O que significa comer a carne e beber o sangue de Jesus para ser salvo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: em minha leitura no livro de João li um versículo bem estranho, onde Jesus diz que precisamos comer a sua carne e beber o seu sangue para termos a vida eterna. Fiquei um pouco confusa com isso. Pode me explicar com mais detalhes o que isso quer dizer?

Cara leitora, o verso onde Jesus diz isso está em João 6:54: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

Como em toda interpretação, é muito necessário observarmos o contexto para compreendermos o que Jesus quis dizer com isso.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Comer a carne e o sangue de Jesus, o que significa?

(1) Jesus estava ensinando um multidão de pessoas na sinagoga de Cafarnaum (João 6:59). Essas pessoas foram pessoas que participaram do milagre da multiplicação de pães e peixes relatado em João 6:1-15.

Elas estavam com muito interesse em Jesus, no entanto, o motivo principal era porque tinham visto a multiplicação de pães e queriam algum benefício material (comida), algo que foi logo percebido pelo Senhor:

“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes” (João 6:26).

(2) Nesse contexto, Jesus começa a ensiná-los, fazendo uma comparação com o alimento físico e o alimento espiritual, mostrando que o alimento físico é inferior ao espiritual.

Jesus diz que Ele é o pão vivo que desceu do céu: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (João 6:51).

Essa comparação de Jesus era para mostrar que ele era superior ao Maná que Deus deu no deserto ao povo de Israel e também superior a Moisés.

Jesus era o alimento que dava a vida eterna, enquanto o Maná foi algo passageiro, que matou a fome daquelas pessoas no deserto e acabou:

“Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente” (João 6:58)

(3) É aqui que Jesus insere a frase sobre comer a sua carne e beber o seu sangue. Esse conceito, evidentemente, é figurado e aponta para o sacrifício de Cristo, já que Ele entregaria seu corpo (e sangue) para a crucificação em nosso favor.

Além disso, esse “comer” indica que Cristo passa a fazer parte da vida da pessoa (como quando comemos um alimento e ele é absorvido por nosso organismo e faz parte dele). Jesus explica essa questão, quando diz:

“Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá” (João 6:57).

A união de Cristo com Deus é o padrão perfeito que inspira a mesma união que nós devemos ter com o Senhor Jesus.

(4) A pergunta que fica agora é: como comemos a carne e bebemos o sangue de Jesus? Jesus explica que isso é feito quando cremos, quando a nossa fé está totalmente focada Nele:

“Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:29). Jesus deu sua carne e seu sangue, morreu na cruz em nosso lugar.

Deus fez a parte Dele plenamente. Cabe a nós crermos totalmente nesse sacrifício feito em nosso favor e estarmos totalmente unidos com Cristo, pela fé (que é o significado de comer a sua carne e beber o seu sangue).

(5) Evidentemente, essa figura de linguagem sobre comer a carne e beber o sangue surpreendeu aquelas pessoas, já que compreenderam a fala de Jesus como algo literal e canibalismo e beber sangue era algo abominado na Lei de Moisés.

É por isso que eles se questionaram: “Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?” (João 6:52).

Essa falta de compreensão e falta de fé claras fizeram com que essas pessoas simplesmente rejeitassem esse “banquete”, sim, abandonassem a Jesus Cristo, o alimento espiritual que elas precisavam, mas não quiseram:

“À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele” (João 6:66).

(6) E, claro, em um contexto posterior de tempo, temos a instituição da Santa Ceia, que veio representar essa fé na obra de Cristo de uma forma simbólica, quando comemos do pão e bebemos do cálice, que representar o corpo e o sangue de Cristo, dados na cruz em nosso lugar!

“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Coríntios 11:26).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp