Por que alguns homens são chamados de centurião na Bíblia? O que é isso?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: notei que alguns homens na Bíblia são chamados de “centurião”. Gostaria de compreender melhor que cargo era esse dentro do império romano. Nos textos parecem pessoas de grande prestígio e com certo poder. Pode me ajudar a compreender com detalhes?

Caro leitor, na época de Jesus e algum tempo após a Sua morte, quem ditava as regras em boa parte do mundo da época era o Império Romano.

Esse império conquistou grandes extensões de terras, muitos países e exibia com orgulho seus poderosos exércitos. Vamos analisar juntos um pouco sobre esse cargo de centurião dentro dos exércitos romanos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

Por que alguns homens são chamados de centurião na Bíblia?

(1) A primeira menção que temos na Bíblia de um centurião, está em Mateus 8:5, que diz: “Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:”.

Comecemos analisando a palavra ali usada: Centurião, vem do grego “hekatontarchos”, que por sua vez é a união de duas palavras: “hekaton” (Cem) + “archo” (Ser o chefe, governar, liderar).

Ou seja, era um oficial do exército romano que tinha sob sua responsabilidade de liderança cerca de cem homens. Cada centurião cuidava de cem homens.

(2) Em cada “companhia” romana existiam seis centuriões, que cuidavam de cem soldados cada, totalizando seiscentos soldados em cada uma dessas “companhias”.

Dez companhias formavam uma legião de soldados, o que dava cerca de seis mil soldados, que eram comandados, então, por 60 centuriões. Portanto, observamos que era um cargo de muita importância dentro da organização dos exércitos romanos.

(3) Na bíblia temos a menção de pelo menos seis centuriões que interagiram nas histórias contadas. Ao que parece pelo menos dois deles podem ter se convertido e seguido a Jesus Cristo. Vamos conhecê-los?

(i) O primeiro é o que citamos no começo deste estudo. Ele estava ali na cidade de Cafarnaum e de forma muito humilde e com fé pediu a ajuda de Jesus para a cura de seu servo que estava muito doente.

Sobre ele, Jesus disse: “Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta” (Mateus 8:10).

(ii) O segundo centurião foi aquele responsável pela aplicação das penas em Jesus. Ele comandou o pelotão de soldados que executou o Senhor Jesus. Sobre ele destaco o relato interessante feito pelo evangelista Marcos:

“O centurião que estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus” (Marcos 15:39).

(iii) O terceiro centurião mencionado na Bíblia é chamado de Cornélio. Ele é mencionado estando na cidade de Cesareia, converteu-se a Cristo através de uma visita do apóstolo Pedro, que foi guiado por Deus até a casa dele após ter uma visão:

“Morava em Cesareia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana” (Atos 10:1). Leia todos os detalhes dessa linda conversão em Atos 10.

(iv) O quarto centurião mencionado teve participação fundamental no salvamento do apóstolo Paulo de ser açoitado. Paulo diz a ele que era cidadão romano e que estava sendo tratado contra a lei romana.

O centurião, então, vai ao comandante e informa o fato, e dessa forma livra Paulo dessa penalidade naquele momento: “Ouvindo isto, o centurião procurou o comandante e lhe disse: Que estás para fazer? Porque este homem é cidadão romano” (Atos 22:26).

(v) O quinto centurião também ajudou o apóstolo Paulo a não ser pego por um plano dos judeus para assassiná-lo. O filho da irmã de Paulo ouviu a trama dos judeus para matá-lo (Atos 23:16) e esse centurião foi informado e tomou providências:

“Então, este, chamando um dos centuriões, disse: Leva este rapaz ao comandante, porque tem alguma coisa a comunicar-lhe” (Atos 23:17).

(vi) O sexto centurião é designado pelo seu nome na Bíblia. Ele se chamava Júlio e foi o responsável pela escolta de Paulo, quando este foi conduzido preso de Cesareia até Roma:

“Quando foi decidido que navegássemos para a Itália, entregaram Paulo e alguns outros presos a um centurião chamado Júlio, da Coorte Imperial” (Atos 27:1).

Após o navio ter naufragado devido à grande tempestade que enfrentaram, esse centurião impediu que os soldados matassem os pesos e o próprio apóstolo Paulo:

“O parecer dos soldados era que matassem os presos, para que nenhum deles, nadando, fugisse; mas o centurião, querendo salvar a Paulo, impediu-os de o fazer; e ordenou que os que soubessem nadar fossem os primeiros a lançar-se ao mar e alcançar a terra” (Atos 27:42-43).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp