Os 3 significados de mistério na Bíblia. Você conhece?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Quando a Bíblia diz que algo é um mistério, isso significa o que exatamente? Gostaria de compreender melhor o significado de mistério na Bíblia e se existem mistérios que ainda não foram revelados para nós hoje. Como compreender tudo isso biblicamente da forma correta?

Cara leitora, quando estudamos palavras de forma isolada dentro da Bíblia, precisamos sempre observar a aplicação dela dentro do contexto.

Por exemplo, a palavra mistério tem pelo menos três aplicações diferentes nos textos. E para saber qual o significado da aplicação dela temos que examinar o texto de forma detalhada. Vamos fazer isso agora na prática?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Mistério na Bíblia, o que significa?

(1) Em primeiro lugar, mistério na Bíblia indica conhecimentos que só Deus têm e que só Deus pode revelar quando, para quem e como desejar. Esse tipo de mistério geralmente é revelado em algum momento, a algum grupo específico que se interessar em saber dele. Por exemplo, vejamos Apocalipse 1:20:

“Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”.

Evidentemente, somente aqueles que entrarem em contato com o texto, que se interessarem em ouvir sobre ele, saberão desse mistério e como entendê-lo corretamente.

Vejamos mais um texto: “Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém” (2 Tessalonicenses 2:7).

Paulo está tratando aqui sobre o anticristo, o aparecimento dele. Apesar do conhecimento revelado de que ele aparecerá, observamos que parte do mistério ainda persiste, pois não é revelado um detalhamento preciso sobre como, quando será, por exemplo.

Veja ainda como Paulo mostra um mistério do qual não havia conhecimento e em seguida o revela: “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos” (1 Coríntios 15:51).

Aqui ele revela o cenário da segunda vinda de Jesus. Alguns que estiverem vivos quando Jesus voltar não iriam passar pela morte (dormir), mas pela transformação do corpo corruptível para corpo incorruptível iriam passar!

(2) Em segundo lugar, mistério na Bíblia também é relacionado ao plano de salvação a todas as nações desenhado por Deus através de Jesus Cristo.

Paulo é quem detalha isso de uma forma muito impressionante. Ele diz: “pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente” (Efésios 3:3). Aquilo que era desconhecido foi revelado a Paulo.

Na sequência, ele dá maiores detalhes ainda sobre isso:

“o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Efésios 3:5-6).

O Antigo Testamento já falava sobre a inclusão dos gentios no povo de Deus, por exemplo, quando Deus disse a Abraão que através dele toda as famílias da terra seriam abençoadas (Gênesis 12:3). Mas como isso seria feito era um mistério de Deus, que foi revelado aos apóstolos e profetas após Cristo.

(3) O terceiro significado de mistério na Bíblia aponta para coisas desconhecidas (secretas), que podem permanecer desconhecidas dos seres humanos, ou podem ser reveladas por Deus:

“Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido” (Mateus 13:11).

O contexto aqui é a parábola do semeador. Muitos ouviam as parábolas e não entendiam e não desejavam entendê-las. Para esses tudo permanecia um mistério. Mas para os servos de Deus, aqueles interessados pelos ensinos do mestre, os mistérios do que Deus estava ensinando seriam revelados.

Aqui nessa categoria ainda podemos incluir, por exemplo, os famosos sonhos citados na Bíblia e depois revelados pelos servos de Deus.

O faraó do Egito sonhou um grande mistério e este foi revelado por Deus a José do Egito que o comunicou (Gênesis 41:25-32).

Podemos também lembrar de uma mão que apareceu e escreveu palavras misteriosas na parede, diante do rei Belsazar. Somente Daniel conseguiu revelar o mistério das palavras escritas ali (Daniel 5:1-31).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp