Contradição? Quantas vezes o galo cantou quando Pedro negou Jesus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou um pouco perdido nos textos citados nos quatro evangelhos a respeito de Pedro negar Jesus. Um diz que Jesus falou que Pedro negaria o Senhor antes do galo cantar. Outro diz que o galo cantou duas vezes. Pode me ajudar a entender essa aparente contradição nos relatos bíblicos?

Cara leitora, esses são textos bem interessantes, pois as pessoas costumam compará-los sem entender exatamente que, em alguns momentos, eles não estão falando da mesma coisa!

Ou seja, alguns dos evangelistas estavam querendo indicar uma realidade sobre o galo cantar e outro outra realidade. Mas vou explicar em detalhes para você entender perfeitamente!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quantas vezes o galo cantou quanto Pedro negou Jesus?

(1) A profecia que Jesus fez a respeito de Pedro está inserida nos últimos momentos de vida de Jesus, logo após a instituição da ceia. Jesus vai ao Jardim das Oliveiras, onde conversa com os discípulos sobre o que iria acontecer em breve.

Pedro não aceita que eles iriam abandoná-lo, responde ao Mestre e, então, recebe a profecia de Jesus: 

“Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes” (Mateus 26:33:34).

Analisando os textos de Mateus e os textos paralelos de Lucas e João, todos esses dão a mesma significação com relação ao cantar do galo, veja como João relata:

“Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes” (João 13:38).

(2) A ideia deles nesses textos não é contar o número de vezes que o galo cantaria, mas demonstrar que Pedro negaria Jesus três vezes antes que o dia amanhecesse por completo, que é o objetivo de mencionar o canto do galo (que canta justamente nesse começo de dia claro).

Então, o foco de Mateus, Lucas e João é comunicar essa realidade temporal da profecia de Jesus. O que, de fato, ocorreu depois, quando Pedro nega Jesus conforme a profecia. Veja como Mateus narra:

“Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente” (Mateus 26:75).

Marcos vai um pouco além, mencionando a quantidade de vezes que o galo cantaria. Ele diz o seguinte:

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes” (Marcos 14:30).

(3) Marcos também quer comunicar o aspecto temporal da profecia de Cristo quando ele diz “nesta noite”, que traz a ideia de tempo.

E Marcos relata detalhes da curiosa fala de Cristo sobre o galo cantar. Mas Marcos acrescenta um detalhe adicional, ou seja, quando o galo cantasse duas vezes, Pedro já teria negado Jesus.

Aqui, especificamente nessa parte, existe uma contagem de vezes que o galo cantaria. Isso indica que não haveria dúvida do cumprimento da profecia. E, de fato, é o que é citado quando acontece:

E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar” (Marcos 14:72).

Observe que a narrativa de Marcos, de fato, quer mostrar tanto o aspecto temporal quanto o número de vezes que o galo cantaria para que ficasse evidente o cumprimento total da profecia!

É claro que não dá para concluir que o galo parou de cantar e não cantou mais! Não parece ser isso que o texto quer mostrar. Antes, quer mostrar com precisão o cumprimento da profecia de Cristo. Entre o primeiro e o segundo canto do galo, o que Jesus prometeu estaria cumprido.

(4) Marcos quis ser bem específico quanto a isso. Os outros evangelistas se contentaram em demonstrar o aspecto temporal e acharam que isso seria o suficiente.

Para nós, estudantes da Bíblia, que gostamos do máximo de detalhes, os textos são complementares e nos dão ainda mais detalhes para compreensão de tudo que ocorreu!

Assim, não temos contradição alguma, mas complementação. Pois esse é o objetivo dos evangelhos, eles dão detalhes que se complementam e fazem toda a história chegar até nós da forma como Deus quis que conhecêssemos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp