O que significa o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Estou estudando o livro de Marcos e uma frase bem interessante de Jesus me deixou um pouco confusa, não consegui entendê-la bem. Jesus disse que o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Qual é o ensino dessa frase? O que Jesus está querendo dizer?

Cara leitora, de fato, Jesus em muitos momentos usa frases provocativas que têm o intuito de fazer o ouvinte pensar, exercitar o raciocínio e, assim, mudar pontos de vista, enxergar questões da forma como Deus quer.

Vamos analisar essa frase que você citou e entendê-la agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

(1) Essa frase foi dita em um contexto onde o evangelista Marcos narra mais um conflito de Jesus com as autoridades judaicas.

Sabemos que Jesus estava bastante popular e muitos de Seus ensinos batiam de frente com as tradições dos religiosos, trazendo muitos embates entre Ele e esses judeus. Marcos narra que Jesus e Seus discípulos estavam atravessando uma plantação em um sábado:

“Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas” (Marcos 2:23). Enquanto faziam essa travessia colheram espigas para comer (Lucas 6:1 explica que eram espigas de trigo).

(2) Os fariseus os acusaram de trabalhar no sábado. Observe que na lei de Moisés esse ato deles de pegar espigas não era proibido e nem roubo, era permitido pela lei e os fariseus não os questionaram quanto a isso (Veja Deuteronômio 23:25).

Os fariseus estavam acusando considerando que eles estavam realizando um trabalho e, nesse caso, estariam violando a lei de Moisés: “Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados?” (Marcos 2:24).

Mas eles estavam realizando um trabalho de colheita? Evidentemente que não!

O texto é claro quando diz que eles estavam “atravessando” aquela seara e não trabalhando nela como ceifeiros (o que estaria contra a lei).

(3) Sabedor de que não estava violando nenhuma lei do Senhor, Jesus começa a construir sua resposta à acusação dos fariseus:

“Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele?” (Marcos 2:25-26).

Essa história sobre Davi está registrada em 1 Samuel 21:1-6. Os fariseus teriam que concordar com Jesus de que Davi (que estava em uma missão assim como Jesus) realmente fez aquilo e não foi confrontado por isso!

Davi fez algo contrário aos regulamentos, porém, devido à necessidade e não por ter um coração desejoso de pecar contra Deus.

Sendo assim, Jesus conduz os fariseus a observarem que existem momentos em que certas regras estão abaixo das necessidades urgentes e Deus não vai contra isso.

(4) Sendo assim, Jesus continua agora com a fala que é o objeto deste nosso estudo: “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:27). Analisemos essa fala em detalhes:

(i) O sábado foi estabelecido por causa do homem

Jesus está mostrando aqui que o dia de descanso tem um objetivo de servir ao homem, de servir às necessidades de descanso do ser humano, de trazer a ele bênçãos.

O sábado não tem como foco escravizar o homem a regras e regulamentos que traziam ainda mais cansaço e dificuldades às suas vidas.

Essa é uma crítica direta aos fariseus, que tinham cerca de 39 categorias de trabalhos que as pessoas não podiam fazer (que não estavam escritas na Lei, mas os fariseus cobravam das pessoas), trazendo um peso ao cumprimento desse dia de descanso, maculando seu objetivo!

Jesus mostra que “o sábado dos fariseus” não era o mesmo sábado do Senhor!

(ii) E não o homem por causa do sábado

Nesse trecho Jesus está mostrando uma espécie de idolatria ao dia especificamente. Significa que as pessoas estavam colocando o dia (sábado) e as ordenanças ligadas a ele (muitas delas inventadas pelos religiosos) como o objetivo principal, como o centro, como o foco de tudo.

Ou seja, não importava, por exemplo, se uma família estivesse passando fome ou passando alguma outra necessidade urgente, ela deveria “se virar”, observar o dia, senão estaria em pecado, seria julgada pelos olhares dos líderes!

Jesus criticou tais pensamentos, pois o sábado serve para servir de bênção ao homem, foi criado com esse objetivo, por isso, fazer dele um peso era um pecado dos fariseus!

E, ao contrário disso, abençoar pessoas em suas necessidades, fazer o bem, era perfeitamente possível no sábado sem violar seu propósito!

(5) Por fim, Jesus certamente sabia que os fariseus poderiam pensar: mas quem Ele pensa que é para querer nos ensinar? Para querer mudar os nossos conceitos?

Jesus, então, fecha seu argumento, dizendo: “de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado” (Marcos 2:28). Aqui Jesus está mostrando que Ele não está mudando a lei de Deus, mas mostrando aquilo que os fariseus deixaram de ver na lei do Senhor.

Está afirmando que Ele, Jesus, é divino, que é maior que Davi e que tem autoridade de determinar o uso correto da lei, pois Ele mesmo a estabeleceu, tem domínio sobre ela!

Portanto, a necessidade de alimento dos discípulos, que em missão colheram algumas espigas, não era uma violação do sábado.

Ao mesmo tempo, as várias regras inventadas e hipocrisia dos fariseus, isso sim era uma violação ao propósito de Deus para esse dia de descanso!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp