Jesus viu Satanás caindo do céu como relâmpago. Isso se refere a expulsão do diabo do céu?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Quando Jesus mencionou em Lucas 10:18 que viu Satanás caindo do céu como um relâmpago, isso se refere à expulsão do diabo do céu? Alguns afirmam que foi somente nesse momento que o diabo foi efetivamente expulso do céu e que anteriormente ele tinha acesso livre. Essa interpretação encontra respaldo na Bíblia?

Caro leitor, um dos grandes erros de interpretação bíblica é construirmos uma argumentação teológica sobre um único verso, buscando fazer com que uma ideia se encaixe nele.

Via de regra, um verso é interpretado mais corretamente quando o contexto é examinado e seu sentido fica, então, revelado de forma mais clara. Vamos fazer isso juntos agora…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Via Satanás caindo do céu como relâmpago. O que significa isso?

(1) O texto que você citou é Lucas 10:18, que diz: “Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago”. Quem diz essa palavra é Jesus, após os setenta discípulos enviados para uma missão evangelística voltarem alegres por ver a mão de Deus agindo. O que Jesus quis dizer a eles?

(2) Nesse contexto, a Bíblia vai mostrar que Jesus enviou esses setenta discípulos a uma missão, onde eles deveriam ir à frente de Jesus às cidades designadas (Lucas 10:1).

Eles deveriam ir focados na missão, não deveriam levar provisões, deveriam aceitar ajuda das próprias pessoas dos locais onde fariam a missão (Lucas 10:2-8).

(3) Jesus continua dizendo a eles: “Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus” (Lucas 10:9). Jesus ainda diz a eles que se fossem rejeitados deveriam sacudir o pó dos pés, pois isso seria sinal do grande erro dessas cidades em rejeitar os enviados do Rei (Lucas 10:10-16).

(4) A narrativa agora passa a mostrar o retorno desses setenta discípulos. E o que eles disseram em seu retorno é muito importante para entender a questão onde Jesus via Satanás caindo do céu como relâmpago:

“Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!” (Lucas 10:17).

E é exatamente como resposta a essa fala que Jesus responde: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago”. Dadas essas explicações, temos ao menos duas interpretações defendidas para o significado dessa fala de Jesus:

(5) Na primeira, alguns pensam que Jesus estava freando um pouco essa alegria “orgulhosa” dos discípulos que regressaram se sentindo poderosos porque até os demônios os obedeciam. Jesus estaria dizendo a eles que o próprio diabo, pelo seu orgulho, não teve lugar no céu.

Nesse sentido, Jesus via nessa queda do diabo algo que não queria que ocorresse com seus discípulos!

Então, nesse sentido, deveriam colocar a cabeça no lugar quanto a isso e dar toda a glória a Deus! Se o diabo estava no céu e caiu pelo seu orgulho, eles também poderiam sofrer queda semelhante.

(6) Uma segunda interpretação aponta que Jesus estaria falando ali da derrota que o diabo sofreu nessa campanha de evangelismo dos setenta discípulos. Sendo assim, a fala de Jesus seria toda simbólica. Céu seria símbolo de algo alto, do poder, da grandeza que Satanás achava que tinha em suas mãos.

Caindo como relâmpago significaria uma derrota repentina, uma queda grande e rápida, assim como a queda de um raio que cai e desaparece!

 (7) No meu entendimento a segunda interpretação se encaixa melhor no contexto. Não me parece que os discípulos estavam orgulhosos de forma prejudicial, pois disseram bem claramente a Jesus a respeito dos demônios que “nos submetem pelo teu nome”, ou seja, sabiam que toda a glória era ao nome de Jesus.

Sendo assim, o comentário de Jesus parece ser sobre essa derrota sofrida pelo diabo diante do envio de uma missão pela própria mão Dele (O Messias), que deu todo poder e autoridade aos Seus discípulos para realizá-la e ela seria realizada, mesmo diante da oposição do inimigo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp