O que significa Alfa e Ômega na Bíblia Sagrada? Veja neste estudo

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você já leu em algum trecho da Bíblia a expressão alfa e ômega? Certamente já ouviu falar. Para entender algumas expressões que aparecem na Bíblia, às vezes temos de compreender mais a fundo a cultura, a língua e até a geografia da época. Nesse caso, iremos buscar compreensão usando uma das línguas que era falada na época e com a qual foi escrito o Novo Testamento.

O que significa alfa e ômega na Bíblia Sagrada?

O que significa alfa e ômega na Bíblia?

A expressão “Alfa e Ômega” aparece apenas em trechos no livro de Apocalipse. Veja um desses trechos: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Apocalipse 1. 8).

Para entendermos bem o significado da expressão, precisamos saber que alfa e ômega são duas letras do alfabeto grego (a língua em que foi escrito o Novo Testamento e a língua mais falada nessa época): Alfa (A / α) – Ômega (Ω / ω).O detalhe interessante é que alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última letra. Isso já nos ajuda a compreendermos melhor a expressão bíblica.

Assim, essa expressão quando aparece na Bíblia, por exemplo, nesse texto: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22. 13), significa que Deus está falando de Sua eternidade e soberania. Deus é o início de tudo (Alfa) e irá terminar tudo (Ômega). Ele é o governante soberano e eterno sobre todas as coisas desde sempre. Vemos isso claramente nas profecias em Apocalipse e em dezenas de outros textos bíblicos, dos quais destaco o abaixo:

“Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Colossenses 1. 17).

No livro do profeta Isaías vemos algo parecido com a expressão Alfa e Ômega no grego, mas na língua hebraica e mais focada no significado com relação a Deus ser eterno e soberano sobre tudo e todos: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Isaías 44. 6).

 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp