Divórcio em caso de agressão é permitido na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Me dói muito dizer isto, mas tenho pensado muito em me divorciar por causa das agressões que tenho sofrido dentro do casamento. Ele já me agredia com palavras alguns anos após casarmos, mas sempre relevei, orando pela conversão dele. Mas de uns tempos para cá ele tem me agredido, tem me batido, já me deixou até com o olho roxo. Algumas pessoas me dizem que o divórcio é pecado, que devo perseverar. Mas meu coração está destruído por estar com um homem que eu amei um dia e que hoje me bate. Pastor, é pecado eu me divorciar nesse caso?

Cara leitora, é muito importante que você leia o quanto antes aquilo que irei te falar abaixo. Vou te expor o que creio que a Bíblia Sagrada orienta nesse caso e peço que você reflita e seja rápida na sua tomada de decisão.

Divórcio em caso de agressão é permitido na Bíblia?

Divórcio em caso de agressão é permitido na Bíblia?

(1) O divórcio é um tema bastante discutido desde sempre. Deus fez o casamento (Gênesis 2:24), mas por causa da nossa natureza humana pecaminosa, nem todos os casamentos seguem até o famoso “até que a morte os separe”. Jesus disse que o divórcio não é do agrado de Deus, mas que Ele o permitiu por causa da dureza do coração humano: “Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio” (Mateus 19:8).

(2) A grande questão que muitos discutem é: Quais são os motivos reais que permitem um divórcio segundo a Bíblia? Não vou trabalhar esse tema de forma completa agora, pois é bastante amplo e foge um pouco da pergunta da nossa leitora, mas podemos dizer de forma resumida que alguns apontam para a existência de pelo menos dois motivos claros para divórcio na Bíblia, sendo: a traição (Marcos 10:1-12) e o abandono por parte do cônjuge descrente (1 Coríntios 7:15). Mas aí entra a questão: E a violência dentro do casamento, não é um forte motivo para um divórcio? A pessoa que sofre violência (geralmente a mulher) deve continuar sofrendo violência e permanecer casada?

Leia também: É Possível o amor acabar em um casamento vindo de Deus?

(3) A resposta a essas perguntas é que a violência é sim motivo para divórcio segundo a Bíblia. Aliás, não só para o divórcio, mas também para denúncia à polícia para que a justiça tome providências. Biblicamente entendo que a violência dentro do casamento se enquadra em 1 Coríntios 7:15: “Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz”. Paulo trabalha nesse texto a possibilidade de um cônjuge incrédulo abandonar o casamento. A palavra grega traduzida por “apartar-se” é “chorizo” e significa “separar, dividir, partir, quebrar em pedaços, separar-se de, despedir-se, partir, ir embora”.

(4) Penso que a violência contra o cônjuge seja um estágio avançadíssimo de um desejo e uma decisão de “apartar-se” que a outra pessoa está demonstrando através da violência. Quando um marido, por exemplo, agride a esposa está claramente se apartando dela, está quebrando o relacionamento, está indo embora do casamento com tal atitude. Nesse caso, fica claro para mim que a pessoa que sofre violência no casamento tem sim o direito de divorciar-se e não estará com isso indo contra a Bíblia Sagrada. Está amparada pela orientação de Paulo vista acima. Dessa forma, quem sofre violência deve tomar uma atitude rápida, pois está totalmente debaixo do que a Bíblia ensina caso queira se divorciar.

Leia também: 6 Sinais de que seu casamento precisa de reformas

(5) Alguns costumam aconselhar pessoas que sofrem violência no casamento a perseverar, a crer que as coisas vão mudar. Eu penso que esse é um mau conselho. Diante da violência não há outro caminho senão o de se afastar dessa pessoa e de perigos até maiores, pois quem agride pode muito bem até tirar a vida da pessoa se tiver oportunidade (Não vemos isso todos os dias nos noticiários?). Esse risco não deve ser corrido de forma alguma. Ninguém deve permitir violência dentro do casamento. No menor vestígio dela acontecer deve haver conversa séria do casal deixando claro que isso não será tolerado e, caso continue, providências sérias devem ser tomadas em todas as esferas possíveis.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp