10 dicas práticas para restaurar um casamento que está caindo aos pedaços

Postado por Presbítero André Sanchez, em Casamento | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Não é pequena a quantidade de casamentos que estão caindo aos pedaços. Casamentos que poderiam estar gerando grandes bênçãos ao casal, mas, pelo contrário, só tem gerado pesos, tristezas, dúvidas e ansiedades. Mas a boa notícia é que Deus restaura casamentos. Aliás, Deus restaura qualquer coisa. Mas, evidentemente, que o casal tem o seu papel a ser cumprido. Deus faz, mas nos usa como cooperadores no propósito Dele. Será que é propósito de Deus que um casamento esteja caindo aos pedaços? Evidentemente que não. Deus criou o casamento para ser bênção. Assim sendo, cabe ao casal, com a ajuda de Deus, mudar essa situação com ações concretas. Vejamos dez dicas preciosas para restaurar um casamento que está caindo aos pedaços.

10 dicas práticas para restaurar um casamento que está caindo aos pedaços

Como restaurar um casamento que está caindo aos pedaços?

(1) Comece a agir hoje

Nós gostamos de milagres. Que bom seria se cada situação difícil que passássemos fosse resolvida com um milagre, num passe de mágica! A má notícia é que a vida não é assim. Seu casamento não irá do dia para noite sair de um casamento caindo aos pedaços para o casamento de seus sonhos. Ele só irá passar por essa transformação caso ações concretas comecem a ser tomadas. Por isso, a primeira atitude, que vem antes de todas as outras, é ter disposição para agir e buscar essa transformação. O caminho da ação é o caminho onde a transformação irá acontecer. O caminho da não ação é o caminho que fará tudo permanecer como está e, claro, piorar ainda mais. Escolha agir.

(2) O primeiro passo da ação: Ore

Uma das coisas que mais notamos nas ações de Jesus era que Ele, sempre em momentos de grandes decisões ou missões importantes, orava a Deus, separava um tempo precioso para estar com o Pai e orar. Para restaurar um casamento o casal precisa orar. Comece orando sozinho (a), mas não deixe de dar um passo em direção ao parceiro e propor a oração de forma conjunta dentro da relação. Isso começará a fortalecer o relacionamento, já que Deus é a fonte de todo bem e de toda transformação positiva em nossas vidas.

(3) Discutam a relação

Um casamento infeliz, com o tempo, leva os cônjuges ao silêncio. O silêncio é também uma forma de se expressar, pois expressa uma certa desistência de lutar por um melhor relacionamento. O grande mal do silêncio dentro do casamento é que o fato de guardar no coração aquilo que deveria ser falado, discutido, refletido, resolvido, amargura o coração e provoca a cada dia mais distância entre o casal. Dessa forma, procurem conversar. Observe bem: é conversar, dialogar, discutir positivamente e não brigar, ofender, não abrir mão de nada, achar que está sempre certo, etc. Um precisa saber o que o outro pensa, o que o outro sente, o que o outro deseja. Isso só pode ser conseguido pela comunicação positiva entre o casal.

(4) Perdoem-se

Discutir a relação sempre vai revelar dores que estão guardadas, magoas de um com o outro. Isso é comum, pois somos humanos e a nossa especialidade é nos magoarmos. Marido e mulher não são diferentes. Haverá mágoas, haverá situações em que vocês já se machucaram. E é para essas situações que Deus criou o perdão. Perdoar ou não é uma decisão e não um sentimento. Não perdoar mostra que queremos continuar vivendo no caminho da mágoa, da dor, da tristeza. Perdoar indica que queremos um novo caminho, uma nova oportunidade de viver algo mais abençoado. Por isso, perdoem-se para restaurar a relação e fazê-la crescer abundantemente.

Leia também: E se eu não tiver com vontade de perdoar?

(5) Planejem ter mais tempo juntos

A maior arma de destruição de casamentos é a falta de investimento na relação. No namoro o investimento é sempre alto para conquistar a pessoa amada e mantê-la apaixonada por você. O casal quer ficar muito tempo junto, investe muito nisso. Mas aí vem o casamento e todos os desafios e os investimentos diminuem. Esse é o erro. Para restaurar seu casamento comecem hoje a planejar tempo juntos. Que tal um cineminha juntos? Um jantar? Uma viagem? Ou, se a grana estiver curta, que tal um passeio em um parque da cidade com direito a um delicioso sorvete ao final do passeio? Ache possibilidades. Ache caminhos para abençoar a relação.

(6) Tracem metas para os próximos meses e anos

Muitos casais estão com o casamento caindo aos pedaços porque perderam os seus objetivos comuns de vida. Se antes tinham muitos objetivos em comum, agora parece que a vida é uma eterna mesmice, onde a vida não passa de um trabalhar constante para pagar as contas e nada mais. Para restaurar seu casamento, construam metas juntos, metas que vocês possam perseguir juntos, com o apoio um do outro. Que tal planejar a viagem dos sonhos de vocês e começarem a organizar planilhas para guardar dinheiro, ver quando será, para onde, o que vão precisar para fazer acontecer? Metas em comum acendem a relação e unem o casal ao redor de objetivos abençoados. O casal pode construir metas juntos para a família, para os filhos, para a aposentadoria, para a vida profissional, para a vida espiritual, etc. Juntos somos mais fortes e vamos mais longe.

(7) Cultivem mais elogios e menos críticas

Seu marido tem muitos defeitos, isso é uma realidade. E a esposa também tem muitos defeitos, isso é visível. Essa é a grande descoberta do casamento! Passamos a conviver bem de perto e ver tudo de ruim que a pessoa tem. Um casamento que está caindo aos pedaços enfatiza os erros, os defeitos e outras coisas negativas por meio das críticas constantes. Mas será que seu cônjuge só tem coisas ruins nele? Não existem coisas positivas? Quem deseja restaurar seu casamento precisa aprender a parar de ser um caçador de coisas ruins do parceiro e buscar ser um caçador de coisas positivas, de pontos elogiáveis. Cace pontos elogiáveis em seu parceiro e elogie-o frequentemente. Isso vai gerar uma atmosfera positiva na relação.

Leia também: É verdade que as palavras têm poder?

(8) Usem as palavras com mais sabedoria

O mau uso das palavras é uma grande bomba destruidora de casamentos. Somos velozes em criticar e, muitas vezes, usamos as palavras como armas para ferir. E elas ferem. Se você deseja restaurar um casamento que está caindo aos pedaços, deverá usar as palavras para curar e não para ferir. Isso faz uma grande diferença. Ao invés de dizer que sua esposa gasta demais, que não pensa na família, que está destruindo a vida financeira de vocês, chame-a para uma conversa e exponha a necessidade de haver um maior controle dos gastos para que as metas em comum sejam alcançadas. Troque acusações por pedidos. Ao invés de dizer: você ama mais o futebol do que eu, diga: amor, gostaria muito de passar um tempo junto com você, você pode abrir mão do seu jogo hoje para termos um tempo especial juntos?

(9) Usem as datas comemorativas a favor do relacionamento

Quanto tempo faz que você não se lembra do aniversário de casamento, do dia dos namorados, do dia que começaram a namorar? Datas comemorativas são uma boa oportunidade para edificar o relacionamento. A esposa ficará muito feliz quando o marido deixar um bilhetinho romântico lembrando do aniversário de casamento. E o marido ficará muito feliz em saber que a esposa comprou um lingerie especial para comemorarem o dia dos namorados! Use as datas comemorativas para fugir um pouco da rotina difícil do dia a dia, cultive o amor de vocês dentro do casamento. Tenham prazer um no outro. Isso fará um casamento que estava caindo aos pedaços começar a ressurgir vigoroso e forte!

(10) Não desistam na primeira dificuldade, nem na segunda, nem na terceira…

Talvez você esteja pensando: se eu seguir essas dicas e começar a praticá-las tudo irá se resolver, tudo irá melhorar rapidamente no meu casamento? A resposta é imprecisa. Não sabemos. Alguns casamentos estão tão caindo aos pedaços que exigem uma restauração mais cuidadosa, mais detalhada, que leva mais tempo. Outros talvez precisem apenas de adaptações mais rápidas, uma pequena “reforma” e já estarão melhores. O fato é que em todo processo de transformação aparecerão obstáculos. Por isso, não desista no primeiro obstáculo. Nem no segundo, nem no terceiro. O seu objetivo deve ser de alcançar o que deseja sem se importar com o tempo e com as dificuldades. Quando Jesus nasceu ele tinha claramente em sua mente a missão que Ele enfrentaria. Ele enfrentou contrariedades até o último minuto de vida. Mas Ele estava focado na transformação que Ele estava buscando, na bênção que Ele queria proporcionar para o homem pecador. Então, Ele subiu na cruz, Ele enfrentou tudo e todos e alcançou a vitória. Devemos ter essa mesma disposição para fazer do casamento uma bênção, não importa o que aconteça.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp