Por que Jesus entregou Maria para João cuidar se ele tinha irmãos para cuidar dela?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Algumas pessoas argumentam que Jesus não tinha irmãos (e que Maria permaneceu virgem) pelo fato Dele, lá na cruz, ter dado Maria aos cuidados do apóstolo João. Mas considerando que a Bíblia afirma que Jesus teve irmãos, por que Ele deu Maria para João cuidar? Essa parte da história parece não encaixar. Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, a resposta à sua pergunta está nos detalhes (no contexto) mais amplo do evangelho, onde analisamos toda a história e menções sobre Jesus e Sua família.

Com essa análise conseguiremos uma resposta satisfatória a sua dúvida. Vamos lá?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus entregou Maria para João cuidar?

(1) Primeiro é preciso ficar claro que a Bíblia menciona os irmãos de Jesus (Lucas 8:20) e inclusive cita nomes deles (Marcos 6:3). Sobre isso você pode ler um estudo detalhado clicando aqui:

A Bíblia ensina que Jesus Cristo realmente teve irmãos e irmãs? Dito isso, agora vamos entender qual a motivação de Jesus em confiar os cuidados de Maria, Sua mãe, para o apóstolo João, mesmo Ele tendo irmãos que pudessem fazer isso.

(2) A Bíblia deixa claro que os irmãos de Jesus, inicialmente, não criam Nele, nem eram a favor do que Jesus fazia: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” (João 7:5).

Isso mostra que Jesus teve certa resistência dentro da Sua própria família. Esse fato nos leva a seguinte questão:

Se os irmãos de Jesus ainda não criam nele, por que iriam se expor na condenação de Jesus para serem vistos como família de alguém considerado como um malfeitor pelo império Romano, e que foi crucificado como um criminoso?

De fato, aqui pode estar a explicação deles não terem aparecido para apoiar a mãe ali junto a cruz, pois não são mencionados em nenhum dos relatos!

Além disso, vemos que até mesmo alguns dos discípulos de Jesus, que criam nele, foram dispersos por conta da prisão e posterior crucificação de Jesus!

(3) Sendo assim, quem estava ali (na cena da crucificação) naquela hora para que Jesus, como um bom filho, pudesse confiar os cuidados de Sua mãe naquele momento de grande dor e sofrimento?

Sim, o apóstolo João, o discípulo mais próximo de Cristo: “Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” (João 19:26-27).

Tudo isso esclarece que aqui não temos qualquer indicação de que Jesus não tinha irmãos e por isso sua mãe precisou ser cuidada por um discípulo. Veja mais porquês:

(4) Logo após a ressurreição observamos que os irmãos de Jesus têm uma mudança de postura. Já estão com a mãe seguindo a Cristo:

“Todos estes (os apóstolos) perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14 – inclusão entre parênteses minha).

Fica muito claro que os cuidados do apóstolo João com Maria (no momento posterior a morte de Jesus) foram de natureza pontual, naquele momento específico, pois Maria já estava alguns dias depois com os filhos, (agora convertidos), servindo a Deus e sendo cuidada por eles!

(5) Observamos também que o apóstolo João continua seu ministério e não temos mais qualquer menção de Maria, mãe de Jesus, na Bíblia.

O foco passa a ser o envio, a ordem de Cristo para a evangelização. Toda essa explicação nos mostra o carinho de Jesus pela Sua mãe, que teve um ministério abnegado e grandioso como serva do Senhor.

Mas também nos deixa claro que Maria, após o nascimento de Jesus, teve outros filhos e continuou sua vida servindo a Jesus, tendo a bênção de ver seus filhos, que antes não criam em Jesus, agora crendo e andando como servos Dele!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp