Por que João 14:28 diz que Jesus é menor do que Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você Pergunta: Como entender essa questão da Bíblia dizer que Jesus é menor do que Deus? Lendo João 14:28 temos ali Jesus dizer que Deus é maior do que Ele e fiquei meio sem entender como Deus é maior do que Jesus se Jesus é Deus também? As religiões que afirmam que Jesus não é Deus estariam certas com base nesse versículo? Poderia nos esclarecer esse texto para uma compreensão mais correta disso?

Caro leitor, sua pergunta vai nos dar a oportunidade de trabalharmos juntos essa questão que deixa muitas pessoas confusas, mas que é facilmente compreendida com uma análise mais profunda do texto bíblico. Vamos juntos?

Por que João 14:28 diz que Jesus é menor do que Deus?

Jesus é menor do que Deus?

(1) O apóstolo João está narrando nesse contexto a fala de Jesus a respeito de Sua morte e da vinda do Consolador, o Espírito Santo. Ao final de Seu discurso, Jesus diz aos Seus discípulos:   “Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu” (João 14:28). Esse texto causa muita confusão na mente de muitos. Alguns dizem que nesse texto Jesus deixa claro que Ele não é Deus. Afirmam que o fato de Jesus dizer que é menor do que Deus mostra que Ele não é Deus e isso acaba com o pensamento dos que creem na trindade. Será isso correto?

(2) Uma das regras mais básicas da interpretação bíblica é que quando um texto é de difícil compreensão, outros textos devem ser consultados para que através deles se consiga uma compreensão melhor desse texto mais obscuro. Nesse caso, usando essa regra, podemos primeiramente avaliar a seguinte questão: Jesus é apresentado como sendo Deus em outros textos bíblicos? A resposta é sim! Após Jesus ter ressuscitado, observe o que diz aos discípulos: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18). Somente Deus tem toda autoridade no céu é na terra, certo? Esse é apenas um exemplo sobre a clareza da divindade de Cristo na Bíblia. Para ver mais sobre a divindade de Cristo, leia nosso estudo: A Bíblia realmente afirma que Jesus é Deus?

Jesus é menor do que Deus em que sentido?

(3) A apuração acima já nos aponta claramente que em João 14:18, quando é mencionado que Jesus é menor do que Deus, não existe uma negação da Sua divindade. Mas o que temos ali, então? A resposta não é complicada: Jesus Cristo, enquanto humano, é menor do que Deus. Jesus está claramente falando aos Seus discípulos da Sua identificação com o ser humano, do Seu esvaziamento para que cumprisse a obra de salvação. Ele se fez homem. Veja o que Paulo diz sobre isso: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:5-8).

(4) A explicação de Paulo aos filipenses deixa claro que Jesus Cristo se esvaziou, se tornou servo, se tornou semelhante aos homens. Isso mostra claramente o que significa ser menor do que Deus naquele momento de Sua missão. Jesus enquanto humano na terra, fazendo Sua missão, estava em total submissão a Deus e a Sua vontade. Ele escolheu se tornar menor por breve tempo. Isso o tornava menor.

(5) Isso fica claro em textos escritos após Jesus ter cumprido a Sua missão e assumido plenamente quem é: “proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12). Observe que Jesus é digno de receber glória e louvor, coisas que as escrituras só aceitam que sejam dadas a Deus. Em outro momento, quando João se dobra e tenta adorar o anjo que lhe dava as revelações de Apocalipse, veja a atitude dele: “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: “Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Apocalipse 19:10). Somente Deus pode ser adorado e Jesus é adorado nas escrituras, o que mostra claramente que Ele é Deus.

(5) Dessa forma, rejeitamos o pensamento daqueles que tentam fazer malabarismos tentando negar a divindade de Cristo com base em João 14:28, não interpretando corretamente o fato de que Jesus é menor do que Deus naquele momento. Uma análise profunda nos mostra claramente o que Jesus quis dizer e como Sua divindade de forma alguma foi sequer arranhada em Sua missão aqui na terra!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão