Hoje estarás comigo no paraíso! Como isso é possível se Jesus ainda não tinha subido ao céu?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Na história da crucificação observamos que Jesus salva um dos dois ladrões que foram crucificados com Ele. Ele diz ao rapaz que naquele mesmo dia Ele estaria com Ele no paraíso. Porém, Jesus ainda não tinha ressuscitado e subido ao céu. Como isso seria possível? Seria um erro na tradução do texto?

Caro leitor, sempre surgem muitas dúvidas a respeito de fatos relacionados a Jesus, principalmente porque Ele é apresentado na Bíblia sendo 100% Deus e 100% homem. A Bíblia também diz que Ele se esvaziou para nascer e morrer pelos nossos pecados:

“antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Filipenses 2:7).

Então, todos esses fatos devem ser considerados quando estudamos os contextos, quando fazemos qualquer avaliação sobre questões que envolvem Jesus. É o que entenderemos hoje aqui.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Jesus só foi ao paraíso depois da ressurreição?

(1) Quando Jesus é crucificado ao lado de dois ladrões, Ele salva um deles e faz a ele uma promessa:

“Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43)

Há quem tente explicar esse texto dizendo que existe um erro de pontuação nele, ou seja, Jesus estaria dizendo algo como “Eu te digo hoje: Estarás comigo no paraíso”. Nesse caso, Jesus não estaria dizendo que estaria naquele dia no paraíso!

Evidentemente que isso não faz sentido! Nossas comissões de tradução da Bíblia dos originais para o português não cometeram esse erro infantil de errar uma pontuação em um texto tão importante.

E mais: as revisões de traduções também teriam de errar e permanecer no erro, o que não aconteceu! E mais: todas as melhores traduções para o português traduzem com esse sentido. Por isso, a explicação é outra!

(2) O que muitos esquecem quando avaliam esse texto é que Jesus é 100% Deus! Sendo assim, quando Seu corpo humano é ferido e morre, Jesus deixa de ser Deus? Sua divindade morre?

Evidente que não! Sem o esvaziamento e limitações da natureza humana que, por escolha, Ele assumiu, Jesus tem de forma plena todos os atributos de Deus em si!

Logo, fica bastante claro que, quando Jesus diz ao ladrão convertido que naquele mesmo dia o rapaz estaria com Ele no paraíso, só pode estar falando de sua onipresença!

A onipresença é um atributo de Deus que demonstra que Ele está em todos os lugares. O salmista reflete sobre isso no Salmos 139, do qual destaco um verso:

“Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também” (Salmos 139:8).

(3) O que percebemos é que Jesus, ali na cruz, declara algo ao rapaz ciente da Sua vitória, da Sua grandeza e sabendo que Ele é Deus! O criminoso convertido continuaria na presença do Deus Filho assim que morresse!

Mas por que Jesus diz depois da ressurreição que Ele ainda não havia subido para o Pai?

“Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (João 20:17).

Aqui é preciso juntar os elementos do contexto. Observe que agora já ocorreu a ressurreição do corpo físico de Cristo! Mas agora sem as limitações humanas. Nesse sentido, com esse corpo ressuscitado, Ele ainda não tinha subido!

Isso porque haviam missões aqui a serem realizadas com esse corpo físico ressuscitado! Quando essas missões fossem finalizadas, Ele subiria totalmente e, algum tempo depois, enviaria o Espírito Santo para guiar Seu novo corpo na terra (a igreja)!

“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” (João 16:7).

(4) Então, não existe contradição em Jesus dizer ao criminoso convertido que ele estaria no paraíso naquele mesmo dia com Ele!

Jesus, com Sua onipresença plena, estaria ali no paraíso. E, claro, ao terceiro dia finalizaria Sua missão aqui na terra, tendo seu corpo físico ressuscitado dentre os mortos!

Não podemos negar que os detalhes do que ocorreu nesse tempo entre a morte e ressurreição de Jesus, são muito obscuros, pois a Bíblia não relata pormenores! Mas o que sabemos é que os atributos de Deus estão todos em Cristo nessa Sua vitória sobre a morte!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp