Quais os significados do fogo na Bíblia? Veja os mais de 10 significados

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Nós temos feito aqui muitos estudos bíblicos diários e torço de coração para que você esteja gostando. Mas você sabia que pode agora mesmo estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser? E ainda tirar dúvidas diretamente comigo sobre tudo que tiver dificuldades de entender? Pois é, quero te convidar a ver mais detalhes sobre isso... Clique para saber mais...

A Bíblia, como todos sabem, usa muita linguagem figurada em seus textos. Isso faz com que certas palavra tenham muito mais do que um único significado, exigindo do estudante um pouco mais de esforço na compreensão dos textos, pois será necessário não só conhecer o significado de uma palavra literalmente, mas o contexto em que ela é aplicada e até mesmo elementos culturais da época em que essa palavra foi escrita para se chegar ao significado da aplicação dela em um determinado texto. Hoje vamos analisar uma palavra assim! Vamos analisar os significados de fogo na Bíblia.

Quais os significados do fogo na Bíblia?

Quais os significados de fogo na Bíblia?

(1) O primeiro e mais natural significado é o mais básico da palavra, ou seja, aquela reação química que ocorre entre um combustível e uma fonte de calor que provoca uma chama quente. Vejamos o uso em um texto bíblico: “Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos” (Gênesis 22:6). Abraão e Isaque, indo para o local em que iria haver o sacrifício de holocausto (oferta queimada), levaram ali uma pequena chama que era responsável por começar uma fogueira.

(2) O fogo na Bíblia também é usado como comparação da força das atitudes de Deus. Por exemplo, a atitude de zelo de Deus pela Sua grandeza e glória é comparada a um fogo destruidor, ou seja, a atitude de Deus diante daqueles que o trocam por outros deuses é comparada a um fogo capaz de causar destruição: “Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso” (Deuteronômio 4:24).

(3) O fogo na Bíblia também é usado como uma figura de linguagem para guerra, vingança e maldição. Vejamos este texto: “Mas, se não, saia fogo de Abimeleque e consuma os cidadãos de Siquém e Bete-Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, que consuma a Abimeleque” (Juízes 9:20). O fogo aqui é aplicado como um “se levantar contra”, “guerrear”, “vingar-se”. Era um tipo de maldição que Jotão lançou sobre aquelas pessoas que apoiaram Abimeleque, que matou os setenta filhos de Gideão. Portanto, fogo no sentido de guerra, ruína, maldição.

(4) O fogo também é usado para demonstrar os castigos que os perversos sofrerão. Vejamos: “Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice” (Salmos 11:6). Aqui o foco é em um castigo duro dado por Deus aos perversos.

(5) O fogo também é usado em alguns textos como figura de provação dura que o servo de Deus pode sofrer na sua vida pela vontade de Deus: “fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso” (Salmos 66:12)

(6) O fogo na Bíblia é muito usado também como figura da ira de Deus sendo derramada. Claro, estamos falando aqui da justiça de Deus que é derramada pela sua ira, já que Deus não pode ficar irado de forma pecaminosa como nós humanos: “Ouvindo isto, o SENHOR ficou indignado; acendeu-se fogo contra Jacó, e também se levantou o seu furor contra Israel” (Salmos 78:21).

(7) Fogo também foi usado como figura da tentação do adultério, ou seja, de um homem casado ousar estar com outra moça: “Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem?” (Provérbios 6:27). Aqui o sentido é de alguém brincar com o fogo da tentação achando que não vai se queimar.

(8) O fogo também foi usado em um sentido amoroso. Como figura de um amor muito forte sentido por um casal: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas” (Cantares 8:6). Aqui o foco é mostrar um amor poderoso como chamas de fogo incandescente numa brasa.

(9) O fogo na Bíblia é usado muito também como figura do juízo e condenação de Deus que será derramado sobre os ímpios: “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:10). Aqui João Batista fala sobre o juízo de Deus que virá sobre os que não se arrependem de seus pecados.

(10) Fogo como figura da condenação eterna também é muito usado na Bíblia. Vejamos mais um texto: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).

(11) Um uso bastante único de fogo é encontrado em Romanos 12:20, onde o fogo é usado como figura de alguém que ficaria envergonhado: “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”. Nesse texto o fogo é aplicado como uma figura de quando alguém fica vermelho de vergonha, nesse caso, o inimigo que foi ajudado mesmo sem merecer.

(12) O julgamento de Deus (avaliação) sobre os atos (obras) dos homens também é exemplificado usando o fogo: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará” (1 Coríntios 3:13). O fogo é muito usado para purificação de metais. Quando são derretidos, o fogo consegue separar as impurezas existentes nos metais, assim, elas ficam evidentes. O sentido aqui é esse.

(13) Em Tiago 3:6 o fogo é usado como exemplificação do poder propagador que as palavras têm: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (Tiago 3:6). A característica do fogo (literal) de se propagar é usado aqui como exemplo de que a língua faz propagar palavras destrutivas se as pessoas deixarem.

(14) Se o fogo é usado sobre o metal para derretê-lo e fazer aparecer as impurezas, ele também é usado como figura de que fará aparecer o verdadeiro metal (purificado e valoroso), ou seja, a fé valorosa dos servos de Deus: “para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7).

(15) Por fim, o fogo na Bíblia também representa a morte espiritual final, ou seja, a total distância de Deus pela eternidade, quando os ímpios receberão plenamente o justo castigo de Deus e viverão em sofrimento eterno: “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Apocalipse 20:14). A realidade desse lago de fogo mostra aqui o fogo sendo usado para demonstrar uma punição eterna terrível.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão