Entre as mulheres não achei uma como esperava! Salomão foi preconceituoso?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: em um texto que li de Salomão em Eclesiastes, percebi certo preconceito ali. Ele disse que entre mil homens achou um como esperava, mas entre tantas mulheres não achou nenhuma. Isso não seria um preconceito com as mulheres, julgando que elas não são boas o suficiente? Pode me ajudar a entender esse texto?

Cara leitora, o texto que você citou (vou colocá-lo abaixo), de fato, lido de forma isolada, parece indicar algo preconceituoso, no entanto, a leitura do contexto (o que vem antes e depois de um texto), nos ajudará a entender qual o objetivo dessa observação de Salomão.

Vamos aprender juntos agora?

Por que Salomão disse que entre as mulheres não achou uma como esperava?

(1) O texto citado na pergunta é Eclesiastes 7:28, que diz: “juízo que ainda procuro e não o achei: entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres não achei nem sequer uma”.

O pregador está refletindo, analisando uma série de temas desde o início do livro. No trecho específico de Eclesiastes 7:27-28 ele traz algumas conclusões sobre homens e mulheres em geral:

“Eis o que achei, diz o Pregador, conferindo uma coisa com outra, para a respeito delas formar o meu juízo” (Eclesiastes 7:27).

O contexto aqui é a busca da sabedoria, a busca de formar um juízo sobre a sabedoria de homens e mulheres com relação a Deus e com relação as aplicações da vontade de Deus na vida. Ele expõe suas conclusões.

(2) Assim, Salomão extrai uma conclusão de sua análise: “entre mil homens achei um como esperava…”.

O que isso quer dizer? Em termos matemáticos mostra uma relação extremamente desproporcional, ou seja, um número extremamente mínimo de homens foram encontrados segundo o padrão aplicado!

Temos aqui uma figura matemática querendo mostrar raridade. Mas qual é esse padrão? Certamente é a forma como o homem lida com a sabedoria de Deus nas suas ações diárias.

A pergunta seria: quantos homens eu consigo encontrar que realmente tem um padrão elevado de sabedoria verdadeira diante de Deus?

A resposta é a escassez, ou seja, pouquíssimos! O pano de fundo é o coração humano pecaminoso.

(3) Mas e quando Salomão fala das mulheres? Ele diz: “…mas entre tantas mulheres não achei nem sequer uma”.

Não temos aqui uma fala preconceituosa como alguns desejam pontuar. Salomão está apenas trazendo uma observação (do seu ponto de vista), clara, partindo de como a sua sociedade tratava as mulheres e o resultado disso:

elas eram menosprezadas, tinham difícil acesso ao ensino, até mesmo religioso, que era negado a elas, além de uma série de outros preconceitos que sofriam.

Tudo isso fechava portas para que mulheres se destacassem aos olhos de todos. Mas a observação de Salomão aqui não deve ser entendida como se não houvessem mulheres sábias.

Tanto é verdade que a Bíblia mostra em Provérbios 31 o retrato de uma mulher sábia admirada em seu lar e na sociedade. Portanto, temos que pensar nesse verso da seguinte forma:

(4) Toda a expressão do verso 28 deve ser interpretada como um todo: Analisando homens e mulheres, achei apenas uns poucos que, de fato, podem ser considerados sábios aos olhos de Deus!

Lembrando que isso é a experiência do autor, sua busca, seu ponto de vista e avaliação. Mas, de fato, em uma análise profunda de qualquer sociedade, são poucos os que são verdadeiramente sábios aos olhos de Deus.

Por isso o pregador finaliza: “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Eclesiastes 7:29).

Aqui o pregador traz um achado claro! Ele encontrou a plenitude no plano de Deus, no desejo de Deus de que o homem seja reto, sábio, santo, porém, o homem se perdeu nesse caminho para andar em seus próprios caminhos pecaminosos (onde não existe sabedoria verdadeira).

Homem aqui é “raça humana”, inclui todos! O homem não é melhor que a mulher, nem a mulher melhor que o homem quando falamos em falta de sabedoria e envolvimento com o pecado! Todos pecaram e precisam de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp