Quais os significados do fogo na Bíblia? Veja os mais de 10 significados

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu quero sugerir um estudo sobre o fogo na Bíblia. Vemos tantas citações que imagino que tenha vários significados diferentes. Pode me ajudar a aprofundar minha compreensão sobre os significados de fogo na Bíblia?

Cara leitor, a Bíblia, como todos sabem, usa muita linguagem figurada em seus textos. Isso faz com que certas palavra tenham muito mais do que um único significado, exigindo do estudante um pouco mais de esforço na compreensão dos textos, pois será necessário não só conhecer o significado de uma palavra literalmente, mas o contexto em que ela é aplicada.

Até mesmo elementos culturais da época são importantes para saber em que contexto essa palavra foi escrita para se chegar ao significado da aplicação dela em um determinado texto. Hoje vamos analisar uma palavra assim! Vamos analisar os significados de fogo na Bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quais os significados de fogo na Bíblia?

(1) O primeiro e mais natural significado é o mais básico da palavra, ou seja, aquela reação química que ocorre entre um combustível e uma fonte de calor que provoca uma chama quente. Vejamos o uso em um texto bíblico:

“Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos” (Gênesis 22:6).

Abraão e Isaque, indo para o local em que iria haver o sacrifício de holocausto (oferta queimada), levaram ali uma pequena chama que era responsável por começar uma fogueira.

(2) O fogo na Bíblia também é usado como comparação da força das atitudes de Deus. Por exemplo, a atitude de zelo de Deus pela Sua grandeza e glória é comparada a um fogo destruidor, ou seja, a atitude de Deus diante daqueles que o trocam por outros deuses é comparada a um fogo capaz de causar destruição:

“Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso” (Deuteronômio 4:24).

(3) O fogo na Bíblia também é usado como uma figura de linguagem para guerra, vingança e maldição. Vejamos este texto: “Mas, se não, saia fogo de Abimeleque e consuma os cidadãos de Siquém e Bete-Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, que consuma a Abimeleque” (Juízes 9:20).

O fogo aqui é aplicado como um “se levantar contra”, “guerrear”, “vingar-se”. Era um tipo de maldição que Jotão lançou sobre aquelas pessoas que apoiaram Abimeleque, que matou os setenta filhos de Gideão. Portanto, fogo no sentido de guerra, ruína, maldição.

(4) O fogo também é usado para demonstrar os castigos que os perversos sofrerão. A Bíblia demostra claramente que, apesar dos perversos acharem que tem algum domínio nesse mundo, na realidade, o castigo deles será sobremodo grande! Vejamos:

“Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice” (Salmos 11:6). Aqui o foco é em um castigo duro dado por Deus aos perversos.

(5) O fogo também é usado em alguns textos como figura de provação dura que o servo de Deus pode sofrer na sua vida pela vontade de Deus:

“fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso” (Salmos 66:12)

(6) O fogo na Bíblia é muito usado também como figura da ira de Deus sendo derramada. Claro, estamos falando aqui da justiça de Deus que é derramada pela sua ira, já que Deus não pode ficar irado de forma pecaminosa como nós humanos:

“Ouvindo isto, o SENHOR ficou indignado; acendeu-se fogo contra Jacó, e também se levantou o seu furor contra Israel” (Salmos 78:21).

(7) Fogo também foi usado como figura da tentação do adultério, ou seja, de um homem casado ousar estar com outra moça:

“Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem?” (Provérbios 6:27). Aqui o sentido é de alguém brincar com o fogo da tentação achando que não vai se queimar.

(8) O fogo também foi usado em um sentido amoroso. Como figura de um amor, intenso, muito forte sentido por um casal, aquela paixão avassaladora:

“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas” (Cantares 8:6).

Aqui o foco é mostrar um amor poderoso como chamas de fogo incandescente numa brasa.

(9) O fogo na Bíblia é usado muito também como figura do juízo e condenação de Deus que será derramado sobre os ímpios:

“Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:10).

Aqui João Batista fala sobre o juízo de Deus que virá sobre os que não se arrependem de seus pecados.

(10) Fogo como figura da condenação eterna também é muito usado na Bíblia. Vejamos mais um texto: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).

(11) Um uso bastante único de fogo é encontrado em Romanos 12:20, onde o fogo é usado como figura de alguém que ficaria envergonhado:

“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”.

Nesse texto o fogo é aplicado como uma figura de quando alguém fica vermelho de vergonha, nesse caso, o inimigo que foi ajudado mesmo sem merecer.

(12) O julgamento de Deus (avaliação) sobre os atos (obras) dos homens também é exemplificado usando o fogo: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará” (1 Coríntios 3:13).

O fogo é muito usado para purificação de metais. Quando são derretidos, o fogo consegue separar as impurezas existentes nos metais, assim, elas ficam evidentes. O sentido aqui é esse.

(13) Em Tiago 3:6 o fogo é usado como exemplificação do poder propagador que as palavras têm: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (Tiago 3:6).

A característica do fogo (literal) de se propagar é usado aqui como exemplo de que a língua faz propagar palavras destrutivas se as pessoas deixarem.

(14) Se o fogo é usado sobre o metal para derretê-lo e fazer aparecer as impurezas, ele também é usado como figura de que fará aparecer o verdadeiro metal (purificado e valoroso), ou seja, a fé valorosa dos servos de Deus:

“para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7).

(15) Por fim, o fogo na Bíblia também representa a morte espiritual final, ou seja, a total distância de Deus pela eternidade, quando os ímpios receberão plenamente o justo castigo de Deus e viverão em sofrimento eterno:

“Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Apocalipse 20:14). A realidade desse lago de fogo mostra aqui o fogo sendo usado para demonstrar uma punição eterna terrível.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp