Cristo errou quando disse que ninguém subiu ao céu? Mas e Elias?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu não consigo entender muito bem o texto de João 3:13, onde diz que ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu. Mas analisando a Bíblia, não temos Elias, que foi levado ao céu sem morrer? Gostaria de entender o que Jesus está ensinando neste verso. Seria algum erro de tradução?

Caro leitor, muita gente se confunde sobre o verso de João 3:13 por ler esse verso isolado, sem observar o contexto (imediato e amplo) do que vem anteriormente e depois, ou seja, do assunto que está sendo tratado ali. O verso diz assim:

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu” (João 3:13).

Aqui, muitos, erradamente, apontam para um erro na fala de Cristo, já que Elias foi também levado diretamente para o céu:

“Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” (2 Reis 2:11).

A problemática só aumenta quando tentamos entender esse verso de João isoladamente, quando sabemos que todo crente que creu em Cristo ou que exerceu sua fé mesmo antes de Cristo, entregando seu coração a Deus, é salvo e está no céu!

Por isso, vamos agora à explicação da frase de Jesus e do motivo Dele falar dessa forma para Nicodemos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Só Cristo subiu ao céu?

(1) Depois que Jesus ensina a Nicodemos que ele precisa nascer de novo para que entenda as coisas de Deus, Nicodemos acha estranha essa “teologia”. E até se confunde um pouco sobre um velho voltar ao ventre materno, quando Jesus, na realidade, estava falando do novo nascimento, da conversão.

Chegamos, então, ao verso 12, que traz luz para a questão:

“Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?” (João 3:12).

Jesus está mostrando que existem coisas terrenas, mais compreensíveis, mas que, mesmo essas, as pessoas têm dificuldade de compreender. Por exemplo, a obra de conversão, realizada por Deus no coração do homem aqui na terra!

Mesmo Nicodemos sendo mestre em Israel, não a compreendia. Mas mesmo assim Jesus está disposto a ensiná-las e assim o fez.

(2) Mas ele, Jesus, trouxe coisas a esse mundo vindas da fonte de toda sabedoria e entendimento, ou seja, do céu, que é onde está o trono do Senhor, a fonte de toda sabedoria e graça!

Então, aqui, Jesus não está dizendo que somente ele iria para o céu e que mais nenhum homem teria esse privilégio de subir (lembremos que Elias foi levado ao céu).

Ele está mostrando que Ele desceu do céu trazendo de forma plena a sabedoria de Deus para distribuir, Ele veio salvar o perdido, mudar o coração do pecador. E ainda revelar “coisas celestiais” que nunca foram reveladas no Velho Testamento!

Nesse sentido, ele é único! Ele é o único que desceu do céu (para fazer a obra de Deus) e subiu novamente (ressuscitou e venceu a morte)!

(3) Isso é uma reivindicação de autoridade, pois Cristo e somente Ele tem toda a autoridade. E, de fato, é assim que a Bíblia o apresenta após a sua vitória sobre a morte:

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18).

Então, devemos tratar a sequência de João 3:13 como um todo e com o contexto (próximo e amplo). Ou seja, somente aquele que desceu do céu para realizar a obra de Deus, para trazer a salvação, a plenitude da graça sobre esse mundo, somente ele é também aquele que subiu, vencendo a morte, pois não podia ser preso por ela!

Jesus profetiza sua vitória como certa! Mesmo antes de Sua morte, Ele sabia que iria passar por ela. Desceu do céu, mas iria subir vitorioso!

Essa obra é única e ninguém a fez como ele fez. Nenhum profeta, mesmo Elias, desceu do céu e subiu dessa forma como nosso amado Messias!

O máximo que nossa pequenez pode alcançar é nascer de novo, crer no Salvador, entregar nosso coração a ele e saber que, assim como Ele venceu a morte e foi ao céu, nós também iremos com Ele!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp