A mulher vestida do sol e com a lua debaixo dos pés em Apocalipse. Quem é ela?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu gostaria de entender melhor quem é a mulher citada em Apocalipse 12.1, que está vestida de sol e está com a lua debaixo dos pés e ainda tem uma coroa de 12 estrelas na cabeça. Quem ela é e o que significam todos esses simbolismos ligados a ela? Pode fazer um estudo completo sobre isso?

Cara leitora, o livro de Apocalipse nos apresenta simbolismos bem profundos que exigem de nós um conhecimento bíblico amplo e profundo para sabermos do que eles estão falando.

O texto mencionado diz o seguinte: “Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Apocalipse 12:1).

Hoje iremos interpretar juntos esse verso. Iremos entender os simbolismos usados por João e que eram muito conhecidos das igrejas que leram Apocalipse inicialmente e que precisamos relembrar para os entendermos em detalhes e profundidade.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem é a mulher vestida de sol em Apocalipse?

(1) Antes de explicarmos os simbolismos desse texto (sol, lua, estrelas), precisamos entender as possíveis identidades dessa mulher.

Ela seria Maria? Para os católicos romanos essa mulher é Maria, principalmente pelo fato do texto mencionar em Apocalipse 12:5 o nascimento de um menino que rege as nações, que só pode ser Jesus Cristo.

Mas Apocalipse 12:2, que cita a mulher sofrendo tormentos para dar à luz, parece entrar em choque com a doutrina católica de que Maria deu à luz sem dores.

Ela seria Israel, de onde veio o Messias? Para um bom grupo de teólogos essa mulher simboliza o Israel do Velho Testamento, de onde veio o Messias prometido.

Mesmo com todas as investidas do Dragão (Diabo), Israel permaneceu, não foram destruídos, e o plano de Deus da vinda do Salvador se cumpriu na história.

Porém, em Apocalipse 12:17, temos a menção da descendência da mulher, o que parece indicar a continuidade do povo de Deus, aqueles que guardam o testemunho e a fé no Cristo, o que parece apontar para a igreja apostólica.

Ela seria o “Israel” que compreende todo o povo de Deus, na Antiga e Nova Aliança. Essa visão aponta que essa mulher simboliza a totalidade do povo do Senhor, tanto os do Velho Testamento e os do Novo Testamento!

Ela seria o “Israel” que compreende todo o povo de Deus, na Antiga e Nova Aliança. Essa visão aponta que essa mulher simboliza a totalidade do povo do Senhor, tanto os do Velho Testamento e os do Novo Testamento!

(2) Para seguirmos o nosso estudo, irei escolher a terceira opção, pois me parece mais alinhada com o contexto. Ou seja, a mulher simboliza o povo de Israel da antiga aliança, de onde veio o Messias, mas também aponta para o povo de Deus na Nova Aliança.

Isso porque existe apenas um povo de Deus. Todos, unidos, são a totalidade do povo de Deus em todos os tempos.

Sendo assim, passemos agora a entender as simbologias que o texto aplica a essa mulher. Vamos estudar as 3 principais, que são (Sol, Lua e coroa com 12 estrelas).

(3) Uma mulher vestida do sol: O sol no contexto de Apocalipse aponta para algo glorioso, esplendoroso e poderoso. Lembremos que João está vendo esse sinal “no céu”. Ou seja, o povo de Deus reflete nele a glória do próprio Deus.

Ela está vestida porque a glória não lhe pertence, ela é dada a Ela pelo Senhor. A igreja gloriosa já é vista no céu porque a sua vitória é certa e já foi determinada por Deus!

Mas o tempo final ainda não chegou. E a igreja é vista também na terra lutando! Ela já é vencedora e já está vestida com a glória de Deus que irá se revelar em toda plenitude no final dos tempos!

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar” (Apocalipse 12:17).

(4) Uma mulher com a lua debaixo dos pés: algo que é colocado debaixo dos pés de alguém indica a figura de domínio dessa pessoa. A igreja domina junto com o Senhor Jesus. Tudo está sob o domínio do Senhor!

“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1)

Jesus Cristo tem toda a autoridade no céu e na terra e é o cabeça da igreja, logo, essa autoridade também é vista na igreja do Senhor.

A lua (e os astros em geral) representam coisas grandiosas e gloriosas. Os poderes do inimigo são grandes, mas estão vencidos pela autoridade maior de Cristo e de Sua igreja. Todo poder está nas mãos de Cristo!

(5) Uma mulher com uma coroa de doze estrelas na cabeça: Coroa indica realeza, indica grandeza, glória. A coroa é colocada na cabeça e a cabeça da igreja é Cristo:

“Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (Colossenses 1:18)

Logo, Cristo reina, é o Rei dos reis e Senhor dos senhores e a Sua igreja reina junto Dele, sob o comando Dele, na direção Dele e sob a proteção Dele.

As 12 estrelas apontam para a totalidade do povo de Deus. Doze é o número das tribos de Israel doze também foram os apóstolos chamados por Cristo (antiga e nova aliança juntos).

Esse número simboliza a união do povo de Deus em todas as épocas e as estrelas são símbolos de vitória. Os vitoriosos eram coroados. Cristo é vitorioso e Sua igreja também juntamente com Ele!

A igreja está toda debaixo da cabeça coroada de Cristo. Ela, por isso, também está coroada, glorificada!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp