O profeta Ezequiel ficou mais de 1 ano deitado de lado 24h por dia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou lendo o profeta Ezequiel e fiquei de boca aberta com o que li no capítulo 4. Ali diz que o profeta ficou mais de 1 ano deitado de lado para mostrar uma mensagem ao povo de Israel! Como ele conseguiu fazer isso? Seria possível uma pessoa ficar tanto tempo deitada de lado, todos esses dias, por 24h e não morrer? Ajude-me a entender essa questão.

Caro leitor, o Senhor chamou o profeta Ezequiel e, dentre as várias profecias que foram dadas através dele, havia algumas que eram encenações que transmitiam uma mensagem, captando a atenção do povo de forma profunda.

Onde foram feitas essas mensagens encenadas dele deitado de lado? Possivelmente na frente da casa do profeta, onde poderiam ser vistas por quem passasse e onde ele teria os recursos necessários para se manter.

As coisas incomuns que o profeta fazia nessas encenações, certamente viravam o assunto do momento no acampamento dos exilados, o que era o propósito de Deus. Devemos lembrar que o profeta está atuando aqui possivelmente em Tel Abibe, local onde ficavam os exilados, levados por Nabucodonosor.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Ezequiel ficou mais de 1 ano deitado de lado 24h por dias?

Vejamos como foram as orientações de Deus ao profeta Ezequiel e como elas deveriam ser feitas:

“Deita-te também sobre o teu lado esquerdo e põe a iniquidade da casa de Israel sobre ele; conforme o número dos dias que te deitares sobre ele, levarás sobre ti a iniquidade dela” (Ezequiel 4:4).

Nessa encenação, o profeta deveria deitar de forma que o lado esquerdo do corpo ficasse para baixo, suportando todo o peso do corpo. O objetivo era encenar o tempo em que Israel (o reino do norte) havia sido subjugado pela Assíria, recebendo o castigo de Deus pela quebra da aliança.

“Porque eu te dei os anos da sua iniquidade, segundo o número dos dias, trezentos e noventa dias; e levarás sobre ti a iniquidade da casa de Israel” (Ezequiel 4:5).

O que observamos é que o profeta deveria realizar essa ação encenada por um longo tempo, por 390 dias. Existe alguma discussão sobre a representação simbólica exata desses 390 dias em anos, sobre o tempo que ela simbolizava, porém, não iremos entrar nesse tema nesse estudo.

O que nos importa é saber que se tratava de um recado para o reino do norte, para que relembrassem o castigo de sua desobediência e como foi duro esse castigo, que teria um fim, ou seja, havia esperança envolvida para o povo.

A encenação da profecia continuaria e, depois de um tempo, voltaria-se ao reino do sul, Judá:

“Quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito e levarás sobre ti a iniquidade da casa de Judá” (Ezequiel 4:6).

Agora o recado é para o reino sul (Judá), que foi levado cativo por Nabucodonosor, rei da Babilônia. O profeta agora deveria se deitar com o lado direito do corpo para baixo, ficando todo o peso sobre esse lado.

Apesar de o povo achar que o cativeiro seria rápido, inclusive sendo enganado por falsos profetas, ainda que fosse de menos tempo do que o que enfrentou o reino do norte, ainda assim não seria tão rápido quanto desejavam!

“Quarenta dias te dei, cada dia por um ano. Voltarás, pois, o rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto, e profetizarás contra ela” (Ezequiel 4:7).

O profeta ficaria deitado, com seu rosto na direção de Jerusalém, relembrando toda a calamidade que caiu sobre o povo por causa de sua quebra da aliança com o Senhor!

Agora, à luz de todas essas descrições, fica a dúvida: Ezequiel ficou todos esses dias deitado, sem se levantar para nada, ou seja, ficando mais de um ano deitado de lado?

Isso é pouco provável. Pensemos na alimentação dele, nas necessidades fisiológicas e até mesmo na musculatura. Ficar tanto tempo deitado de lado certamente seria humanamente impossível.

Dentro do contexto das outras encenações que Deus mandou ele fazer, ligadas a essa, é possível que ele ficasse um bom tempo de forma pública realizando-as, mas não 24 horas em todos esses dias.

O tempo certamente era longo, pois Deus mandou ele, inclusive, ter água e alimentação perto dele:

“Toma trigo e cevada, favas e lentilhas, mete-os numa vasilha e faze deles pão; segundo o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás dele” (Ezequiel 4:9).

Era um tempo suficiente para ficar percebido que não era um “deitar” natural. Não temos como saber o tempo exato da encenação em horas por dia, mas podemos imaginar que nas horas de maior movimento do dia ele estaria ali fazendo seu sacrifício para que a mensagem que Deus quis fosse passada fosse anunciada, até completarem todos esses dias.

Mas pense comigo: Ainda que fosse apenas por 1 hora por dia, seria algo extremamente difícil para o profeta, pois não era para “dormir” apenas nessa posição, era uma encenação consciente, acordado! Será que o profeta respondia também aos que lhe perguntavam o que era aquilo? Isso é bem possível!

Então, temos um momento pesado na vida do profeta para obedecer ao que Deus queria e ele o fez de forma plena e total, cumprindo essa difícil missão!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp