O que são os oráculos de Deus citados na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu li em um texto bíblico uma menção estranha, sobre oráculos de Deus. Eu tinha ideia que oráculos tinha mais a ver com coisas de misticismo, de macumba, essas coisas, mas quando vi na Bíblia não entendi muito bem. Pode me ajudar a compreender qual seria o significado correto de oráculos de Deus na Bíblia?

Caro leitor, algumas palavras que já foram muito usadas no passado, com o passar do tempo, caem em certo desuso devido as modernizações da língua, o que leva muitas pessoas a não as compreenderem bem devido ao pouco uso.

Por exemplo, a palavra concupiscência era muito usada antigamente, mas hoje poucos sabem o que ela significa. Hoje usamos “desejo” no lugar dela. É também o caso da palavra “oráculos”, não muito usada hoje em dia. Vejamos os significados dela na Bíblia:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que são os oráculos de Deus citados na Bíblia?

(1) A frase oráculos de Deus é citada por três vezes na Bíblia, sendo em Romanos 3:2, Hebreus 5:12 e 1 Pedro 4:11, que cito a seguir:

“Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Pedro 4:11). 

(2) Primeiramente iremos entender o significado da palavra oráculo sozinha.

Os pagãos (que não criam no Deus verdadeiro) tinham o costume de consultar imagens, objetos, espíritos, ou seja, qualquer coisa relacionada aos seus deuses que pudesse trazer alguma resposta a uma dúvida, por exemplo, em momentos de grande indecisão (Quem não se lembra da famosa cena de alguém consultando uma bola de cristal).

Essa resposta que eles criam que recebiam “de alguém superior” tinha o nome de oráculo e era, então, seguida como sendo a vontade dos deuses ou dos espíritos. Veja um exemplo citado na própria Bíblia:

“Porque o rei da Babilônia para na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos, para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os ídolos do lar, examina o fígado” (Ezequiel 21:21).

Aqui o rei da Babilônia é citado consultando de várias formas os seus deuses para entender quais são os oráculos (as respostas) às suas dúvidas.

Evidentemente essas consultas pagãs eram proibidas aos servos de Deus, que deveriam consultar apenas o Senhor, o Deus verdadeiro.

(3) Quando a palavra oráculo vem acompanhada com a citação “de Deus”, temos, então, o significado de uma mensagem revelada, dada por Deus.

Especificamente nos três textos que mencionei no primeiro ponto, temos ali a menção da vontade de Deus revelada no Antigo Testamento e também revelada por meio da pregação responsável que vinha de servos de Deus.

Pedro diz: ““Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus… (1 Pedro 4:11). Isso indica que quem fosse falar algo deveria falar algo que viesse de Deus, que estivesse em harmonia com a vontade do Senhor.

Paulo diz: “…Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus” (Romanos 3:2). Aqui a referência é ao Antigo Testamento, confiado ao povo Judeu no decorrer dos anos passados.

Ou seja, Deus traz todas as respostas que Seu povo precisa em Sua palavra revelada no decorrer do tempo.

(4) Sendo assim, oráculos de Deus não tem nada de místico para nós cristãos.

Não devemos compreender a expressão como os pagãos a usam (oráculo) no sentido de saber coisas de forma mística e de qualquer forma possível, seja consultando pedaços de madeira, imagens, sacerdotes ou coisas do tipo para saber o que devem fazer, qual a vontade dos deuses e espíritos!

Na ótica cristã, os oráculos de Deus são a vontade de Deus (o único Deus verdadeiro) revelada no Antigo e Novo Testamento, que nos conduz a agradá-Lo e servi-Lo conforme Ele determinou em Sua Palavra!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp