O que é a marca da besta? Vai ser um chip que seremos obrigados a colocar?

Postado por em: #VocêPergunta Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Você Pergunta: Essa semana vi muita gente compartilhando na internet a respeito da marca da besta. Muita gente dizendo que o nosso presidente vai fazer uma lei para que todo brasileiro tenha um chip implantado até daqui a dois anos. O que você acha disso? Isso seria a marca da besta que é mencionada em Apocalipse 13:16? Será que essa marca da besta é um chip que será obrigatório de ser implantado em nós e sem ele não poderemos comprar e vender as coisas? Fico muito confusa e com medo de ter essa marca e perder a minha salvação.

Cara leitora, sobre esse assunto da marca da besta e deste famoso chip, é muito importante que analisemos o contexto todo do texto bíblico para que tenhamos uma visão correta do que esse texto realmente quer nos ensinar. Vamos fazer isso agora e realmente saber o que a Bíblia diz sobre essa tal marca da besta?

O que é a marca da besta? Vai ser um chip que seremos obrigados a colocar?

O que é a marca da besta? Seria um chip que será implantado em nós?

(1) O texto que fala a respeito dessa marca que a besta vai exigir que as pessoas tenham é este: “A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome” (Apocalipse 13:17).

O que podemos observar primeiramente é que essa besta exerce grande influência sobre o mundo, pois opera grandes sinais e maravilhas, levando as pessoas a adorarem a trindade satânica: o dragão, a besta que emerge do mar e a besta que emerge da terra (Apocalipse 13:13-15). Ou seja, essa besta passa longe de ser um ser asqueroso ou um monstro como muitos pintam. Será alguém ou um grupo de pessoas que seduzirá o mundo de forma muito atraente, mas, claro, menosprezando claramente os princípios da Palavra de Deus e fazendo com que as pessoas se afastem das verdades de Deus.

(2) Essa tal marca que a besta colocará nas pessoas é uma imitação clara da marca que o próprio Deus coloca em Seus servos. Em Apocalipse 7:1-8 observamos que Deus “sela” os Seus servos. Ou seja, aqueles que são de Deus tem também uma marca, o selo de Deus em suas vidas.

A Bíblia nos esclarece que todos os servos de Deus, ao crerem em Jesus, recebem esse selo, que é a presença viva do Espírito Santo: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1:13). Ser “selado” não é ter alguma marca física especial, mas uma marca em nosso ser, ou seja, o novo nascimento e uma nova vida que agora anda nos caminhos de Deus, buscando fazer a vontade do Pai.

(3) Muitas pessoas, desde meados dos anos 1970-1980 apontam que essa marca da besta seria um chip, ou até mesmo o código de barras que já foi apontado anos atrás como sendo a marca da besta, devido eles serem amplamente usados nos comércio para compras e vendas. Porém, isso não é algo provável e não se harmoniza com o texto bíblico. Vejamos:

Por que a marca da besta não é um chip?

A marca da besta citada em Apocalipse é simbólica como outras diversas passagens deste mesmo livro. A fronte (cabeça), onde a besta quer colocar a sua marca, indica os nossos pensamentos, intenções, convicções. A mão direita é símbolo das nossas ações, da nossa forma de agir, de onde colocamos as nossas forças.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

Sendo assim, é muito mais provável que essa marca da besta, semelhantemente a marca de Deus (o Selo do Espírito Santo), seja colocar na mente e nas ações das pessoas (Apocalipse 13:14) tudo aquilo que desagrada a Deus. Seria muito simplório da nossa parte acharmos que a implantação de um simples chip seja o objetivo dessa besta. Ela quer desviar pessoas, destruir vidas. E isso se faz marcando a vida das pessoas com o desejo pelo pecado, fazendo-as se desviar da verdade e virarem as costas para Deus.

A besta marca as pessoas fazendo-as seguir aquilo que ela deseja. Porventura não é isso que tem ocorrido em nossa sociedade e em várias outras em todos os tempos? Os servos de Deus, que não aceitam essas marcas, ou seja, não aceitam essas seduções, são perseguidos e sofrem retaliações. Quem acompanha as notícias dos campos missionários pode ver claramente como ocorre terríveis perseguições porque pessoas confessam o Cristo e desejam andar nos caminhos Dele.

Em alguns países, sabemos, quem professa ser servo de Jesus, é praticamente expulso da sua família, da sociedade. Esse tipo de retaliação irá atingir um ápice muito grande nos últimos tempos, fazendo com que todos aqueles que não aceitam as ideias impostas pela besta sejam gravemente perseguidos e expulsos da sociedade, sendo considerados como pessoas que não fazem parte do sistema. Ou seja, não tem nada a ver com chip!

(4) Alguns têm vivido desesperados, achando que o governo vai exigir que se coloque um chip e com isso irão perder a sua salvação. Isso não passa de desespero bobo. Aqueles que são selados por Deus não podem ser selados pelo diabo: “Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai” (Apocalipse 14:1). Como já vimos que a marca da besta não tem nada ver com chip ou com códigos de barra, sabemos que a influência do Maligno é para que as pessoas não andem nos caminhos de Deus. Essa é a marca que os não convertidos têm.

Os verdadeiros servos de Deus são conhecidos pela identificação com o Cristo, pela sua forma de viver segundo os padrões de Deus. Os que são do Maligno rejeitam a Deus, rejeitam a Palavra do Senhor e rejeitam Cristo e todos quantos querem viver como Deus deseja.

(5) E para finalizar essa questão, eu costumo brincar com meus alunos sobre toda essa questão de chip, dizendo a eles o seguinte: Se algum dia o governo exigir que se coloque um chip, para me precaver, vou colocar esse chip na mão esquerda, assim, se caso esse chip seja mesmo o chip da besta, então estarei a salvo, pois na Bíblia diz que somente quem colocar na fronte ou na mão direita é que terá a marca! (risos).

Brincadeiras à parte, como servos de Deus temos que entender que Deus é soberano. Que ele é o autor da nossa salvação e que Deus não está nem um pouco preocupado com essas questões, pois nada poderá fugir ao poder Dele, à Sua soberania. Veja como Deus trata essas teorias da conspiração da qual muitos têm medo: “Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles” (Salmos 2:1-4).

Não fique preocupado com essas coisas. Apenas vivia dia a dia o evangelho e nenhuma marca do maligno estará em sua vida. A promessa de Deus a respeito daqueles que são verdadeiramente Seus servos é de proteção infalível até que cheguemos aos braços do Pai nos céus: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (João 10:28-29).

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

63 comentários

  • Jefferson disse:

    …Li toda a explanação do assunto, porém eu não encontrei a explicação da parte que diz que ninguém poderá comprar ou vender se não tiver a marca, dando a entender assim que a marca poderá ser algo físico, literal.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Jefferson, vou te dar um exemplo: em alguns campos missionários, o fato de você ser cristão, de seguir a Jesus Cristo é uma marca. E essa marca faz com que a sociedade ali daquele lugar faça retaliações com você, como proibir que pessoas vendam coisas para você, proibir que você seja parte da sociedade. Isso já acontece hoje em dia, basta pesquisa. Em alguns lugares, inclusive, quando você professa o Cristo, você é acusado diante da justiça, que te prende preventivamente para que se retrate ou terá seu direto de liberdade cerceado. Creio que isso é bem claro. Já aqueles que têm as marcas aceitas por esse tipo de sociedade, esses são livres para comprar, vender e fazer aquilo que desejam.

      Responder
      • Silas disse:

        Uma coisa não tem nada a haver com a outra, a marca da besta é real, é algo que identifica ao olhar, não tenha dúvida disso, sabemos sim que em outros países os cristãos são perseguidos ao ponto até de perderem suas vidas, mais mesmo assim continuam comprando e vendendo. Essa marca vai acontecer pós arrebatamento, quem quiser ser salvo, não pode aceita-la de jeito nenhum, ai terá que sofrer as consequências, (tá na bíblia) Imagina a pessoa chegar no supermercado ou em qualquer lugar para comprar, só com a marca na mente ou na alma como vc falou, o que o caixa vai perguntar para pessoa, para saber se essa pessoa pode comprar ou não? Até imagino:
        – Com licença, o senhor tem a marca da besta na sua mente ou na sua alma? (risos)
        Desculpa a ironia!

        Graça e paz!

        Responder
        • Fabio disse:

          Boa tarde André Sanches…. achei coerente o comentário do Silas… nessa questão da compra e da venda ficou meio raso a sua explicação…. poderia dar uma explicação ou um exemplo melhor ??

          A paz !

          Responder
          • Presbítero André Sanchez disse:

            Fábio, a paz.

            Compra e Venda = Retaliações e perseguições. Em algumas sociedades quem se declara cristão pode ser preso e processado. Ou seja, essa pessoa tem seus direitos cerceados, não pode comprar, vender, viver em sociedade, pois é presa e marginalizada quando não nega a Jesus Cristo. Essas são consequências de ter a marca de Cristo. Eu acompanho 5 missionários muito de perto, pois nosso site sustenta-os financeiramente e posso lhe dizer que esse tipo de coisa já tem acontecido em muitas partes do mundo. Esqueça chips. Isso é um grande desvio do que realmente acontece.

        • Cristiano Wellington Cardoso da Silva disse:

          Querido e amado Irmão se o seu batismo, seu testemunho a cerca das escrituras, sua adoração à Deus, sua sujeição a Cristo e sua profissão de fé não são marcas que de Deus que lhe separa dos que não a tem, falo para você o seguinte: “Que levante a sua mão novamente e aceite Jesus como seu único e suficiente salvado”. A marca do verdadeiro cristão não um código de barras, um chip, ou uma tatuagem o que nos difere dos adoradores da besta é nossa atitude, nosso amor para com os outros, deixemos de procurar e perder tempo sobre o que venha a ser a marca da besta, e nos preocupemos em pregar o verdadeiro evangelho, que cura, liberta e salva.

          Responder
  • Raquel de souza silva disse:

    Tem muitos se enganando com as façanhas de satanás, e achando que chip é normal e porque tem que ser do jeito que a bíblia fala, claro se fosse o número seria muito mas fácil das pessoas recusarem mas um chip é diferente.

    Responder
    • Luciene disse:

      É verdade Raquel veja o significado nome visa é 666 e quem tá fazendo esse chip e a visa impresa de cartão temos q vigiar. Jesus tá voltando todos os sinais estão aí não ver quem não quer e for obrigado todos usa esse chip é a marca sim mas Jesus vem arrebata os salvos se prepara igreja o Rei já está a porta

      Responder
      • Presbítero André Sanchez disse:

        Luciene, a paz.

        Pense comigo. Você é uma serva de Deus, lavada pelo sangue de Jesus Cristo, o Espírito Santo habita em você, certo? Aí pelo simples fato de alguém colocar um chip você perde tudo isso que está dentro de você? Não faz sentido, concorda? A obra que Deus faz em nós é completa e ninguém pode nos tirar das mãos do nosso Pai, pois ele é a nossa proteção:

        Jo 10:28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
        Jo 10:29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

        Responder
        • Samuel Brum disse:

          Querido Anré, paz!
          Eu creio em Deus, confessei a Cristo como meu salvador, tenho o Espírito Santo comigo, ae vem os cara e me obriga a colocar o chip com o número (visa = 666), me coagindo a não poder mais me comunicar com o mundo (compra/venda/acesso a serviços/etc), e eu como servo conhecedor da palavra digo, então coloca o chip em outro lugar, eles me alugam e dizem não ser possível; eu creio que tem nada a ver, afinal, meu coração é de Deus…
          Talvez possamos pedir para eles confessarem a Cristo? “E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.” (I João 4 : 3)
          Se eles não confessarem, já sabemos que não são de Deus… rsrs
          “Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.” (João 12 : 25)
          Tenho um ditado que uso comigo: Na dúvida a melhor resposta é não.
          Tem certeza que não é o sinal da besta? seja um dos primeiro a colocar e anuncia no site para encorajar outros irmãos. Não sabe certo? Deixa assim pra ver o que acontece mais pra frente… ;)
          Abraço meu irmão!!

          Responder
  • RUTHE GOMES DA SILVA disse:

    professor André o selo da besta quando for obrigado a ser usado acredito eu que Jesus ja tem arrebatado sua igreja. concorda? por isso digo a todos que esse chip não é motivo de preocupação.

    Responder
    • Cássia Ramos disse:

      Concordo com a Ruthe … Somos pré tribulacionistas,,, essa marca atingirá aos que ficarem para a grande tribulação..

      Responder
      • Osana silva disse:

        A igreja de Cristo não estará aqui mais, estaremos com nosso Deus, daqui pra frente olhos Fitados no céu, Jesus breve vem.

        Responder
    • Luciene disse:

      O arrebatamento pode ser a qualquer hora até parece q o senhor não acredita q Jesus está voltando esse chip pode ter cido aprovado mas não é obrigatório ainda antes disso Jesus bem arrebata os salvos

      Responder
  • Silas disse:

    E se por acaso na colocação desse chip não houver escolha, ou tem que ser na mão direita ou na testa? Me perdoe irmão, mais vou discordar novamente com vc, a marca da besta não tem nada de simbólica, a bíblia fala claramente que quem não tiver a marca, não poderá comprar nem vender. Vc fala que essa marca será colocada na mente, será que vão inventar uma máquina que lê pensamentos e quando a pessoa chega no supermercado ela identifica se a pessoa é do diabo ou de Deus, se nem o diabo sabe o que nós pensamos, somente Deus! abra os olhos, cuidado com o que vc ensina para seus alunos. Isso vai acontecer depois da volta de Jesus Cristo, quem é salvo não vai participar disso não, pois já estará no céu com o Pai Celeste, quem tem que se preocupar com isso é quem ficar aqui depois do arrebatamento da igreja, ai sim vão colocar essa marca, que pode ser um chip sim, e nada de marca na mente ou na alma, a marca é tão verdadeira como um código de barras em um produto, quem ficar nesta terra, ainda terá uma chance de se salvar, mais ai será com sua própria vida, e essa marca é o começo da tribulação, quem aceita-la, já era meu amigo, quem não aceitar, querendo salvação, vai ter que se virar nos 30 para comer ou vestir-se (viver), pq o Espírito Santo de Deus será retirado da terra, a pessoa ficará por conta própria. Por isso falo para as pessoas que ainda não aceitaram a Jesus como seu salvador, aceitem agora, enquanto é tempo, hj é de graça, hj é fácil, hj o Espírito Santos de Deus está aqui, depois do arrebatamento da igreja ai o bicho pega.

    Graça e Paz!

    Responder
    • Luciene disse:

      Pois é concordo plenamente
      👏👏👏👏👏

      Responder
    • Miguel Gomes disse:

      Silas disse.concordo com o seu comentário eu tbem entendo bem assim..

      Responder
  • Cleiton disse:

    Olá, quanto a matéria fiquei na dúvida sobre como seríamos impedidos de comprar, apenas com as ações ou pensamentos desviados.

    Se possível me esclareça segundo seu ponto de vista.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Cleiton, vou te dar um exemplo: em alguns campos missionários, o fato de você ser cristão, de seguir a Jesus Cristo é uma marca. E essa marca faz com que a sociedade ali daquele lugar faça retaliações com você, como proibir que pessoas vendam coisas para você, proibir que você seja parte da sociedade. Isso já acontece hoje em dia, basta pesquisa. Em alguns lugares, inclusive, quando você professa o Cristo, você é acusado diante da justiça, que te prende preventivamente para que se retrate ou terá seu direto de liberdade cerceado. Creio que isso é bem claro. Já aqueles que têm as marcas aceitas por esse tipo de sociedade, esses são livres para comprar, vender e fazer aquilo que desejam.

      Responder
      • Fátima disse:

        A marca da Besta é algo que esta para acontecer, o tipo de perseguição que sofremos hoje já vem desde o antigo testamento, não podemos comprar o selo com a marca e isso será depois do arrebatamento da Igreja.

        Responder
        • Fátima disse:

          comparar o selo com a marca são distintos senao estaria escrito o selo da Besta, Deus trata na sua palavra o selo para Deus e a marca para besta;

          Responder
      • Joel Moreira disse:

        Paz amado

        Ouso discordar de sua explanação. Além de ser um tanto vaga, ela também erra em uma aspecto importante.

        Partindo do pressuposto de que a marca seria na “mente” das pessoas, como poderiam, então,bidentificar pessoas quando as mesmas forem comprar ou vender?

        É óbvio que esta marca mencionada no texto é física e visível. Se formos leais à literalidade do texto, sem apelar para alegorismos desnecessários, veremos que o intuito da besta que surge da terra (falso profeta), é impedir que aqueles que não tenham o sinal da besta façam parte do entorno social e, ao mesmo tempo, legitimar a exclusão e extermínio de tais pessoas. Tudo isso como “capa” de um propósito espiritual mais profundo, que é a adoração da besta como um deus, como fica exposto no versículo 15 de Apocalipse 13.

        A Palavra revela que haverá 3 alternativas para a recepção do sinal: o sinal em si, o nome da besta ou o número de seu nome (666). Mais adiante falaremos com mais detalhes sobre esse número. Na época em que a revelação apocalíptica foi escrita, o fato de pessoas serem marcadas com determinado sinal era algo costumeiro, geralmente indicando propriedade ou submissão.

        Então, até mesmo para os primeiros irmãos que leram a profecia contida em Apocalipse 13:16-17, a ideia de controle e sujeição ficava clara no contexto. Não vemos razões para fugir da aplicação literal daquilo que está revelado em Apocalipse 13:16-18.

        A marca da besta será uma tentativa do anticristo e do falso profeta para controlar a humanidade em geral (pequenos, grandes, ricos, pobres, livres e escravos). Diante dessa imposição mundial, caberá aos servos do Senhor rejeitarem esse controle, mesmo que isso signifique isolamento, perseguição, impedimento de acesso a fontes produtoras e até mesmo a morte.

        Veja o texto transliterada do grego de Apocalipse 13:16-17

        “kai poiei pantas tous mikrous kai tous megalous kai tous plousious kai tous ptōchous kai tous eleutherous kai tous doulous ina dōsin autois CHARAGMA epi tēs cheiros autōn tēs dexias ē epi to metōpon autōn 17 [kai] ina mē tis dunētai agorasai ē pōlēsai ei mē o echōn to CHARAGMA to onoma tou thēriou ē ton arithmon tou onomatos autou”

        A palavra em destaque CHARAGMA (χαραγμα) é um substantivo neutro, que no grego koinê é usado para expressar uma impressão (do verbo imprimir)

        Olha a definição de imprimir
        verbo
        1.
        transitivo direto e pronominal
        marcar ou ser marcado (sinal, figura etc.) sobre algo, por meio de pressão.
        “i. com o sinete as próprias iniciais”
        2.
        transitivo direto e intransitivo e pronominal
        gráf transferir os dizeres e/ou imagens contidos em fôrmas tipográficas, clichês, gravuras etc., marcando (em papel ou em outra superfície), com ou sem tinta, por meio de pressão exercida por máquina apropriada.

        Também significa selo

        E a definição de selo

        1.
        grande cunho sobre o qual são gravados em côncavo a figura, a assinatura, as armas ou a marca simbólica de um Estado, de um rei, de uma entidade etc., e que se aplica sobre atos ou objetos a fim de autenticá-los, fechá-los inviolavelmente ou marcar uma propriedade; chancela, sinete.
        2.
        pequeno sinal que se põe ou se apõe às coisas para assinalá-las, identificá-las ou torná-las invioláveis; carimbo.

        Também significa marca

        1.ato ou efeito de marcar.
        traço, sinal, impressão deixada por alguém ou algo.
        sinal natural na pele de uma pessoa ou no pelo de um animal.
        desenho, inscrição, nome, número, selo, símbolo, carimbo etc. que se coloca sobre um artigo para distingui-lo de outros, ou como indicação de propriedade, qualidade, categoria, origem.

        Então irmão, esta marca, segundo a definição grega da palavra, é algo visível SOBRE a pele

        Também não acredito que seja um chip, mas que é uma marca visível, isso é

        Responder
  • Abigail Santos Vilela disse:

    Boa tarde. Eu concordo plenamente, pois tinha essa dúvida e foi bem esclarecida. Já somos selados e não precisamos nos preocupar com isso. Ninguém vai colocar a arma na sua cabeça e dizer se você nega o nome de Jesus para receber esse chip. Parabéns pela explicação Presbitério.

    Responder
  • camargo disse:

    Penso que muitas profecias foram faladas por Simbologia e este assunto que nos últimos dias esta em evidencia não é tão simples assim a ( Interpretação) sei que várias gerações tem passado que este dia vai chegar e sera de forma enganosa e com muita distorção da verdade e da verdadeira luz que é a palavra fiel e legitima de DEUS e vai conseguir ludibriar escarnecer, zombar. de muitos….. Apocalipse 2

    1 Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
    2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
    3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
    4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
    5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
    6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
    7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
    8 E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
    9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
    10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
    11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
    12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
    13 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
    14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
    15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
    16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
    17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
    18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
    19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
    20 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
    21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
    22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
    23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
    24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
    25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
    26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
    27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
    28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
    29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas

    Responder
  • Romario disse:

    Eu concordo e de acordo com o meu conhecimento e pela lógica o irmão está certo. Não vai ser um simples ship que tirar a nossa salvação.

    Responder
    • Fátima disse:

      Irmão não é um simples Chip, se pensarmos individualmente nesta situação, estão em pesquisa há anos desenvolvendo, é uma tecnologia tremenda e os SERVIDORES que irão manter esta informações é de tecnologia avançada e de milhões e milhões em gastos, pensar que o ser humano levará uma marca, pensa bem!!!! , na sua testa ou na mão, tem pessoas que não tem mão porem todas tem testa. Deus é sabedoria e o chip ja é um grande sinal, você sera monitorado e da mesma forma eles introduzirão nas mentes da pessoas pelo chip pensamentos e consequentemente ações, Satanas não pode ler persamentos e pelo chip ´´e uma forma dele controlar e introduzir pensamentos.
      Se o Pastor comentarista acha normal ter um chip introzido no seu corpo e desta forma crê que nao será controlado esta muito enganado, a tecnologia do CHIP vai controlar o humano como um robo, e com a mente de Satanas.

      Responder
  • Paulo Rogério Medeiros Vilar disse:

    com certeza,os 144.000 é outro assunto,são aqueles que não se contaminaram com mulheres,de uma olhada lá,APOCALIPSE 14 de 1 a 5,a Bilbia deve ser muito bem interpretada para não haver enganos,esta é a minha opinião.

    Responder
  • Leonardo disse:

    Olha, não tinha essa visão… Obrigado pela ajuda presbítero. A paz do Senhor.

    Responder
    • Anderson rodrigo disse:

      A resposta pra tudo isso estão em Matheus 24:24

      Responder
  • Marli Macedo disse:

    como faço pra compartilhar no face?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Marli, no final do estudo tem os botões de compartilhar

      Responder
  • Antonio Afonso de Abreu disse:

    E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
    Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. Apocalipse 13:16-18.
    Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
    Muitos têm feito as mais variadas hipóteses sobre a marca da besta. Alguns dizem que ela será como o código de barras utilizado para identificação universal de produtos. Outros imaginam que seja um chip implantado sob a pele, ou uma marca invisível que possa ser lida por um scanner. Contudo, essas conjeturas não estão de acordo com o que a Bíblia diz.
    A marca da besta – 666 – não é a tecnologia do dinheiro virtual nem um dispositivo de biometria. A Bíblia afirma de forma precisa que ela será:
    • a marca do Anticristo, identificada com sua pessoa
    • o número 666, não uma representação
    • uma marca, como uma tatuagem
    • visível a olho nu
    • sobre a pele, e não dentro da pele
    • facilmente reconhecível, e não duvidosa
    • recebida de forma voluntária; portanto, as pessoas não serão ludibriadas para recebê-la involuntariamente
    • usada após o Arrebatamento, e não antes
    • usada na segunda metade da Tribulação
    • necessária para comprar e vender
    • recebida universalmente por todos os não-cristãos, mas rejeitada pelos cristãos
    • uma demonstração de adoração e lealdade ao Anticristo
    • promovida pelo falso profeta
    • uma opção que selará o destino de todos os que a receberem, levando-os ao castigo eterno no lago de fogo.
    Eu discordo que a marca não seja aparente, seja invisível , nesse período da grande tribulação muitos conscientemente receberão a marca visível ou na mão direita ou na testa, sem essa marca literalmente não poderão comprar ou vender, os que aceitarem já perderão sua salvação. E uma coencidência o chip ser usado na mão direita, mas não se preocupem porque a atuação do anticristo não ocorrerá agora nesse exato momento, mas é bom estar atentos nas profecias.

    Responder
    • Miguel Gomes disse:

      Concordo com o seu ponto de vista,tbem entende bem assim…

      Responder
  • Fátima disse:

    Bom dia
    Li apressadamente o contexto acima e discordo, se fosse de tal maneira o inimigo tentar nos convencer de sua obras contrarias a de Deus então desde Cain e Albel ésta marca já existe, a Palavra de Deus fala da marca e não do selo, o selo pertence a Deus e as obras do Espirito Santo e a palavra é clara aquele que aceitar, ou seja a pessoa terá uma opção explicita de querer a marca ou não é algo explicito e claro, ela vai ter que decidir, através´ disto ela ter o poder de compra e de venda e sabemos que o Cristão por não aceitar a marca ´passará pela perseguição, fome e adversidades e creio que isso será depois do arrebatamento da Igreja, sinto muito o chip não é algo tão simples como exposto acima e nas pesquisas feita ele só pode ser implantado na mão direita ou na testa.

    Responder
  • Raquel Dias disse:

    Só uma dúvida, se você diz que a marca da besta não é algo físico, porque ela servirá para as pessoas comprarem ou deixarem de comprar coisas como diz o versículo?

    Responder
    • Antonio Afonso de Abreu disse:

      Essa marca no período da grande tribulação é algo físico sim com certeza, visível, todos terão opção de querer ou não, lógico os que não aceitarem sofrerão perseguição, agora quanto ao chip, e muita coincidência devemos estar atentos.

      Responder
  • Carlos Melo disse:

    Bom dia, gosto muito de seus estudos, como já disse, salvo todos em meu computador.
    Agora vamos a questão em curso, nós evangélicos sabemos ( alguns ou a maioria ) de tudo isso que você comentou sobre o chip. E como as pessoas que não são evangélicas ( simpatizantes frequentes em cultos, palestras e etc…) vão se deparar quando leem este artigo? Um exemplo, se você tem um carro e for roubado, depois achado, como você vai identifica-los se tem vários do mesmo modelo, cor e etc…, não é pela placa? Assim seu carro estar marcado pela placa como sendo seu. Então o anticristo vai marcar os deles com esse tal chip, e aqueles que o rejeitarem certamente são os que são de Cristo Jesus.
    Amém?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Carlos, Jesus disse que pelo fruto se conhece a árvore. Essa é marca. Não temos nada de chip descrito na Bíblia

      Responder
      • Luciene disse:

        Jesus não falou o q era essa. Marca pode ser o chip e pode não ser por não devi ensina q não é já falei com vários pastor só ré isso é eles fala a mesma coisa q pode ser e pode não ser q e para nos virjia e não temer pq antes Jesus volta para nos salva

        Responder
      • Antonio Afonso de Abreu disse:

        Presbítero André Sanchez, desculpa mas não concordo em alguns pontos suas explicações. Sobre o chip tudo bem é uma Coincidência o uso na mão que seja aprovado ou não, precisamos ter calma porque Deus está no controle das nossas vidas, antes do arrebatamento da igreja muitas coisas ainda vão acontecer. Mas minha pergunta é o irmão é pré-tribulacionista ou pós? Você acha que a marca da besta e apenas simbólica?

        Responder
  • Noemi disse:

    Eu concordo com Silas escreveu: Acredito q somente depois da volta d Jesus q se dará esse acontecimento , e aqueles q ñ foram arrebatados vão presenciar tudo isso , esse sinal será algo imposto sim , pode ser q seja esse chip , mas com a igreja aqui na terra ainda ñ será obrigado a ter tal sinal , mas depois sim. E aqueles q ñ quiserem o sinal ñ poderão comprar nem vender . Acredito q se ñ for o chip já é um prenuncio do q está p/ acontecer após o arrebatamento da igreja . Se analisarmos nos nossos dias precisamos de RG e CPF , q´é p/ nos identificarmos nessa sociedade e ser algo mais organizado , mas bem antigamente ñ tínhamos tal registros a ñ ser d nascimento .E ñ compramos nem vendemos sem esses documentos , mas eu penso q isso tb já era e é um prenuncio d q as coisas caminham nesse sentido , e vai parecer q é algo q faz parte da sociedade , q tem q ter tal sinal, mas isso foi se infiltrando sorrateiramente , p/ q aqueles q ñ acreditam na palavra ñ d tal importância p/ o q está acontecendo nos últimos dias !

    Responder
  • Wellington disse:

    Me faço uma pergunta; quantos na Bíblia foram selados e pelos seus atos não estão com o pai?

    Responder
  • Claiton Marcos disse:

    Sou professor EBD aqui na igreja Assembléia de Deus em Tubarão SC. Peço se possível, nos auxiliar em algumas questões se possível nos responder, conforme seu entendimento, perante a Bíblia Sagrada.
    1º – Caso se torne obrigatório o uso deste biochip subcutâneo, ainda neste tempo graça em que vivemos (antes do arrebatamento da igreja), o crente pode aceitar usar normalmente? ou deve rejeitar?
    2º – Ou a obrigatoriedade de uso deste biochip subcutâneo, só ocorrerá após o arrebatamento da igreja, ou seja, no período da grande tribulação, onde quem não for arrebatado, terá que decidir entre aceitar ou não? O que você pode nos auxiliar perante este enfoque da possível obrigatoriedade de uso?

    Responder
  • Nilson disse:

    a Paz do Senhor Prebítero, estou muito feliz com seus estudo tenho apredido muito, no meu caso eu recapitulei o que havia ersquecido mas entendo que tem cristões que gostam de complicar ou não quer entender um bom estudo. Parabenizo por seus conhecimento que tem sido de grande valia para min, muito obrigado Pb. que Deus continue a lhe abençoar e dar muito conhecimento e repatir conosco. espero resposta para ter alegria que vc leu meu comentário.

    Responder
  • Luciene disse:

    E outra ninguém tem prova q essa chip foi aprovado mesmo pq no tempo da Dilma tb saiu esse boato tem chat q está desmentido esse assunto como tb saiu o boato q o presidente aprovou a proibição de usa a Bíblia no Brasil acredito q isso é mas um boato

    Responder
  • Maria Do Carmo disse:

    Esse estudo é complexo.
    Mas eu creio que o Senhor já vai ter recolhido à sua igreja da terra.

    Responder
  • Paulo José Evangelista disse:

    Bom dia a todos.

    Na minha opinião, a marca da besta será um tipo de cadastramento compulsório, instigado pelo Falso Profeta, o principal assessor do Anticristo (o dono da marca). O chip, que está em vias de implantação em alguns países do mundo, só facilitará esse cadastro. Na verdade, creio que esse cadastro será feito por meio de ativação eletrônica: as pessoas que aderirem ao sistema “bestial” (anticristiânico) terão o seu nome ativado e serão aceitas para negociar livremente dentro desse sistema global. (Enfim, parece que a sonegação, a evasão e a renúncia fiscais terão um fim, pois será impossível escapar ao controle do Governo Mundial, que será certamente implacável. Mas a que preço!). Outrossim: a adesão ao sistema será voluntária. Vide a expressão “…faz que lhes seja ‘dada’ certa marca…” (Apocalipse de João, XIII, 16).
    O chip, em si, é na verdade o começo da concretização do sonho dos governos humanos, desde os primórdios da civilização (vide a história dos impérios do Velho Mundo), de implantar o “controle total”. Quem nunca ouviu dizer – e se analisarmos detidamente isso é um fato, que “quem detém a informação detém o poder”? Imaginemos uma cidade onde todos os citadinos sejam cadastrados, i.e., tenham todos os seus dados individuais (pessoais, bancários, telefônicos etc) consignados num banco de dados unificado, que o governante possa acessar a partir de um terminal, instalado na mesa de seu gabinete? Adicione a isso um sistema de câmeras espalhadas por todos os cantos estratégicos da cidade e um sistema de rastreio via satélite, monitorando tudo 24 h? De certa forma, e em muitos lugares importantes do mundo, isso já é realidade, e existem inúmeros outros lugares que estão em vias de implantar esse sistema alegando questões de segurança pública. Vários filmes americanos já preconizam esse estado de existência, bastando citar um (que eu aprecio), a série “Bourne”. O reality show “Big Brother”, para quem não percebeu ainda, é u’amostra disso, de uma sociedade monitorada até o âmbito do domicílio. Esse programa, longe de ser puro entretenimento, talvez seja uma insinuação descarada ou um condicionamento sutil para o futuro que se reserva à Humanidade ímpia.
    Na verdade, o chip é só, e até o surgimento da mais nova maravilha tecnológica, o meio mais prático de implantar um sistema desse tipo. Recentemente, vários candidatos a prefeito, no Rio e em São Paulo, propuseram reunir todos os dados médicos dos pacientes em um cartão magnético, a fim de agilizar o atendimento. E isso foi propagado, numa época de recrudescimento da crise da saúde pública em todos os rincões do nosso país, como algo estupendo, uma ideia das galáxias! Isto poderia ser feito pela implantação de um microchip, mas o cartão magnético ainda parece sair mais em conta, ou está mais acessível à população.
    Enfim, o microchip, ou a biometria, ou a impressão digital, são apenas “sistemas de identificação”, ou de “coleta e armazenamento de dados”; o propósito é obter algum tipo de controle, por parte dos governos, para fins benéficos a princípio. No tempo do Anticristo, obviamente ele fará uso da tecnologia da informação (TI) disponível para implantar o “controle total”. Mas só receberá a marca quem se submeter voluntariamente.
    Se a marca será visível ou não, uma vez que o sistema de identificação será eletrônico, isso é irrelevante. Caso alguém que não seja adepto do sistema tente comprar ou vender, o sistema irá detectá-lo e denunciá-lo às autoridades imediatamente, de maneira inescapável. Não podemos esquecer que, nessa época, muito mais do que hoje em dia, o mundo estará num estágio avançadíssimo de integração via sistemas informatizados.
    Por enquanto, penso que não devemos ficar preocupados com qualquer sistema de identificação que venha a ser proposto, ou imposto, pelas autoridades. No caso da marca da besta, isso será algo bem reconhecível e sem nenhuma sombra de dúvida: ou adere e recebe a marca, ou é eliminado do sistema. As circunstâncias serão tão extremas que ninguém duvidará do que está acontecendo.
    Meditemos, para nosso consolo e exortação, em I Epístola de João, V, 18:”Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus, não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.”
    Soli Deo gloria.

    Responder
  • Leandro lacerda disse:

    Irmão Andre , aprecio muito seus estudos e pra mim tem sido muito Edificante ! Mas eu discordo de que a marca da besta seja algo nao visivel !
    A palavra de Deus è clara e nao deixa duvidas a respeito desse assunto !
    Apocalipse13:17
    A “marca”(algo visivel, fisico) muito provavelmente o Chip !
    Mas isso è sò para aqueles que ficarem apòs o arrebatamento !

    Responder
  • Pauloezata@gmail.com disse:

    Amém, perguntas e Respostas…não sera o chip e marcas 666…Reflita e Pence pois a Palavra de DEUS e os seus Mistérios só é Revelados para queles que Ele quer…pense nisso…eu tenho os Estudos a Respeito dessa Profecia não em um papel mas em mente,dada por DEUS..estude coma a Palavra e intenda.

    Responder
  • Valdecir Barsoti disse:

    Eu creio que o texto bíblico sobre a marca da Besta é literal e não simbólico e quando isso começar acontecer com toda intensidade, erga-mos a cabeça aos céus pois a nossa redenção é chegada.

    Responder
  • BENEDITO JORGE DA CRUZ CARMO disse:

    Presbítero André Sanchez :
    Benedito Jorge , a Paz do Senhor Jesus
    Obrigado, agradeço pelo esclarecimento deste abençoado comentário sobre o assunto número da beste tirando a minha duvida, realmente antes do chip nós os salvos do Senhor já somos selados com o Santo Espirito da Promessa. Não é marca física e sim selado com a marca do novo nascimento, nascido para uma nova vida e vida eterna com Deus.

    Responder
  • obede edom disse:

    graça e paz andré

    Li e reli os comentarios sobre o chip e fiquei confuso .

    Responder
  • Gilson disse:

    Pb André só mim explica como que os senhores marcava os seus servos, será que era através da mente ou da alma? Também creio que a marca da besta será algo literal e visível. Não que eu esteja afirmando que o tal chip seja a marca, mas tudo indica que a ordem mundial caminha pra isso, para uma unificação mundial. O que mim parece é que vc esteja dando atributos divinos para o anticristo de saber o que as pessoas pensam.
    Só peço que seja mais claro com as suas afirmações. Paz

    Responder
  • Márcia disse:

    Eu só sei que não pretendo estar mais aqui neste mundo para ver como vai ser a marca da besta acontecer, quero estar morando com o nosso querido e amado Jesus, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz …

    Responder
  • Maurício Righi disse:

    Acho que hoje estamos é ficando muito confusos com tantas explicações. Devemos crer e esperar em nossa fé no Senhor Jesus Cristo todas as coisas que ele mesmo disse quando esteve aqui na terra pregando o Amor, a Salvação, e operando centenas de milagres. Enquanto se discutem o que é certo ou errado já perdemos tempo suficiente para nossas vidas serem mais fortalecidas na palavra do Senhor nosso Deus. O próprio cenário no qual estamos pisando, nos fará vermos e entendermos todas essas questões tão intrigantes. Acho eu que crer, ter fé, significa Santificação, e Santificação significa sermos visionários na fé afim de podermos discernir os acontecimentos terrenos com a palavra Santa da Bíblia. Que a Graça, a Paz e o Amor do Senhor Jesus Cristo nos envolva de tal forma que todas as nossas preocupações e necessidades não sejam maiores que a Graça do Nosso Senhor Deus e Pai que habita os céus.

    Responder
  • Elizeu disse:

    Meu irmão André. A Bíblia diz que a marca da besta é um chip sim. Sempre te admirei pelos seus comentários, mas nesse eu discordo de você. Estude o texto com atenção querido!!! E não comente o que você não tem certeza. Peça a Deus iluminação e discernimento da Sua palavra. E,,, com humildade você será capaz de entender que desta vez você não foi feliz no seu comentário. Que Deus te abençoe e ilumine sempre. Abraço grande.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Elizeu, mostra pra mim esse versículo que eu nunca vi

      Responder
  • Elizeu disse:

    OI meu irmão André. Ao me pedir que te mostre o versículo que fala do chip, é impossivel que eu e você encontremos na Biblia essa palavra. Mas analisando os versículos 15 a 17 do capítulo 13 do livro do Apocalipse, é muito provável que se essa palavra existisse na época em que o livro foi escrito, ela estaria aqui bem no lugar em que se encontra a palavra SINAL. O irmão sabe que em todos os estudos já feitos onde se pode colocar esse chip no corpo humano, tem que ser ou na MÃO DIREITA, ou NA RESTA. V. 16. Portanto meu querido irmão. Ai está o que você ainda não tinha encontrado na Biblia. Não se esqueça que as profecias estão se cumprindo. E esta não é diferente. Jesus Cristo brevemente vem arrebatar a Sua Igreja, ai então os que ficarem ou colocam esse chip, ou não compram nem vendem nada. Entenda meu irmão que não quero aqui, competir com o Irmão. Apenas não concordo com o que o irmão comentou a respeito do assunto, porque o que a Biblia me diz é exatamente o contrário do seu comentário. Que Deus te ilumine. Abraço.

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Elizeu, ou seja, não existe menção de chip. É apenas uma hipótese levantada sobre algo que não foi escrito.

      Responder
      • Leonardo disse:

        Presbítero Fiquei com dúvida no seguinte. A palavra diz claramente que é uma marca visível “a receberem certa marca na mão direita ou na testa,” o que poderia ser qualquer coisa, tatuagem, Chip, entre outras coisas. Você disse que não é visível baseado em qual versículo? Pessoal sempre fala do Chip por isso pergunto.

        Responder
    • Paulo José Evangelista disse:

      Prezados irmãos,

      Bom dia.

      Visando a contribuir para o debate neste ponto, gostaria de acrescer o seguinte:

      1. Não vejo como afirmar que será um chip propriamente: a tecnologia avança tão rapidamente que pode ser uma outra forma de identificar quem é pela besta nesse tempo de Grande Tribulação. Por enquanto, no ponto em que estamos do avanço tecnológico, o chip é uma forte probabilidade. Porém, há que se considerar que, da mesma forma que os recém nascidos já saem da maternidade com Certidão de Nascimento (em breve também com o CPF), quem garante que, daqui a algum tempo não saiam já com um tipo de identificação que poderá servir para ativação do cadastro de adeptos da Besta?
      2. Em relação ao Arrebatamento da Igreja, creio que os Pré-Tribulacionistas estão equivocados, pois basta uma leitura atenta de Mt 24.29-31 junto com 1Ts 4.15-17, passando por 1Co 1.51, 52, para ver que se trata de evento único e não separado por 7 anos de Tribulação e Grande Tribulação sob o governo do Anticristo.

      Soli Deo gloria

      Responder
  • Elan disse:

    Bom dia presbítero. Ótima explanação. Contudo, sua explicação não contemplou a parte do versículo que fala “para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome”. Gostaria de saber a respeito desta parte, porque é justamente por conta dela que as pessoas acreditam ser algo ligado a algum chip ou coisa do tipo. Por favor, traga esclarecimentos a respeito desta parte final do versículo. Agradeço.

    Responder
  • Ariane disse:

    Esses dias estava comversando com uma irmã da igreja e ela tocou no assunto do chip e ababei ficando com algunas dúvidas. Uma delas é se vc não tem o chip e comi algo comprado por uma pessoa com chip vc estaria condenado

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.