O que significa principados e potestades?

Postado por em: O que significa isso?

Alguns textos bíblicos mencionam a existência dessas duas classes de seres, as potestades e os principados. Como nesse texto: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Cl 1. 16). Nesse texto é mencionado que tanto os principados quanto as potestades foram criados por Deus.

O que significa principados e potestades?Principados e potestades significam basicamente a mesma coisa. São referências a seres espirituais que podem ser bons ou maus, ou seja, podem se referir tanto a anjos de Deus como a demônios. São seres espirituais de proeminência no mundo espiritual. Normalmente os dois termos são usados na Bíblia para designar seres com grande poder no mundo espiritual.

Qual você quer? Escolha e clique:
Teologia Sem Mensalidades - Curso Para Pregadores - Memorização da Bíblia - Ver Outros

A maioria das descrições desses seres espirituais na Bíblia é relacionada a demônios, como nos textos abaixo:

“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6. 12). Nesse texto, eles são designados como espíritos malignos, forças espirituais do mal que dominam o mundo e guerreiam contra os homens.

“e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Cl 2. 15). Aqui vemos Cristo vencendo todas essas forças espirituais malignas através da Sua morte na cruz.

Temos citações de principados e potestades também em Ef 3. 10; 1Pe 3. 22; Rm 8. 38; Cl 2. 10; Ef 1. 21; 1Co 15. 24 e At 26. 18.

Em Ef 2. 2 esse termo é usado para designar Satanás, o príncipe do mundo: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”

Compartilhe a Bênção:

Seja Bacharel em TEOLOGIA - Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui

Escolhidos Para Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

95 comentários

  • Anderson disse:

    Assunto interessante! Houve um tempo em minha vida que me dediquei a estudar sobre demônios, mas esse tempo já passou. E devemos sim, ter conhecimento moderado de tudo que há na Bíblia Sagrada. Louvado seja o Senhor!

    Responder
    • edivaldo disse:

      pq moderado??

      Responder
      • Bugio disse:

        por se ele se aprofundar, vira ateu, dados os absurdos alí descritos.

        Responder
        • Telmo Nogueira disse:

          Percebo que muitos ateus frequentam esses estudos bíblicos. Que bom que Deus está incomodando os corações!

          Responder
          • wesley disse:

            Verdade Telmo ! kkkkk

          • Bugio disse:

            Não tenho vergonha em dizer que sou ateu, graças a Deus!

          • Cintia Maia disse:

            Um ateu dizendo , graças a Deus!!! Ele crê em Deus e ainda não sabe disso. Glória a Deus!!!

        • Gefferson disse:

          Pois comigo é o contrário, quanto mais me aprofundo na bíblia, mais eu creio em Deus.

          Responder
          • Ivone Oliveira dos Santos disse:

            Amém. Eu concordo contigo, amado! A palavra de Deus é maravilhosa. A cada linha lida e meditada é indescritível o que sinto; é como se eu quisesse comê-la para não perdê-la.É muito maravilhoso saber da existência de Deus e que a cada oração se é atendida. Eu amo o meu Senhor!

  • Josafá Felix disse:

    Esclarecimento interessante. Eu particularmente sempre ouvia falar ou lia mas não sabia ao certo o significado. Obrigado.

    Responder
  • Fabio Silveira DE Faria disse:

    Bom esclarecimento.Todos nós precisamos saber melhor aquilo que está na Bíblia.

    Responder
  • gilson disse:

    Querido, um irmao me disse que DEUS estava mandando falar comigo que o excremento do principado e a paz do SR; JESUS seria para sempre comigo. O que me diria a respeito deste assunto?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Pede para ele mostrar isso na Bíblia. A revelação de Deus está na Bíblia. Um absurdo isso que ele te falou.

      Responder
    • dffgfdggf disse:

      Qua a Paz do senhor Jesus esteja com todos. Irmãos, prefiro resumir todos estes comentário informando-lhes que DEUS não escolhe apenas os capacitados, CAPACITA OS ESCOLHIDOS.

      Responder
    • Ju disse:

      Gilson fica tranquilo não existe absurdo nisso que a pessoa te falou. Principado é um território governado por um príncipe. E a bíblia diz que Jesus é o príncipe da paz. Ele disse que o governo do príncipe da paz Jesus cristo sempre estará com você Gilson.

      Vamos usar Bíblia agora, praser mais exato um texto do profeta Isaías.

      “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
      Isaías 9:6

      Responder
      • Danilo carpanezi disse:

        se tem q ler o contexto melhor Ju excremento é fezes ta querendo dizer q as fezes de Jesus é com o cara pra sempre? Ta equivocado, só acho! Jesus é sim o príncipe da paz, agr flar q as fezes de Jesus acompanha ele é demais!

        Responder
    • francisco roberto disse:

      é engraçado,a nossa luta não é mais contra a carne e o sangue e sim contra os principados e as potestades,o Lindinaldo pereira esta tentando deturpar não sei se intencionalmente ou não,o não lê o que esta escrito é agradavel a Lúcifer,pois ele gosta de pessoas mal informadas pois vai por toda sorte de doutrina,como esta escrito em gálatas 3,por mais que estude mais faz uso do conhecimento p/ o mal,semelhante a um profissional da saúde que usa a medicina pra atender traficantes isso é apenas um exemplo do que a pessoa pode fazer mesmo tendo conhecimento ao invés de doutrinar as pessoas a luz da BÍBLIA SAGRADA, usa apenas pra enganar as pessoas sem conhecimento do que é verdadeiro.

      Responder
  • maninho disse:

    como se faz para ser batizad com o espírito santo…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Arrependa-se dos seus pecados, confesse Jesus Cristo como seu Senhor e entregue seu coração a Ele. Depois viva como discípulo de Cristo. Apenas isso.

      Abs!

      Responder
      • Yuri disse:

        Arrependa-se dos seus pecados, confesse Jesus Cristo como seu Senhor e entregue seu coração a Ele.
        Depois disso tem o batismo, onde morre o velho homem e nasce como filho de Deus, é quando o Espirito Santo vai habitar.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Yuri, onde morre o velho o homem e nasce o filho de Deus é na conversão. O batismo somente sela aquilo que já ocorreu no coração. Obrigado pelo comentário!

          Responder
          • daniel de paula disse:

            Correto.
            Somos selados com espirito santo da promessa no momento da conversão! isso é o batismo do espirito santo..
            Depois passamos apenas pelo memorial,o batismo nas aguas!
            Referenciando a morte e ressurreição de Cristo jesus!
            Batismo (memorial) é apenas um,como diz Paulo a efésios,há um só batismo,uma só fé!

  • sandro andre d e mello disse:

    CARO ANDRE, meu nome e sandro fui seminarista oito anos
    estudei a biblia la hj frequento uma igreja aqui em ctba crista e vejo eles dizer que falam em linguas mas vejo que pelo dicernimento que estudei e coonheço nao linguas dos anjos e muito repetitiva eles falam todos a mesma coisa
    entao andre oq devo fazer?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sandro, esse negócio de dom de línguas sempre foi algo que trouxe problemas, principalmente porque é usado de forma errada na maioria das igrejas. Simplesmente ignore isso e siga a Bíblia. Não fique preocupado com isso.

      Abs!

      Responder
      • Fabricio disse:

        Muito bom André, gostei de seus comentários e achei suas colocações pertinente. Louvado seja o nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Sejamos uma bênção uns para outros e nos unemos na Palavra da Vida, revelada pelo criador na Bíblia Sagrada.

        Responder
      • izaias ramos disse:

        I coríntios 14:1-27 usando esse texto como refrencia acredito q ta pra ter uma noçao doque é glossolias ( falar em linguas estranhas “desconhecida”)
        Partindo desse texto a biblia fala muito mas no novo testamento referente a isso partindo de atos capitulo 2. Nao deixe de fora tal indagaçao e nem de lado.. Pois ainda que dificil de compreende ainda faz parte da palavra de Deus.

        Responder
        • izaias ramos disse:

          So corrigindo.. “Glossolalia” é a palavra correto

          Responder
          • Jessica Xavier disse:

            Lembrando que a primeira vez que foi usado as línguas estranhas foi para a pregação do evangelho, acredito que até hoje seja do mesmo jeito não mudou,ao contrario dessa língua estranha de hoje, me diga uma pessoa na Bíblia que falou nessa língua dos anjos?

    • Thales Bruno ferreira Silva disse:

      nao devemos ignorar nada do que está escrito na bíblia,pois ela é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar´para redargüir´para corrigir´para instruir em justiça; para que o homem de DEUS seja perfeito, e perfeitamente instruido para toda boa obra. e a bíblia toda que é inspirada e nao só uma parte dela,e a bíblia diz; acerca dos dons espirituais nao quero que sejais ingnorantes. e ainda diz;segui o amor e procurai com ZELO os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. porque o que fala em língua desconhecida nao fala aos homens, mas fala a DEUS;porque ninguem o entende, e em espírito fala mistérios. mas o que profetiza fala aos homens para edificaçao axortaçao e consolaçao. O que fala em língua desconhecida edifica a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza e maior do que o que fala em línguas, a nao ser que tambem interprete para que a igreja receba edificaçao. 2 timóteo 3;16 e 1 coríntios 12;1. cap. 14 1-
      ]

      Responder
      • maria genivalda ribeiro da silveira disse:

        Gostei do se comentario Thales isso mesmo devemos buscar os dons tem pessoas que acha que os dons foi só para as pessoas que viveram naquele século

        Responder
  • Rodrigo Dutra Oliveira disse:

    CAROS A FUNÇÃO PRINCIPAL DOS DONS ESPIRITUAIS SÃO PARA EDIFICACAO DA IGREJA. O APÓSTOLO NOS ENSINA EM NOME DO SENHOR E ELE NOS ORIENTA QUE A IGREJA DEVE BUSCA PROFUNDIDADE NOS DONS, POIS ASSIM NÓS SEREMOS APERFEICOADOS. A PALAVRA NOS ENSINA UMA ORDEM. EM I COR 14:27 A 33, NOS ENSINA A ORDEM QUE DEVEMOS TER COM OS DONS. O ANDRÉ TEM RAZÃO POIS EXISTEM PESSOAS QUE USAM O DOM COMO UMA ARMA, NISSO DEVEMOS TER CUIDADOS POIS A ESSAS PESSOAS ELAS ESTÃO INDO CONTRA O ESPÍRITO SANTO. EM I COR 12:3, NOS FALA QUE QUEM FAZ ISSO ESTÁ DIZENDO QUE JESUS É ANÁTEMA. QUERO PARANBENIZAR O IRMÃO PELO SITE. PERTENÇO A IGREJA CRISTÃ MARANATA E QUE DEUS ABENÇÔE A TODOS.

    Responder
  • Rodrigo Dutra Oliveira disse:

    CORREÇÃO – CAROS A FUNÇÃO PRINCIPAL DOS DONS ESPIRITUAIS SÃO PARA EDIFICACAO DA IGREJA. O APÓSTOLO NOS ENSINA EM NOME DO SENHOR E ELE NOS ORIENTA QUE A IGREJA DEVE BUSCAR PROFUNDIDADE NOS DONS, POIS ASSIM NÓS SEREMOS APERFEICOADOS. A PALAVRA NOS ENSINA UMA ORDEM. EM I COR 14:27 A 33, NOS ENSINA A ORDEM QUE DEVEMOS TER COM OS DONS. O ANDRÉ TEM RAZÃO POIS EXISTEM PESSOAS QUE USAM O DOM COMO UMA ARMA, NISSO DEVEMOS TER CUIDADOS POIS A ESSAS PESSOAS ELAS ESTÃO INDO CONTRA O ESPÍRITO SANTO. EM I COR 12:3, NOS FALA QUE QUEM FAZ ISSO ESTÁ DIZENDO QUE JESUS É ANÁTEMA. QUERO PARABENIZAR O IRMÃO PELO SITE. PERTENÇO A IGREJA CRISTÃ MARANATA E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

    Responder
    • George José disse:

      Deus é onipotente, onisciente e onipresente. Aquele que pode todas as coisa, aquele que possui todo conhecimento e está presente em toda parte. esse é o nosso Deus vivo amém..

      Responder
  • Milton disse:

    Olá amados!
    Principado significa: Território governado por um Príncipe.
    Dependendo do contexto pode referir-se a, autoridade humana ou a uma ação Satânica.
    A humana é o corpo físico no espaço.
    A Satânica é a ação oculta.
    Satanás exerce influência. Mas não pode decidir, é limitado.
    Jesus é poder. Decide quando e onde quer, não tem limites.
    Satanás é o Príncipe da desordem.
    Jesus é o Príncipe da ordem.
    Jesus é o Príncipe da paz.
    Em Is. 9:6 diz que o principado esta sobre seus ombros. Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, e também… Príncipe da paz.
    Potestades significa: Poderes. Nesse sentido potestade tem mais relevância que Príncipe.
    Poder indica; Ação dominadora.
    Príncipe indica; Posição.
    Note que ambos estão ligados.
    Então Potestade em alguns contextos, é a ação espiritual Demoníaca atuando por meio do ser humano no caso de sistemas de governo maligno.
    Potestade, ação Demoníaca.
    Principado, agente do Poder.
    Guerra cotras os Principados e Potestades é contra Satanás que opera por meio dos agentes do mal, os filhos da desobediência. Junta, Ef.2:2 e Ef.6:12
    Depende sempre do contexto.
    Paz a todos….

    Responder
    • Evandson Araujo disse:

      amém querido, muito bom que Deus continue te abençoando. sou Evandson de Camaçari Bahia , novo convertido e preciso a prender com o espirito santo e pessoas com o seus conhecimento, abraço,
      Graça e paz..

      Responder
    • Symone Araujo disse:

      Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
      Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
      Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
      Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
      Romanos 13:1-4

      Responder
      • wagner disse:

        Com certeza temos que respeitar as potestades superiores, ou aos governantes.
        Por isso eu entendo que a igreja fiel será arrebatada antes da dominação do anticristo, para que ela não seja obrigada por lei a obedecê-lo.

        Responder
    • Fernanda Carvalho disse:

      Foi a melhor melhor explicação curta e objetiva sobre príncipes, potestades e principados que li até hoje desde que me interessei no assunto há alguns meses.

      PAZ!

      Responder
    • Sonia de F, Barboza disse:

      Muito bom, explicou, sem ofender ninguém, sem contestar ninguém, isso é ser sábio, prático e objetivo. Aí sim… pois, discussões, não leva a lugar algum!! Deus abençoe!

      Responder
    • Mara disse:

      Mto interessante, me impactou essa explicação, que Deus continue te abençoando irmão Milton, Pas do Senhor

      Responder
    • Santina Manente Ronchi disse:

      Caro Milton, teu comentário sobre potestades e principiados foi bem esclarecedor. .Obrigado.
      .Santina

      Responder
  • Eder disse:

    Potestade atua dominando territórios, cidades e até paises(dominador de territórios)

    Responder
  • Luiz Mauro Messias disse:

    Bom mas ñ me explicou mt… De verdade, mas ja sei onde procurar mais

    Responder
  • Rodrigo Dutra Oliveira disse:

    Amados, muito bem informado, precisamos discernir o que é de Deus e o que é do inimigo de nossas almas. Estamos com o Príncipe da Paz.

    Responder
  • GERALDO MIRANDA disse:

    Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
    Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
    Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
    Romanos 13:1-3. Depende do contexto. Neste se refere a potestade humana V.3. Também pode ser espiritual em outros textos.

    Responder
  • Roberto Augusto Rangel Filho disse:

    Irmãos a Paz do Senhor Jesus a todos. Muito edificante este espaço para troca de idéias e compartilhamento da palavra de Deus. Gostaria de divulgar aqui um projeto do qual faço parte como embaixador, chama-se Resurrection Project do diretor americano David Wood. Este projeto pretende realizar um filme sobre os 40 dias em que Jesus esteve entre os discípulos após a sua ressurreição. O projeto conta com orçamento e atores em nivel de Hollywood, e pretende ser uma mega produção. Conta com embaixadores no mundo todo para divulgação via redes sociais como Facebook, Twitter entre outros. Visite a pagina no Facebook, conheça e projeto e ajude a divulgar este mega projeto Cristão.
    Deus abençoe a todos.
    facebook.com/rarfrog

    Responder
  • Marcos disse:

    Irmãos muito edificante essa explicação das potestades, gostei muito que DEUS continue abençoando a cada um de vós que contribuíram com as suas idéias neste espaço, fique muito grato, a recompensa vem do SENHOR.

    Responder
  • Radazz Kiol disse:

    Procure as escrituras originais e a tradução correta pq muitas [a maioria] estão mal traduzidas, sem concordancia e o q não se encaixava no entendimento deles [os tradutores da epoca] alteraram e muito por sinal, sem mencionar que alguma coisas são chave de conhecimento e linguagem figurada…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Poderia citar quais traduções são mal traduzidas?

      Responder
      • antonio disse:

        quase todas

        Responder
        • charles disse:

          É difícil e até mesmo impossível, responder sobre coisas Espirituais, quando não estamos submetidos ao Espirito Santo de Deus. Por isso quando falamos em Espirito, somos entendidos pelos outros irmão que estão submetidos ao mesmo Espirito.
          Então tudo se torna fácil de entender. Nosso Deus não é de confusão, mas quem não o tem, será facilmente confundido. A bíblia nunca foi, não é, e nunca será interpretada por homem nenhum, pois é revelada por aquele que é a palavra (o verbo), através do Espirito Santo de Deus. Que Deus abençoe a TODOS. Amem.

          Responder
  • anselma disse:

    Gostei muito do li aqui, mas ainda tenho muitas duvida a respeito do dom de falar em linguas como e isso?

    Responder
    • antonio disse:

      conhecer a verdade e a verdade vos libertar

      Responder
    • Arão Peres disse:

      Pois bem, por inspiração Divina, entendo que o “falar em línguas” é a necessidade que o Espirito Santo, que habita está dentro de cada um de nós, tem de falar com Deus. Somos constituídos de alma, corpo e espírito, mas veja: o corpo é finito e ficará na terra em forma de pó; a alma é a nossa essência de vida dada a nós quando nascemos; o espírito, por fim, não é nosso, é de Deus. Quando temos o Espírito Santo governando nossos passos ele toma conhecimento de todos os nossos pensamentos e planos, e, justamente esses planos precisam coadunar com o plano de Deus para nossa vida. Assim, as “línguas estranhas” faladas por alguns não pode ser tarefa para tradutor terrestre se atrever a entender. É coisa do “Espírito de Deus”. Desta forma, não é o som produzido pelas palavras que realmente importa, mas o sentimento envolvido no coração daquele que fala numa língua desconhecida.
      Outro detalhe é que a expressão “Língua dos Anjos” é apenas uma figura de linguagem, pois, em toda a Bíblia, quando algum anjo precisou se comunicar com um humano o fez na língua nativa daquela pessoa. Se um anjo vier hoje te visitar, a mando de Deus, ela falará a ti na língua que você tem por natural. Logo, pra falar em línguas estranhas não importa ser conhecedor de um complexo sistema de palavras e conjugações. Um mesmo balbuciar, ou gaguejar de palavras idênticas ou parecidas pode ter significados muito diferentes quando se trata de mistério de Deus.
      Por esse motivo, não se impressione quando ouvir alguém repetindo línguas estranhas por perto. Concentre-se em Deus e aproveite o momento, ele é único. A presença de Deus está ali, tenha essa certeza.
      Amém.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Arão, o Espírito Santo tem necessidade de falar com Deus? Poderia compartilhar onde você achou isso na Bíblia?

        Responder
        • Arão Peres disse:

          Prezado André Sanches, minha resposta foi embasada, conforme anunciei logo na primeira linha, por inspiração Divina. Porém, sua indagação moveu-me em inquietação e passei a investigar mais atentamente o assunto.
          Compulsando o livro de Romanos 8:26-27, encontrei estes versículos:

          26 – E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
          27 – E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

          Quando nos versículos 26 e 27 lê-se a palavra ” intercede ” o Apóstolo Paulo faz notória menção à intercessão que o Espírito Santo faz por nós junto ao Deus Pai. Isso significa troca de informações, conversa, diálogo…

          Assim, a minha resposta não pode ser outra à sua indagação: SIM, o Espírito Santo tem necessidade de falar com Deus.

          O que inicialmente era meu posicionamento por obra de Divina inspiração, agora ganha força com o texto extraído da Bíblia em Romanos, capítulo 8 versos 26 e 27.

          Obrigado pela oportunidade. Amém!

          Responder
  • Francisco Gildean de Meneses disse:

    Gildean de Meneses; Sou da igreja Brisbiteriana do Brasil em Nova Mamore-Rondonia á poucos meses mas,
    já me sinto honrado por Deus te colocado no meu coração os desinguino de sabedoria cristã:
    Pois quando não era evangelico, lia a Biblia e não entendia, hoje ja me sinto mais aliviado por entender o que Deus nos fala atraves da leitura da Biblia Sagrada.

    Responder
  • Pedro A gostinho Diniz Vicente disse:

    Pedro Agostinho Diniz Vicente
    desde que estou em Cristo Deus tem operado muitas maravilhas na minha vida estar em Cristo é uma grande benção descobri muita coisa boa

    Responder
  • JASON disse:

    TUDO QUE ESTÁ NA BÍBLIA É VERDADE, MAS, NEM TODA VERDADE ESTÁ NA BÍBLIA QUEM ACREDITA (SÓ) NA BÍBLIA. ESTÁ SUJEITO Á REJEITAR A MANIFESTAÇÃO COTIDIANA DE DEUS.

    Responder
  • paulo disse:

    se tratando de principados e potestades,pergunto,independente de bem ou mal,tem como espíritos antepassados agirem no presente na vida atual?por exemplo ,que isso venha interferir na sua vida espiritual tanto pra se elevar espiritualmente,como atrapalhar a vida espiritual?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, a Bíblia diz claramente que não existe comunicação entre espíritos de pessoas que já morreram e os vivos.

      Responder
  • Luan disse:

    André Sanchez onde na Biblía diz que não tem como consultar os Espiritos?
    todos os versiculos que lí a respeito proibem mas não dizem ser possivel ou não.
    você conhece algum que diga claramente que não há possibilidade?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Luan, leia esse texto: Os parentes mortos vêm visitar seus familiares que estão vivos? ~> http://bit.ly/13GpMLQ

      Responder
    • clovis disse:

      Muito simples meu irmao, é só vc ler a passagem do Lazaro e o mendigo, quando lazaro pede para falar com seus familiares sobre o inferno, Jesus responde que existe um grande abismo assim nao sendo possivel a comunicaçao de la pra ca como de ca pra la, espero ter ajudado.

      Responder
  • Paulo Gomes disse:

    No ambito da autoriade humana, estar sujeito a potestades superiores é estar sujeito aos nossos governantes pagando nossos impostos e demais obrigações perante o governo, obedecer nosso patrão, gerencias, chefias e supervisão colocadas sobre nós, obedecer nossos líderes seja na igreja, seja na família, seja onde trabalhamos, etc. Isto agrada a Deus.

    No ambito espiritual, lutar contra Principados e Potestades é lutar contra satanás e seus demônios para isto usando a armadura de Deus, vivendo na verdade longe das mentiras, falsidades, enganos e dos frutos da carne; ter o hábito de pregar o evangelho falando do amor de Cristo; Estar firme em nossa fé em Cristo; Estar feliz em ser um salvo pela graça de Jesus; Ter vida de oração por sí e pelos outros e sempre observando e procurando viver em obediência a Palavra de Deus.

    Responder
  • airtonvmaia disse:

    Na demonologia, Asmoday é normalmente representado com asas e três cabeças: uma de homem com hálito de fogo, uma de touro e uma de carneiro, simbolos de virilidade e fertilidade.
    É representado sentado sobre um dragão infernal, armado de uma lança e cuspindo fogo. Sendo o demónio chefe de shedin, classe de demónios com garras de galo, ele mesmo tem pés de galo, e uma cauda de serpente.

    Numa classificação demonológica baseada nas categorias dos sete pecados capitais, Asmodeu é o demônio da luxúria e da lascívia.

    No século 16º alguns demonólogos, atribuiram um mês a cada demónio: o mês de NOVEMBRO foi considerado o mês, em que o poder de Asmodeus estaria mais forte.

    Outros demonólogos, afirmaram que o seu signo zodiacal era aquário, mas somente entre 30 de Janeiro e 8 de Fevereiro.

    AS SUAS FUNÇÕES:

    Asmodeus é considerado um dos demónios mais temidos do Inferno. É um dos demónios mais antigos, da luxuria, da sensualidade, dos ciúmes, da fornicação, da ira, da vingança, e dos jogos, que não perde muito tempo com conversas ou diálogos.
    A sua principal missão é a de perturbar a vida sexual dos casais, destruir casamentos, incentivar o desejo dos homens pelas mulheres. Incentiva igualmente adultérios, e relacionamentos contra-natura. Ele é igualmente um dos demónios responsável pelas obsessões.
    Ele semeia a discórdia, discussões e o engano.
    É o super-intendente das classes de jogos na corte infernal.

    Desde que nas sua graças ou com um pacto com ele, ele pode conceder o anel das Virtudes, ensinar aos homens as artes da astronomia, aritmética, geometria, geomancia, artesanato e artes mecânicas. Ele dá a capacidade de ler pensamentos e confere invisibilidade. Asmodeus responde todas as perguntas se ele assim o quiser (ou obrigado a isso), e ele descobre e guarda tesouros ocultos, que pode revelar a quem estiver “do lado dele”.
    Segundo a Kabala, Asmoday ou AshMah-Devah, foi o “Arquitecto” do Templo de Salomão.

    Para quê invocá-lo?

    Basta ver as áreas da sua mestria..

    No entanto e a título de exemplo: para aumentar a violência e desordem, para encolerizar pessoas, separar casais, manipular o amor, ou encontrar tesouros…

    Responder
  • airtonvmaia disse:

    da para me explicar sobre isso?

    Responder
  • Célia caetano disse:

    sou nova convertida e quero aprender cada dia mais, o amor de Deus , os seus ensinamentos . muito obrigada ! espero q todos posam ver a luz !!!

    Responder
  • José disse:

    André, li em Apocalipse, que o Dragão vai fazer guerra aos santos de Deus os remanescentes, que guardam os mandamentos de Deus. Que mandamentos são esses?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      A Bíblia Sagrada.

      Responder
  • MANOEL VICTOR disse:

    MUITO BOM. ME AJUDOU TERMINA MEU LIVRO DE ESTUDOS QUE ESTOU FAZENDO NUM CADERNO ESTOU ESCREVENDO O QUE EU SEI E TAMBEM ATRAVÉS DE ESTUDOS PELA INTERNET..

    Responder
  • MANOEL VICTOR disse:

    ANDRÉ VOCE É PASTOR?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não, Manoel.

      Responder
  • nazareno josé dasilva disse:

    irmãos a respeito do irmão que disse a palavra excremento do principado deve ser ou analfabeto ou má interpretação de isaías 9:7 que diz: Do incremento deste principado e da paz…

    Responder
  • Cristiano Rabello disse:

    Alegria sinto em minha alma, quando vejo que mesmo, em dias difíceis entre os algozes, há os que buscam não corromper-se,mas purificar-se. Felicito-me quando vejo entre os homens; Amor,e humildade,respeito, ordem,e fome de justiça, para com Deus,em cristo Jesus,e amor,e respeito entre os semelhantes.No afã, de aprender de Deus, e da sua palavra em Santas escritura, divinamente inspirada, buscamos ”Conhecimento de DEUS” assim como busca por agua o sedento,a sua sede saciar ,assim o é com as delicias que discorre de Deus. Escrito esta; ”Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:12 e 16). Não temos que lutar contra carne e sangue”
    Evidente;Não sejamos ignorantes, pois a nossa luta não é contra a pessoa física em (guerras, derramamento,de sangue brigas,contendas tenebrosas,iras que levam ao pecado,etc
    )mas, contra o Mal, e seus engodos, Como escrito esta; ”O ladrão não vem se não a roubar,a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância
    João 10:10 Agora analisemos; Principado vem de “príncipe”, ou seja, pessoa que possui eminência, Porem a Bíblia profere claramente que nossa luta é contra o principado do Mal.O Mal espiritual que mesmo limitado,atua sobre influencia aos humanos,para os que vivem em desobediência a Palavra de Deus. Escrito esta (Efésios 2.2): ”nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar,o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Porem também escrito esta.”Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Potestade “poder” Potência, força. Sabemos que Todo Poder esta em Deus Pai, criador pois escrito esta: ”Uma vez Deus falou,duas vezes eu ouvi,que o poder pertence a Deus.
    Salmos 62:11”. E isso tudo é apenas a borda de suas obras!Um suave sussurro.Um suave sussurro.Mas quem poderá compreender,o trovão do seu poder?”
    Jó 26:14.Porem Deus assim nos ensina que há e que combater as potestades,do Mal onde escrito esta que a batalha descreve, que é tanto espiritual quanto emocional ou física. Ser tentado não é pecado. Todos somos tentados e em níveis diferentes. Até Jesus foi tentado! A tentação acontece quando temos a oportunidade de fazer o que sabemos que é errado, seja contra Deus, a nós mesmos ou aos outros. Ser tentado não é errado – o problema está com a decisão de fazer o mal e a ação correspondente que segue. Que a Paz de Deus estejam com todos!!!

    Responder
  • Evaldo Luiz de M Ferreira disse:

    Evaldo.
    Amigos gostaria que Nazareno José da Silva me dissesse onde ele achou a citação Isaías 9,7 do jeito que ele descreveu, pois nas que eu olhei a citação é a seguinte: Isaías 9,7 O Senhor profere uma palavra contra Jacó, e ela vai cair sobre Israel.

    Responder
    • Arão Peres disse:

      Prezado Evaldo Luiz de M Ferreira, isso que você escreveu: “O Senhor profere uma palavra contra Jacó, e ela vai cair sobre Israel” está em Isaias 9:8 (capítulo nove, versículo oito) e não 9:7 (capítulo nove, versículo sete). Leia com mais atenção a Palavra de Deus.
      Outro detalhe: Em Isaias 9:7 fala sobre incremento, e não excremento, (acredito que tenha sido apenas uma digitação às pressas (isso já aconteceu comigo – pode acontecer a qualquer hora esse negócio de digitar errado), mas vamos ao que de fato interessa: em algumas traduções aparece a palavra “AUMENTO” no lugar de incremento. Pois bem, as palavras AUMENTAR e INCREMENTAR são sinônimos (iguais), portanto querem dizer a mesma coisa.
      Amém.

      Responder
  • claudeci disse:

    ANDRE SANCHEZ PORQUE VOCÊ NÃO COMENTOU A EXPLICAÇÃO DO NOSSO IRMÃO ARÃO PERES BASIADO EM ROMANOS 8:26-27?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Claudeci, infelizmente não consigo comentar cada comentário colocado aqui no site. Recebo mais de 100 comentários por dia, e escrevo aqui nas horas vagas, tenho um emprego formal como qualquer pessoa. é Humanamente impossível comentar tudo.

      Responder
    • Arão Peres disse:

      Claudeci, é um enorme prazer poder falar acerca das coisas de Deus. Pena que eu não seja tão estudioso quanto gostaria de ser. Nas minhas afirmações sobre Romanos 8:26-27 deixei bem claro que as minhas opiniões são embasadas em minhas experiências e percepções pessoais. Não quero que minhas palavras soem como verdade absoluta. Eu creio exatamente da forma como o Espírito Santo me permitiu conhecer, e isso é exatamente da forma como contribuí com este Blog. Mas, se ficou alguma dúvida sobre o conteúdo, terei o máximo prazer em discutir mais aprofundadamente.
      Ass: Arão Peres

      Responder
  • Ariosvaldo fernandes Lima disse:

    Muito bom aprender sobre Deus com pessoas serias humanas Acima de tudo cristãos sem se ofenderem se torna muito proveitoso pra quem esta precisando aproxima- se de Deus Obrigado.

    Responder
  • nilton disse:

    Muito importante Senhor, André quando diz para alguém mostrar na Bíblia, sim porque somente nela encontramos as respostas e a sabedoria do nosso Deus.

    Responder
  • leo disse:

    Deus nao esta morto.

    Responder
  • luis carlos disse:

    meu querido Andre Sanchez: acho que vc está meio equivocado sobre o texto que vc leu, o Espírito santo de Deus não tem nessecidade de falar com Deus por que ele é a 3ª pessoa da trindade, quem tem isto é o homem quando realmente é convertido e sente este desejo profundo de falar com Deus por meio de sua oração o Espírito santo de Deus é aquele que leva as nossas orações até Deus. Rm 8:26 porque não sabemos orar como convém mas… o falar em línguas que todos se apoiam e interpretam da maneira que lhe convém se baseam em atos cap 2 que falam de línguas não como estranhas e sim como idiomas e não fala de fogo e sim como ” tais como de fogo” é só estudar a bíblia com atenção que ela mesmo se esclarece. Prof. Escola bíblica 1ª ig. batista em vista Alegre – BM / RJ

    Responder
    • Arão Peres disse:

      Luis Carlos, meu amado. Primeiramente, o autor do texto sob crítica não é o amado André Sanchez, mas sim de Arão Peres (que vos escreve agora) quando, naquela ocasião, participava de uma gostosa discussão sobre assuntos de interesse nosso, todos os cristãos.
      Com todo respeito quero deixar-lhe outra pergunta, já que o irmão não acredita que o Espírito Santo precisa conversar com Deus Pai.
      Veja, o próprio Jesus Cristo FALAVA constantemente com o Pai em oração. Pra encurtar, na cruz Jesus DISSE ao Pai: “Em tuas mãos entrego meu Espírito” – Ora, se isso não é uma conversa entre Pai e Filho o que é, então?!?
      Logo, a conversa entre Pai, Filho e Espírito Santo existe, é verdadeira e é BÍBLICA. Se Jesus orava constantemente ao Pai para interceder por nós, porque será que quando eu disse que o Espírito Santo tem necessidade de conversar com Deus (o Pai) causou-lhe espanto?
      Sabemos que a Divina Trindade é incompreensível à mente humana, mas mesmo assim não se pode negar a existência de um único Deus que se “divide” (quando uso as “aspas” quero dizer que uso uma forma figurada, pois não existem 3 deuses) em 3 pessoas distintas. Mesmo assim, concordo com você quando afirma que o Espirito Santo é a terceira pessoa, mas o irmão está equivocado ao deixar de compreender a Bíblia onde ela diz claramente que “Eles”, são três indivisíveis, mas são DISTINTOS, cada um tem sua própria característica.
      Para ilustrar melhor este estudo, sugiro estas leituras: Deuteronômio 6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.
      Agora, com muito entusiasmo faça este estudo: Isaías 48:16 e 61:1 e veja a condição de conversa entre o Filho falando enquanto faz referência ao Pai e ao Espírito Santo. Depois, faça comparação entre Isaías 61:1 com o livro de Lucas 4:14-19 para ver que quem fala é Cristo, o Filho. Já em Mateus 3:16-17, o autor narra o batismo de Jesus quando se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. E mais: Mateus 28:19 e II Coríntios 13:14 etc etc etc são exemplos de 3 pessoas distintas, as quais compõem a Divina Trindade.
      O Espírito Santo de Deus fala, e estou convencido disto: fala com gemidos inexprimíveis com Deus Pai para falar acerca de nossas necessidades e nossa gratidão, até mesmo de nosso prazer contido em nossa alma sobre as maravilhas que Ele nos faz.
      Tem mais uma coisa, quando nossa carne dá espaço ao Espírito Santo para que Ele aja, Ele usa nossos membros ( a boca, por exemplo ). Assim, fora de nosso controle, não há como controlar o que falamos. E quero deixar claro que não acho que nesse momento se fale a “lingua dos Anjos”. Esse é outro assunto muito legal pra gente discutir numa sala (blog) como esta. Diga-se de passagem, muito abençoada no meu entender.
      Pra mim, na minha modestíssima opinião, tais “gemidos inexprimíveis” são as tais línguas estranhas. Amém.
      Pense nisso, em nome de Jesus.

      Responder
  • Lívia Milena da Silva disse:

    Então foi Deus que criou o mal?
    Entendi bem?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Não, não foi Deus. O mal é a consequência direta da ausência do bem

      Responder
  • jadilson silva de souza disse:

    irmão A PAZ DE DEUS estou aprendendo muito nesses estudos. mas tenho uma duvida nesta passagem a sombra de Pedro curava

    Responder
  • Neide disse:

    André Sanchez

    Tenho um namorado, sei que ele vive saindo com muitas mulheres, só que quando pergunto pra ele, ele fala que é coisa da minha cabeça,
    Só que tive um sonho com a irmã dele, eu chegava para ela e perguntava por ele,
    e ela mim respondia que eu tinha que orar muito contra o pricipados. Eu fique com isso na minha mente, quero aprender muito sobre esse assunto, como orar contra isso. Me ensina.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Neide, se esse namorado sai com outras mulheres é hora de largar dele. Não será um marido abençoado para você.

      Responder
  • Neide disse:

    Mais eu acredito muito no poder da oração, que as pessoas pode mudar, André: Eu oro muito pra que DEUS venha tocar no coração dele.

    Responder
  • Cidney Soares disse:

    Boa tarde a todos
    Parabenizo a todos pelo conhecimentos, e aos duvidosos que em nome de Jesus seja esclarecidos pois creio que assim devemos prosseguir buscando sempre os conhecimentos, mas sem se esquecer do foco principal que é a salvação lembre-se o muito estudar é enfado da carne, procure BUSCAR O ESPIRITO SANTO DE TODOS O SEU CORAÇÃO ABERTO, E ELE LHE CAPACITARÁ E TE DARÁ A CERTEZA DA VIDA ETERNA .
    AMÉM.

    Responder
  • Cidney Soares disse:

    Neide a palavra de Deus é uma só e tem que haver concordâncias, e não duvidas independente do André dos pastores, seja lá qual a pessoa seja, ninguém ira mudar nada e ninguém, mas quando você disse eu acredito no poder da oração e isso é o que eu posso considerar uma afirmação de fé, e não há ninguém que possa afirmar que este marido não é para você ,não é o medico que define se vai viver ou não, se há fé a milagres, e se obediência na palavra de DEUS, lute por este amor, trabalhe por ele que DEUS prepara para você bênçãos sem medidas faça sua parte que eu creio que DEUS já esta fazendo a dele, somente creia ore bastante, se tiver que ser seu marido ele será e se não for dê graças a Deus e continue a orar sem perder esta fé amem. aconselho a participar da terapia do Amor vai te ajudar eu creio.

    Responder
  • maria rozeli t. corguinha disse:

    gostei muito do estudo principados e potestades mas gostaria de me aprofundar um pouco mais.
    que DEUS abençoe o irmão !!!!!

    Responder
  • dayane disse:

    A Bíblia faz referência a dois tipos de potestades. As do Céu e as da Terra. Vejamos as da Terra, na carta de Paulo a Tito: “Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam e estejam preparados para toda a boa obra. Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens” (Tt. 3:1-2). Na carta aos Romanos, Paulo entra mais fundo no assunto: “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há, foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são um terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade. Faze o bem e terás o louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para o teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz mal” (Rm. 13:1-4).

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Escolhidos Para Você