O que significa principados e potestades?
Alguns textos bíblicos mencionam a existência dessas duas classes de seres, as potestades e os principados. Como nesse texto: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Colossenses 1. 16). Nesse texto é mencionado que tanto os principados quanto as potestades foram criados por Deus.
O que são os principados e potestades citados na Bíblia?
Principados e potestades significam basicamente a mesma coisa. São referências a seres espirituais que podem ser bons ou maus, ou seja, podem se referir tanto a anjos de Deus como a demônios. São seres espirituais de proeminência no mundo espiritual. Normalmente os dois termos são usados na Bíblia para designar seres com grande poder no mundo espiritual.
A maioria das descrições desses seres espirituais na Bíblia é relacionada a demônios, como nos textos abaixo:
“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6. 12). Nesse texto, eles são designados como espíritos malignos, forças espirituais do mal que dominam o mundo e guerreiam contra os homens.
“e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Colossenses 2. 15). Aqui vemos Cristo vencendo todas essas forças espirituais malignas através da Sua morte na cruz.
Temos citações de principados e potestades também em Efésios 3. 10; 1 Pedro 3. 22; Romanos 8. 38; Colossenses 2. 10; Efésios 1. 21; 1 Coríntios 15. 24 e Atos 26. 18.
Em Efésios 2. 2 esse termo é usado para designar Satanás, o príncipe desse mundo: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”.