Por que no livro de Jó fala sobre SIGNOS? É pecado cristão consultar HORÓSCOPO?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: faz um ano que estou indo à igreja e algo tem me incomodado agora: alguns irmãos me questionaram pelo fato de eu compartilhar horóscopo e signos nas redes sociais. Eles disseram que é pecado. Porém, já li no livro de Jó 38:32 que ali faz menção dos signos do Zodiaco! Seria errado consultar signos? Não vejo que faça nenhum mal isso!

Cara leitora, a definição mais simples de pecado mostra que pecado é tudo aquilo que de alguma forma vai contra os mandamentos do Senhor.

Por isso, o fato de algo não fazer “mal”, no sentido de prejudicar pessoas de forma mais visível, não é um bom parâmetro para sabermos se algo é ou não pecado. O parâmetro principal que devemos usar é a palavra de Deus. Faremos isso agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Cristão consultar horóscopo e signos é correto?

(1) Horóscopo são análises feitas através dos astros (planetas, estrelas) que buscam, baseado na posição deles, na data de nascimento da pessoa e outros detalhes, determinar previsões sobre futuros acontecimentos na vida da pessoa.

Já os signos do zodíaco, segundo a Wikipedia: “Chama-se de zodíaco o conjunto de constelações ao longo da eclíptica (o caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano)”.

Assim, baseado na data de nascimento de cada pessoa, cada um teria um signo que lhe confere certas características e, através desse signo, seria possível saber de coisas que aconteceriam em seus dias futuros.

Agora que temos uma ideia dos significados, será que cristão consultar horóscopo e signos é pecado?

(2) A primeira coisa que me parece clara é que horóscopo e signos simplesmente ignoram Deus e Sua soberania no governo de todas as coisas.

Na Bíblia, qualquer coisa sobre o futuro só era vinda através de Deus, que enviava Sua palavra para que as pessoas a conhecessem. Por isso, qualquer pessoa que usava de adivinhação, buscando prever o futuro, deveria ser rejeitada:

“Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Levítico 19:31).

Mas por que Deus mandava seu povo se afastar de práticas de adivinhação?

Leia também: O espírito do falecido Samuel conversou com Saul no caso de En-dor?

(3) Esse tipo de adivinhação foi mencionada na Bíblia como algo usado pelo diabo para enganar as pessoas:

“Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores” (Atos 16:16).

Portanto, observamos uma prática que não era correta diante de Deus, antes, era confrontada pelo Senhor pelo fato de ser guiada pelo maligno.

Esse é um motivo claro que fez Deus proibir que Seus servos fizessem uso dessas coisas falsas e mentirosas.

(4) Além do exposto, temos ainda outras questões ilógicas, por exemplo, no acompanhamento de signos: as previsões são as mesmas para todas as pessoas daquele signo.

Usam fatos triviais e óbvios para parecer que estão tendo acertos. Para demonstrar isso, peguei uma previsão hoje:

“A Lua se une a Urano em Áries e recebe um tenso aspecto de Vênus nos últimos graus de Libra, indicando um dia de movimento intenso e possibilidade de projetos de trabalho inovadores. Se estiver envolvido com a tecnologia, astrologia ou assuntos esotéricos, pode ser altamente beneficiado”.

Observe que essa tal previsão não diz “nada com nada”. Ela tem apenas o objetivo de fazer as pessoas se desviarem de Deus, da fé baseada no Senhor, que é Aquele que conduz nossas vidas no presente e futuro.

(5) Uma menção sobre signos do zodiaco no livro de Jó confunde muitas pessoas: “Ou fazer aparecer os signos do Zodíaco ou guiar a Ursa com seus filhos?” (Jó 38:32).

Deus aqui está respondendo a Jó e demonstrando a Sua grandeza na criação e sustentação de todas as coisas.

E para fazer isso o Senhor menciona elementos conhecidos nos céus, ou seja, constelações de estrelas. A menção de signos do zodiaco se refere a movimentações e aparições de estrelas no céu, que estavam debaixo do controle do Senhor!

Não é uma menção sobre consultar o que as estrelas dizem, já que no contexto Deus está justamente falando a Jó que ele é o Criador que mantém todas as coisas segundo a Sua vontade!

Ou seja, bastava Jó olhar para o céu para perceber a grandeza de Deus! Olhar para os astros e perceber quão grande era Aquele que fez e cuidava do equilíbrio de tudo aquilo!

(6) Por isso, o cristão consultar horóscopo e signos não é algo correto. Ao invés de consultar previsões infundadas que desviam a sua fé do Deus verdadeiro, deve consultar diariamente a palavra do Senhor e através de uma vida de comunhão com Deus, viver nos caminhos que o Senhor deseja, aconteça o que acontecer no dia a dia e no futuro.

Não foi à toa que Deus questionou seu povo no passado e também questiona no presente sobre suas atitudes:

“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos! ” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor” (Isaías 8:19-20 – NTLH).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp