Por que o diabo é chamado de Lúcifer, é o nome próprio dele na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu sempre achei que o nome do diabo era Lúcifer. Mas conversando com um irmão ele me disse que não existe essa palavra na Bíblia Sagrada, que isso era uma invenção, que o diabo não tinha nome nenhum descrito na Bíblia. Gostaria de saber se isso é verdade e de onde apareceu então essa ideia de que o diabo se chama Lúcifer.

Caro leitor, o exame cuidadoso da Bíblia sempre nos dá a direção e o esclarecimento certos nessas questões. Vamos verificar essa questão do diabo ser chamado de Lúcifer. Você vai se surpreender com as informações!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

De onde vem a palavra Lúcifer? Lúcifer tem na Bíblia?

(1) A primeira coisa bastante clara a esclarecer é que realmente não temos na Bíblia a palavra Lúcifer. Lúcifer é uma palavra latina, que significa “fonte de luz” ou “portador da luz”. Tenho certeza que você se confundiu ainda mais agora, não é mesmo? Como um nome aplicado ao diabo pode ter esse significado?

Mas de onde veio essa ideia de que Lúcifer é o nome próprio do diabo? Existe uma tradução da Bíblia para o latim chamada Vulgata, realizada por um homem chamado Jerônimo, de 382 a 404 d.C.

Nessa tradução foi usada a palavra “lúcifer” para traduzir “estrela da manhã” em Isaías 14:12:

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!”

(2) Observamos claramente que no texto não temos a expressão “estrela da manhã”, do hebraico “heylel”, sendo usada como um nome próprio e ainda mais um nome próprio atribuído ao diabo!

No contexto de Isaías 14 observamos que ele está profetizando contra o governante da Babilônia, ou seja, um governante político altivo e orgulhoso.

No entanto, por conta das várias figuras de linguagem usadas por Isaías, muitos aplicaram esse texto como falando da queda de Satanás do céu. Veja este trecho:

“Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte…” (Isaías 14:13).

Apesar de Satanás ter também tal soberba descrita no texto para o rei da Babilônia, o texto de Isaías não está falando dele, mas desse governante cruel, altivo, orgulhoso que existiu e que iria ser disciplinado por Deus (Isaías 14:15-16).

Por que Lúcifer começou a ser usada como nome do diabo?

(3) Mesmo diante da clareza do texto em mostrar que esse orgulhoso mencionado é o rei da Babilônia, muitos começaram a interpretar o texto de uma forma mais alegórica, dizendo que também se referia ao diabo, como um tipo de profecia com dupla interpretação.

Então, algum tempo depois da tradução chamada Vulgata, que mencionamos acima, muitos começaram a usar a palavra latina “lúcifer” como um nome próprio para o diabo.

A popularidade do nome Lúcifer explodiu ao ser ele usado na obra “Paraíso Perdido” de John Milton, originalmente publicada no ano de 1667.

(4) Com a popularidade que o fato do diabo ter agora “um nome próprio” ganhou e ainda mais vindo de um texto bíblico, a palavra lúcifer (que não é um nome próprio), popularizou-se e hoje em dia muitos a usam como sendo o nome próprio do diabo.

Porém, biblicamente, como demonstramos, essa é uma informação errada. Não temos na Bíblia nenhum nome próprio atribuído ao diabo.

Satanás é mencionado na Bíblia por títulos e características como, por exemplo, diabo (difamador), satanás (adversário), que são os mais comuns.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp