Existe oração contrária na Bíblia? Posso orar contra outra oração?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu compartilhei um sonho (desejo meu) para meu futuro com minha mãe. Ela é crente há muitos anos, daquelas bem raiz mesmo, e ela me disse que não concordava, e que iria fazer oração contrária contra meu sonho. Isso existe mesmo? Ela pode fazer isso segundo o ensino da Bíblia?

Caro leitor, a oração contrária nada mais é do que orar contra a oração de alguém ou mesmo contra o desejo de outra pessoa!

É muito comum esse tipo de oração, principalmente dentro da família, ou com pessoas que têm laços muito fortes com a gente, quando acham que algo não é bom para nós e, então, querem orar contra aquilo. Ou então, quando queremos orar contra inimigos…

Mas vejamos se existe, de fato, algo sobre esse tipo de oração dentro da Bíblia…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Oração contrária é bíblica?

(1) A primeira coisa que temos que ponderar é que não temos de forma direta a Bíblia citando que exista uma modalidade de oração chamada de “oração contrária”. 

Você não irá encontrar, por exemplo, um ensino padrão como o “Pai Nosso” ensinando a “como orar uma oração contrária”. Isso não temos na Bíblia!

Mas isso significa então que não existe essa coisa de oração contrária? Significa que quem ora “contra” estaria, então, errado? Não é bem assim…

(2) Apesar de não termos essa modalidade de oração contrária quanto a forma de se orar, temos esse tipo de oração quanto ao conteúdo. Explico:

“Então, fizeram saber a Davi, dizendo: Aitofel está entre os que conspiram com Absalão. Pelo que disse Davi: Ó SENHOR, peço-te que transtornes em loucura o conselho de Aitofel” (2 Samuel 15:31).

Aqui Davi está fugindo, devido a perseguição de seu filho Absalão. Depois de saber que Aitofel aconselhava Absalão, Davi orou para que Deus fizesse os conselhos dados a Absalão serem ruins. É um tipo de oração contrária!

(3) Um outro exemplo de orações contrárias estão nos salmos imprecatórios, que são salmos onde se ora pedindo o mal dos inimigos, como sendo justiça de Deus sobre eles!

Vejamos um exemplo: “Filha da Babilônia, que hás de ser destruída, feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste” (Salmos 137:8).

Aqui o Salmista ora contra inimigos, desejoso de que haja destruição no meio deles! Também poderíamos enquadrar esse tipo de pedido como uma oração contrária, pois certamente contraria todo o desejo que os inimigos tinham em seus corações. Eles não queriam ser destruídos.

Então, podemos ver que existem exemplos desse tipo de oração na Bíblia, quanto ao conteúdo da oração, ou seja, orações que certamente contrariam o desejo de pessoas.

Os perigos da oração contrária

(4) Mas é importante ressaltar que apesar de a Bíblia mostrar exemplos de orações contrárias, esse é um tipo de oração perigosa de se fazer e não é a regra quando falamos de oração.

Primeiro, porque temos que estar muito certos de que nosso pedido a Deus está de acordo com a vontade Dele, senão, obviamente, Deus dirá não.

Segundo, que esse tipo de oração pode provocar no coração humano um tipo de ódio gratuito, onde a pessoa só ora contra outras pessoas, como se quisesse apenas que Deus derramasse algum mal sobre o outro.

Terceiro, que não podemos esquecer os princípios ensinados por Cristo de abençoar vidas, de orar abençoando até os que nos perseguem.

Assim, o uso incorreto da oração contrária pode nos levar a usar a oração apenas para tentar causar algum dano a alguém ou mesmo com o desejo de fazer prevalecer a nossa vontade sobre um fato.

Quarto, que esse tipo de conteúdo em uma oração pode nos tornar arrogantes, como se somente a nossa opinião sobre um fato fosse a correta. Orando sempre assim, corremos o risco de acharmos que nós estamos no controle e não Deus!

(5) Por isso, concluo que, por exemplo, uma mãe que acha que um caminho do filho está errado, pode sim orar para que Deus o desvie dele, porém, sempre tendo em mente nessa oração que Deus faça a vontade perfeita Dele, pois nós, muitas vezes, não sabemos exatamente o que seria melhor acontecer! Mas Deus sabe!

E quando alguém está orando contrariamente a nós, temos que ter sabedoria também de entender que é a vontade de Deus que vai prevalecer afinal. Ou seja, todos podemos orar, mas Deus é quem dará a última palavra em tudo:

“O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos” (Provérbios 16:9)

O meu conselho pessoal é que, caso for realizar uma oração contrária, seja sobre a vida de um inimigo, seja sobre a vida de alguém que ama, o melhor é que essa intenção fique em segredo, entre você e Deus!

Ore em segredo, buscando que o Senhor faça a vontade Dele sobre a vida ou sobre o fato sobre o qual está orando! Deus sempre tem uma visão mais profunda, ampla e perfeita do que nós!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp