso é fácil, pois algumas pessoas ficam magoadas com uma saída, mas busque sair em paz, sem escândalos. Isso é algo que devemos buscar em uma eventual mudança de igreja.

Visitar outras igrejas é pecado?

(5) Alguns líderes e pastores ficam incomodados quando um membro visita outra igreja. Penso que isso não seja pecado, mas, evidentemente, os porquês aqui também são importantes para evitar fofocas e falatórios prejudiciais. Por que você está visitando outra igreja e não está participando ativamente da obra de Deus realizada ali na sua igreja?

Se existe o desejo de mudança de igreja, converse isso com sua liderança para que tudo fique claro. Se o motivo é outro, por exemplo, você está apenas indo ver algum pregador que gosta ou acompanhando um amigo novo convertido, creio que não haverá qualquer problema nisso. Mas havendo qualquer questionamento sobre isso, explique com carinho. A maioria dos líderes realmente se preocupa com um membro que possa estar indo por caminhos errados. Por isso, explique os motivos de suas decisões se houver espaço para esse tipo de conversa.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado usando um método passo a passo para te guiar em como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente? Clique aqui e pegue seu Método passo a passo agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão