A morte dos servos de Deus NÃO É preciosa para Ele como diz o Salmos 116?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu ouvi um pastor falar que não é correto entender os Salmos 116:15, que fala que a morte dos santos de Deus é preciosa para ele, como Deus gostando que seus servos morram. Minha dúvida é que não consigo ver essa interpretação nesse Salmo, pois ele diz mesmo que Deus vê como preciosa a morte daqueles que são Dele!

Caro leitor, esse pastor tem certa razão em suas colocações, porém, é preciso explicar essa questão de forma mais detalhada para que se compreenda o texto corretamente. O texto diz o seguinte:

“Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos” (Salmos 116:15).

Numa leitura rápida, as conclusões são igualmente rápidas, e pode-se concluir que quando um santo de Deus morre, Deus fica muito feliz, como se pensasse: “Oba, ele morreu, que precioso isso”!

Contudo, não é bem isso que o verso quer comunicar. Pode-se entender melhor isso analisando a palavra “preciosa”, traduzida assim na versão Almeida Revista e Atualizada.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Preciosa é a morte dos servos de Deus?

Essa palavra “preciosa” no original em hebraico é “yaqar”, que significa “valioso, estimado, importante, precioso, raro, esplêndido”, mas também pode ser usada no sentido de “custoso”, segundo o léxico hebraico de Strong.

Nesse caso, o contexto é que dará a aplicação mais correta dessa palavra. Nesse verso, o contexto não parece favorecer a ideia de que Deus acha importante e preciosa a morte de um de Seus servos, como se tivesse alegria por isso!

Estaria Deus dizendo que quando um servo Dele morre isso é algo de “grande valor” para Ele? Ou algo extremamente importante, melhor do que esse servo estar vivo?

O contexto mostra que o salmista foi livrado da morte (por Deus): “Pois tu me livraste da morte, os meus olhos, das lágrimas e os meus pés, de tropeçar” (Salmos 116:8).

Isso parece indicar que ver a morte nesse contexto como “algo precioso” não faz sentido. O salmista, no início de seu relato, ainda vê a morte como algo que estava querendo prendê-lo e, assim, algo do qual ele queria escapar e não como algo positivo diante de Deus:

“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza” (Salmos 116:3).

Também temos de lembrar que a morte do nosso corpo é uma consequência direta do pecado que age em nós. Logo, a morte, em nada, é preciosa nesse sentido, nem para nós nem para Deus.

A morte é a lembrança da ruptura que o pecado causou, da separação entre nós e Deus por causa do pecado! Ainda que possa ser vista em alguns casos como um encontro mais profundo com Deus ou a libertação das dores dessa vida, no geral a morte tem uma visão bem mais negativa!

Assim, parece fazer mais sentido que o verso seja melhor compreendido como dizendo que a morte dos servos de Deus não o deixa pulando de alegria, mas é pesarosa para Ele, justamente pelos motivos que fizeram a morte existir.

Porém, outras traduções desse mesmo texto não adotam a palavra “preciosa”. Vejamos algumas delas:

Nova Versão Transformadora:

“O Senhor se importa profundamente com a morte de seus fiéis” (Salmos 116:15).

Essa versão parece não concordar com a ideia de preciosidade, antes, procura mostrar que Deus está envolvido de forma profunda com a morte de Seus servos, com zelo por eles.

Na King James Atualizada temos:

“Custa muito ao SENHOR ver morrer seus fieis” (Salmos 116:15).

Nessa versão, temos exatamente e de forma muito clara essa ideia de que a morte dos servos de Deus não traz alegria a Ele. Aqui se traduz a ideia de “custosa” que expliquei no início.

Na Nova Versão Internacional:

“O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis” (Salmos 116:15).

Nessa versão também temos a ideia de “custo”, de algo que pesa no coração de Deus e não de alegria pela morte dos santos.

Essas são apenas algumas versões para refletirmos. O fato é que a palavra escolhida para dar sentido ao texto acaba mudando o significado dele.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp