Por que Levítico 19:27 proíbe o homem cortar a barba?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade?

A boa notícia é que se você precisa de uma ajuda para estudar e entender a Bíblia, eu quero me apresentar para você: Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo no seu celular, Tablet ou computador!

Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia! Quer saber mais como melhorar seu entendimento da Palavra de Deus? QUERO SABER MAIS…

Você Pergunta: Por que Deus proíbe os israelitas em Levítico 19:27 de aparar as extremidades da barba e também de cortar o cabelo em redondo? Essa lei ainda vale para os dias de hoje, ou seja, temos que deixar a barba crescer sem apará-la e não cortar o cabelo em formatos redondos?

Caro leitor, quando estudamos as leis do Velho Testamento temos sempre que observar a lei com foco no tempo em que ela foi dada, no objetivo dela e se essa lei é cumprida em Cristo, ou seja, não necessita mais de ser observada, ou se é uma lei que tem continuidade no Novo Testamento. Iremos fazer juntos essa análise em Levítico 19:27 a partir de agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que os Israelitas não podiam cortas as extremidades da barba e nem o cabelo em redondo?

(1) A primeira coisa a lembrarmos é que as leis de Deus, dadas a Moisés, tem diversos objetivos: temos leis morais, leis criminais, leis cerimoniais que regulavam como Deus queria ser cultuado, leis alimentares, leis de higiene e até leis que regulavam aspectos da aparência do povo de Deus.

Mas por que Deus daria leis a respeito de aparência?

Observemos o texto: “Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba” (Levítico 19:27). Qual o sentido dessa lei?

Podemos pensar que cortar a barba de determinada forma ou mesmo aparar o cabelo com um determinado tipo de penteado de nenhuma forma é um pecado, uma agressão contra Deus, não é verdade?

Então, o que explica termos uma lei sobre aparências desse tipo dentro das leis dadas a Moisés e aos Israelitas?

(2) O que Deus queria com esse tipo de orientação era fazer uma separação (diferenciação) de Seu povo não só dos costumes pecaminosos de outras nações, como também, até mesmo de aspectos de aparência que elas tinham.

Podemos entender com base nesse texto que os homens das nações pagãs tinham o costume de cortar o cabelo em redondo e aparar a barba, como que desenhando-a no rosto!

Isso em si não é um pecado, porém, Deus queria que os homens israelitas não se parecessem com esses homens de outras nações, queria que houvesse uma diferenciação clara entre eles!

Um outro aspecto importante e adicional a isso é que essa parte de Levítico 19:26-28 está falando de algumas práticas referentes ao culto que nações pagãs realizavam aos seus deuses. Por isso, é possível que essa forma de usar a barba e o cabelo pudessem ser em homenagem e culto a deuses pagãos.

Se isso for uma realidade, a proibição de Deus ia além da aparência unicamente, mas também tinha como foco os israelitas não serem confundidos com adoradores de outros deuses, antes, serem facilmente identificados como aqueles que adoravam o único Deus!

(3) Na aparência eles deviam ser diferentes, assim como no coração, na forma de agir, na forma de culto e em outras diversas formas!

Todos esses aspectos demonstravam a santidade do povo de Deus, em contraste com a pecaminosidade das outras nações (pelo menos deveria ser assim).

Mas hoje em dia, esse tipo de lei ainda deve ser observada por nós, que somos servos de Deus? A resposta é não! Explico o porquê:

(4) Após a vinda de Cristo e o Seu envio dos Seus apóstolos a evangelizar todas as nações, ou seja, os gentios, agora, gentios e judeus convertidos fazem parte do mesmo povo de Deus. Não existe mais a necessidade de uma diferenciação de aparência como apontavam algumas das leis do Velho Testamento.

Pessoas de todas as nações foram chamadas por Deus a fazer parte do Seu povo. Pessoas diferentes, com aparências diferentes, com falas diferentes! Todas unidas por Cristo, que é o diferencial dessas pessoas!

Hoje o servo de Deus se diferencia por causa de Jesus. Por causa da sua fé, da sua obediência a Deus. Claro, isso se vê também na aparência, na forma de se vestir com decência (pelo menos deveria), mas não temos mais uma lei a seguir a respeito disso. Aquela lei de Levítico 19:27 era pontual para Israel na fase em que estava debaixo da aliança da Lei.

(5) Um homem com barba aparada, ou sem barba nenhuma, ou mesmo alguém que corta o cabelo de forma “mais desenhada”, todos esses podem se diferenciar hoje com seu caráter cristão em meio ao mundo, com seu testemunho sobre Cristo. A aparência não é mais marcante nesse sentido.

Por isso, essa é uma lei de Levítico que é cumprida em Cristo, ou seja, que tem seu objetivo cumprido em Cristo. Em Cristo nos diferenciamos do mundo de forma total e plena, não havendo elementos obrigatórios de uma determinada aparência para que isso se evidencie.

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Acesse aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão