5 razões por que seus planos de leitura bíblica não estão dando certo (e continuarão não dando certo)

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Por que nunca consigo cumprir os planos de leitura bíblica que faço todos os anos? Isso me desanima demais! Poderia me dar algumas dicas?

Caro leitor, sempre que chega o início de um novo ano ou mesmo alguma época especial de nossas vidas, gostamos de fazer planos de leitura bíblica. Por que fazemos esses planos? A maioria das pessoas fazem esses planos porque estão com a sua leitura bíblica atrasada ou mesmo porque não tem lido a Bíblia ultimamente e até mesmo porque abandonaram a leitura bíblica há algum tempo e querem retomar, porque no fundo dos seus corações sabem da importância desse contato com a palavra de Deus. Existe também uma pequena parcela de pessoas que fazem planos de leitura da Bíblia porque querem aumentar ainda mais seu tempo de leitura e experiência com Deus, mas tenho que dizer que estes são minoria. A maioria das pessoas está infeliz com a (pouca) dedicação que tem dado a Palavra de Deus, por isso, fazem planos para mudar.

Mas por que será que tantas pessoas fazem planos de ler a Bíblia e não conseguem cumpri-los? Será que existe algo de errado que estão fazendo que está sabotando os desejos desses corações de se aproximar de Deus através da leitura da Palavra? A resposta é sim. Vejamos essas razões:

5 razões por que seus planos de leitura bíblica não estão dando certo (e continuarão não dando certo)

 1-) Planos grandes demais

Quando estamos empolgados, costumamos não medir direito a nossa capacidade de realização dos nossos planos. Por exemplo, quando se inicia um novo ano ficamos tão empolgados com as possibilidades que um novo ano pode nos trazer, com tanto desejo de agradar a Deus de uma forma mais vigorosa, que não medimos direito o tamanho dos planos que fazemos. Quando alguém faz planos grandes demais, acaba tendo dificuldade de cumpri-los e, consequentemente, desanima desses planos e, consequentemente, acaba por abandoná-los pelo desânimo de se achar alguém incapaz de fazer esse plano virar realidade. Quantas vezes você fez planos de ler a Bíblia em 3 meses? Em 6 meses? Em 1 ano? Conseguiu realizá-los ou falhou na maioria das vezes? Talvez um dos motivos de seu fracasso seja porque fez planos grandes demais. Lembre-se: feito é melhor que perfeito. Ou seja, é melhor ler 1 capítulo da Bíblia todos os dias do ano do que planejar ler 10 capítulos por dia e não conseguir passar do primeiro mês.

 2-) Planos incompatíveis com a sua rotina atual de vida

Qual a sua rotina de vida atual? O que você faz em seu dia a dia?  Você sabia que quando fizer seus planos é imprescindível calcular exatamente o impacto que eles terão no seu dia a dia? Isso por um motivo simples: qualquer plano deverá ser realizado dentro das 24 horas diárias que temos. Não há milagre. É matemática. Muitas pessoas falham em seus planos de leitura bíblica porque fizeram planos incompatíveis com sua rotina de vida, calcularam mal o impacto do compromisso que assumiram ou mesmo se esqueceram de encaixar a nova atividade em seu dia. Quando começam sua rotina diária acabam falhando em ler a Bíblia porque os planos são incompatíveis com as outras atividades já assumidas. Lembre-se: a leitura da Bíblia deve fazer parte das atividades programadas no tempo do seu dia a dia.

 3-) Ficar esperando a vontade aparecer

Um grande sonho de todos nós é fazer nossas atividades sempre tendo vontade de fazê-las. Por exemplo, acordar todos os dias com uma deliciosa vontade de trabalhar, mesmo quando um grande temporal estiver caindo e a cama estiver uma delícia. Pagar nossas contas com uma grande vontade no coração de dar o nosso rico dinheirinho aos outros. Como pode perceber, nem tudo na vida fazemos com vontade. Mas é o que esperamos quando estamos em meio ao nosso plano de leitura bíblica. Queremos ter uma vontade avassaladora de ler. Mas quase sempre o que sentimos é preguiça, sono, uma falta de vontade imensa. Muitos abandonam seu plano de leitura bíblica porque ficam dia após dia aguardando a vontade aparecer. E adivinhe? Ela quase sempre não aparece! É muito gostoso fazer algo com vontade de fazer, mas devemos fazer o que é correto mesmo que a vontade não esteja presente. Fazemos pelo compromisso que assumimos, pela certeza de que é o melhor a se fazer e não baseados única e exclusivamente na vontade, no nosso sentimento. Lembre-se: se tiver vontade ótimo, se não tiver, faça mesmo assim.

 4-) Deixar a procrastinação dominar

Procrastinar é empurrar com a barriga. O famoso “amanhã eu faço”. Quando falamos de planos de leitura bíblica é evidente que teremos dias em que haverá imprevistos que nos impedirão de ler a Bíblia. Esse não é o problema. O problema é que ao invés de retomar novamente o plano e adaptá-lo rapidamente ao imprevisto ocorrido, acabamos por desanimar. Já que não lemos um dia, ou dois, ou três, vamos empurrando e sempre nos permitindo não ler mais um dia, e mais um, e mais um. No final das contas caímos no círculo vicioso do “amanhã recomeço”, amanhã eu faço”. E, sabemos, logo se passam meses e todos os planos que fizemos ficarão destruídos novamente. Lembre-se: não deixe para amanhã o que deve ser feito hoje!

 5-) Pouca capacidade de adaptação

Quando fazemos planos achamos que vivemos em um mundo de conto de fadas onde cada ponto de nosso planejamento dará certo. Como vimos no ponto anterior os imprevistos ocorrem e são comuns em nossa vida. Imagine, por exemplo, que você tenha planejado ler a Bíblia toda em 1 ano. Os famosos 3 ou 4 versículos todos os dias. Mas numa das semanas do ano você pegou uma gripe que te derrubou. Ficou uma semana de cama, com dor de cabeça, febre, impossibilitado de fazer qualquer leitura proveitosa. Ai você melhora, pega seu plano e pensa: já era, meu plano está destruído, só o ano que vem agora! Muitos planos de leitura não chegam ao final pela pouca capacidade de adaptação aos imprevistos. A atitude dessa pessoa deveria ser a de adaptar o plano de leitura bíblica e não abandoná-lo. Lembre-se: Os imprevistos não devem destruir seus sonhos.

E VOCÊ, QUAIS AS RAZÕES QUE JÁ TE FIZERAM ABANDONAR SEUS PLANOS DE LEITURA BÍBLICA?

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão