Chamar alguém de danado é condenar essa pessoa ao inferno?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Eu acho bem interessante como alguns crentes saem compartilhando qualquer coisa nas redes sociais. Nessa semana me deparei com a publicação de uma imagem no Facebook (veja abaixo) que dizia que chamar alguém de “danado” é amaldiçoar a pessoa, por que danado significa “condenado ao inferno”.

A imagem também solicitava que se consultasse um dicionário para confirmar a questão. Pois bem, como aqui não somos adeptos da superficialidade, resolvemos consultar um dicionário e verificar se realmente não podemos chamar alguém de danado sob a acusação de estar amaldiçoando essa pessoa.

Chamar alguém de danado é condenar essa pessoa ao inferno?

É interessante observar que a palavra “danado” tem pelo menos 10 significados diferentes de acordo com o famoso dicionário online Priberam. Vejamos:

1) – [Religião] – Que ou quem foi condenado ao inferno (ex.: almas danadas; as penas dos danados) = Maldito;

Se fossemos rasos como a pessoa que fez a montagem da imagem, pararíamos por aqui. Mas observe os demais significados:

2) – [Informal] – Que ou o que sofre de raiva (ex.: cães danados; curador dos danados). = hidrófobo, raivoso

3) – Que ou o que tem má índole. = maldito, malévolo, mau, ruim.

4) –  Que ou quem faz travessuras

Creio que 100% das crianças se encaixam nesse significado rsrsr…

5) – [Informal] – Que ou o que é esperto, hábil. = malandro

6) – [Brasil, Informal] – Que ou o que é corajoso, destemido. = valentão

7) – [Informal] – Que sente irritação, indignação (ex.: fiquei tão danada que fui falar com o gerente). = chateado, fulo, furioso, irritado, lixado, zangado

8) – [Informal] – Que foi danificado, estragado.

9) – [Informal] – Que é muito grande (ex.: o jantar deu uma trabalheira danada). = enorme, imenso

10) – Que tem grande disposição para ou muita vontade de (ex.: agora fiquei danado por um suco gelado; ele é danado para a vigarice).

Assim, com um breve consulta a um dicionário que é acessível a qualquer pessoa, derrubamos a tese de que o uso da palavra danado está restrito a apenas um significado, que é o de “condenado ao inferno”.

Por isso, você pode usar com tranquilidade essa palavra dentro de seus diversos significados, que não estará amaldiçoando ninguém e nem condenando ninguém ao inferno.

É sempre bom checarmos as informações antes de compartilharmos com outras pessoas, pois acabamos ajudando que uma mentira seja considerada como se fosse uma verdade. Como alguém já disse: “Uma mentira repetida muitas vezes acaba sendo encarada como verdade pelas pessoas”.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp